Frase Aluno
“A escola é veículo de auxílio do aluno, mas a vida cotidiana é que forma o homem.”
Giovane Silva Santos
“O bom professor enxerga a dificuldade do aluno e não desiste dele, melhor, o faz sentir capaz.”
Giovane Silva Santos
“Ver ou ouvir um aluno utilizando um termo que fora ensinado por mim não é outra senão uma catarse que funciona como uma panaceia às minhas agruras diárias. Fico com a nítida sensação de que, às vezes, só há que se apontar o caminho.”
Um aluno indagou-me: Qual o caminho certo a se seguir na vida?
Após avaliar a sua conduta nesse caminho, opte sempre pelo caminho que lhe apetece, que o seu coração clama. Agindo assim, a parte que lhe cabe conduzir, o satisfará. Eis o sentido da vida!
Um professor não dá aula, mas oferecer-a incansavelmente, e, cabe ao aluno recebê-la participando, jamais só ouvindo. É como um vendedor que não doa um produto, antes, convence o outro a comprar, que longe está de uma mera publicidade.
Durante uma aula um aluno me pergunta: Professor, por que eu tenho que estudar?
Você deve estudar para poder responder essa pergunta.
Paródia – E agora José
Professor
E agora, professor?
A aula parou,
o portão fechou,
o aluno sumiu,
a merenda esfriou,
e agora, professor?
e agora, você?
Você que pensa em “nós”
Que ensina aos outros,
Você que faz atividades
Que ama o que faz.
E agora, professor?
Quanto educador,
quando digo que vou avaliar um aluno,
tenho que ter em mente,
que o resultado obtido
não será o retrato da capacidade ou incapacidade do aluno,
mas da eficiência ou não eficiência
da minha práxis aplicada.
