⁠Sou favorável à Democracia e... Alessandro Teodoro

⁠Sou favorável à Democracia e contrário ao Conservadorismo, ao Patriotismo e ao Cristianismo igualmente Fabricados. Não porque toda forma de Conservadorismo sej... Frase de Alessandro Teodoro.

⁠Sou favorável à Democracia e contrário ao Conservadorismo, ao Patriotismo e ao Cristianismo igualmente Fabricados.


Não porque toda forma de Conservadorismo seja necessariamente ilegítima, nem porque amar o próprio país ou professar a fé cristã sejam, por si mesmos, problemas.


O que me inquieta, e muito, é outra coisa: quando essas palavras deixam de nomear convicções e passam a funcionar como Produtos Ideológicos cuidadosamente embalados para despertar medo, orgulho, culpa e até obediência cega.


Há um Conservadorismo que nasce da prudência, da experiência e do desejo de preservar aquilo que possui valor.


Mas existe também um Conservadorismo Fabricado, que transforma qualquer mudança em ameaça, qualquer questionamento em afronta e qualquer tradição em argumento de autoridade.


Nesse terreno, conservar deixa de significar cuidar do que merece permanecer e passa a significar simplesmente impedir que o mundo seja diferente.


Há também uma diferença entre amar um país e transformar o Patriotismo em instrumento de mobilização.


O Patriotismo Fabricado não pede apenas que amemos a terra onde nascemos; exige demonstrações públicas de lealdade, cria inimigos internos e externos e, muitas vezes, transforma símbolos nacionais em uma espécie de salvo-conduto moral.


Como se uma bandeira pudesse substituir uma consciência e um hino pudesse dispensar o Pensamento Crítico.


E há o Cristianismo Fabricado: não necessariamente aquele que nasce da fé, da espiritualidade e da busca sincera pelo Evangelho, mas aquele que é moldado conforme conveniências políticas.


Um cristianismo que fala muito de moral e pouco de misericórdia; que condena com facilidade, mas perdoa com dificuldade; que se preocupa mais em controlar comportamentos do que em interrogar a própria consciência.


Talvez o problema não esteja nas palavras — Conservadorismo, Patriotismo e Cristianismo —, mas na facilidade com que podemos esvaziá-las e preenchê-las com aquilo que desejamos que elas legitimem.


A Democracia, por sua vez, exige algo muito menos confortável: a possibilidade de convivermos com aquilo que não somos.


Ela não exige que abandonemos nossas convicções.


Exige que reconheçamos que nossas convicções não nos concedem propriedade sobre a verdade, nem autorização para retirar do outro o direito de existir, discordar e participar da vida pública.


Por isso, talvez seja necessário desconfiar das identidades que chegam prontas demais.


Daquelas que oferecem respostas antes das perguntas, inimigos antes do diálogo e certezas antes da reflexão.


Porque toda fabricação ideológica precisa de consumidores.


A Democracia, ao contrário, precisa de cidadãos.


E talvez a maior defesa da Democracia não seja escolher uma tribo para combater outra, mas preservar em nós mesmos a capacidade de pensar antes de pertencer, questionar antes de obedecer e compreender antes de condenar.


No fim, uma Sociedade Livre não é aquela em que todos pensam — ou acham que pensam — da mesma maneira.


É aquela em que ninguém precisa deixar de pensar por conta própria para poder pertencer.