Fé natural é aquela que depende de... Paulo Samuel

Fé natural é aquela que depende de evidências, tais como; planto arroz e colho arroz, planto feijão, colho feijão.
A fé natural além de depender de evidencias depende também da lógica, pois não aceita nada ao contrário do que tem que ter efeitos satisfatórios. Exemplos: Dois mais dois são quatro e nunca cinco isto é evidente, se eu contar hum, dois, três e quatro, ou então se eu disser dois mais dois, não tem jeito, vai ser quatro, isto é lógica. Outro exemplo de lógica: Se tenho um ganho de Hum mil reais, não posso gastar Hum mil e cem, pois estaria sempre em débitos e isto resultaria em uma grande divida. Isto é evidente, isto é lógica. E sem evidencias ela, a fé natural não consegue acreditar no que não vê, pois isto é repudio para tal. Sendo que não aceita este fato porque depende de resultados, e quando estes não acontecem aí começa a viver em sofrimentos.
Sofrimentos, trás escravidão, e uma vez escravo o coração adoece, e doente não tem esperança. Sem esperança, não luta e se não lutar não tem vitórias, e se lutar e não obtiver vitórias aí sim ficará muito pior, o coração não aceitará tal situação, se sentirá desprezível e abandonado. Assim são os efeitos da fé natural dependente de evidencia e de lógica, ou, seja, é ver para crer.
Temos uma grande diferença quando falamos em fé sobrenatural. Fé sobrenatural não depende de evidencias e nem de lógica, pois está baseada em fatos, ou seja, na palavra de Deus e nunca antes dela.
João Cap.1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. A fé natural não aceita tal submissão porque, precisa ver, ao passo que a fé sobrenatural não depende destas evidencias, pois espera no que não vê.
Hebreus, Cap. 11, 1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
A fé natural muitas vezes é refém das emoções, pois sempre age com o coração e se decepciona porque vive de ilusões e fantasias, muitas vezes não pensa, não faz analise, e aí sofre porque ela mesma depende disto e não fazendo murmura contra si mesma.
Quando a pessoa vive a fé sobrenatural esta não se perturba e ainda vive com grande esperança porque não é dependente de si mesma, mas exclusivamente do Espírito Santo e vivendo na dependência do Espírito será impossível o desespero tomar conta de tal pessoa.
Quando dependemos do Espírito Santo, não ficamos pelos cantos chorando, se lamentando e nem perdemos a paciência, pois o mesmo Espírito nos capacita para termos condições de enfrentar tudo e todos sem medo e sem duvidas.
O meigo Espírito nos traz comunhão estreita com o Senhor Jesus, sendo que vivendo em tal comunhão teremos toda e perfeita visão para continuarmos a lutar sem desanimar.

Portanto se mantivermos nossa comunhão com o Senhor Jesus certamente vamos encontrar nos momentos mais difíceis de nossas vidas forças para seguir em frente e nunca seremos entregues a própria sorte. Teremos o cuidado do Senhor, pois de fato é somente o que nos basta. Para viver a fé sobrenatural temos que somente depender do Espírito Santo, porque Ele é o único que tem capacidade de gerar em nós este tipo de fé, sendo que quem vive este tipo de fé não depende de evidências e muito menos da lógica. A fé sobrenatural nos remete muito além do que possamos enxergar, ou seja, não enxergamos, mas, cremos que será possível mesmo não vendo. Isto é fé sobrenatural.