ESTOU DO AVESSO Continuo do avesso. Sem... Janaina Cavallin

ESTOU DO AVESSO

Continuo do avesso. Sem certeza do rumo, como quem escorregou de seu próprio eixo. Não sei se quero abrigo. Não quero correr, as vezes falta para onde. O silêncio hoje me incomoda. Mas não quero ouvir, preciso mais falar. Talvez comece a cantar, para espantar os males. Talvez vá dormir. Uma hora me encontro, depois deste descompasso. Quem sabe eu descubro que o avesso é o lado certo...


Atravessar a rua, o tempo, o mundo. Não quero fazer escolhas agora. Tudo muda em um segundo. Vou ficar parada, esparramada ali no sofá, esperando o tempo mudar minha vontade. Uma vontade louca de gritar, uma impressão enorme que ninguem escutaria.
Cobri os espelhos, fechei as janelas, me escondi em mim, ainda que eu não saiba, neste momento, exatamente quem eu sou, não quero me expor, estou cansada de ver meu rosto triste.


Onde esconderam o equilibrio? Por onde anda a força que eu acreditei que tinha?
Me sinto frágil e só.
O avesso pode ser áspero e doloroso.
Não quero pensar, isso ocorre involuntariamente. A invasão das preocupações, a sensação de ser pouco. Só quero ser eu mesma, isso pode ser pouco. Não há recompensas no sofrimento. O término dele não é um prêmio, é um alívio.


Vem a vontade chorar, o desejo de colo. Me encolho no canto da casa, como se pudesse trancar as portas do meu mundo. Não sei se quero ficar só.
Seria bom uma prece. Seria maravilhoso se um anjo aparecesse. Preciso comer alguma coisa, mas não há nada que eu alcance que possa alimentar minha alma.


Talvez escute uma música. Tem um livro ali na estante quase abandonado, eu posso salva-lo da solidão, mas não posso me salvar da minha.
Posso escrever um poema, declamar com emoção alguma poesia. Estou cheia de emoções agora, desconheço algumas, outras me atemorizam.


Estou do avesso, no escuro. O melhor a fazer é deixar a noite fluir, quem sabe o meu mundo também fica claro ao raiar do dia, ou a tristeza que me tem como refém se cansa e vai embora, me devolve o amor próprio e a alegria.
E ai, ainda que eu esteja do avesso, pego de volta minha coragem, visto meu melhor sorriso e volto a encarar a vida.