Introdução Olá, tudo bem? Espero que... Autoconhecimento Hub
Introdução
Olá, tudo bem? Espero que sim. Vamos lá. Dizem as más línguas, que me chamou Salomau, uma mistura do rei Salomão com lobo mau. Não acreditem neles. É tudo intriga da oposição. Na verdade, sou muito pior do que você imagina. Só pra constar.
Por esse e outros motivos, decidi que esse será meu terceiro e último livro. Até porque, já estou no ocaso de minha efêmera e contraditória experiência humana. Sim! Muito em breve, vou virar fumaça e evaporar da vida de todos vocês.
Ainda sobre Salomau, caso você não saiba, esse nome exótico é oriundo de minha fixação em princípios universais, provérbios, máximas, adágios, frases, axiomas, reflexões, ditados populares, tradição oral, trocadilhos, filosofia de boteco e aeroporto. Além, é claro, de uma pitadinha de admiração pelo rei Salomão, de Israel.
Agora, deixa eu te confessar uma coisa: estou me sentindo tão deslocado dessa geração, que tenho a sensação de que, não pertenço mais a esse mundo.
Só pra ti ter uma noção, eu ainda faço questão de ler livros impressos e ir pessoalmente até a lotérica, pagar minhas contas com dinheiro vivo, em espécie.
Assim como Crisóstomo, autor do livro intitulado Boca Braba, também sou saudosista e gosto de ouvir as pessoas contar histórias antigas, falar pessoalmente, olhando meu interlocutor nos olhos, apertar a mão da pessoa, abraçar e dar boas risadas ao vivo e a cores.
Porém, no mundo de hoje, só falta o bebê sair da forma conectado a um carregador de celular. Sobre isso, enquanto trabalhava como motorista de aplicativos, muitas vezes, vi com meus próprios olhos, crianças com menos de três anos, agarradas ao celular, voando as tranças em um mundo criado sob medida para manipular a humanidade em gênero, número e grau.
Já que toquei nesse assunto, deixa eu te perguntar uma coisa: quantas mãos você apertou hoje, quantas pessoas você já abraçou no decorrer deste dia? Quais familiares ouviram sua voz, desejando uma boa noite ou dizendo o quanto você se importa com eles?
Será que você realmente entendeu que, muito em breve, alguém que te ama, sairá da vida e entrará na história? Sim, pois, tudo o que ficará dessa pessoa serão lembranças em formato de áudios, vídeos, textos e fotos.
Ainda não te caiu a ficha de que, aí mesmo, dentro de tua casa, existe alguém que gostaria muito de conversar contigo, assistir filmes, comer pipoca, dar risadas e falar sobre qualquer coisa legal, pelo simples prazer de interagir com você?
Será que é tão difícil entender que você está dando muita atenção a personagens na internet, que nunca te deram um dólar furado?
Ninguém te disse que você está ignorando totalmente pessoas que te amam e realmente gostariam que você tivesse um pouco mais de gratidão, empatia e reciprocidade por elas?
Então, caso o chapéu tenha servido, em vez de continuar arrastando pra cima, consumindo conteúdos que não vão te levar a lugar nenhum, acorde pra vida, largue essa desgraça de celular e dê um pouco de seu tempo às pessoas que ainda estão ao teu lado, antes que seja tarde demais. Lembre-se: quem avisa, amigo é!
Sem mais, vamos ao que interessa. Respeitável público, senhoras e senhores, com vocês: as melhores frases de Salomau, o rei do efeito espelho.
