William Contraponto é citado em estudo... Franciele S Vieira

William Contraponto é citado em estudo acadêmico sobre diversidade e inclusão


O poeta-filósofo William Contraponto foi citado em um estudo acadêmico desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Direitos Humanos (GPEDDH), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS).


O trabalho, voltado à valorização da diversidade e da inclusão no ambiente educacional, utilizou versos de Contraponto em diálogo com uma reflexão de Paulo Freire, um dos maiores pensadores da educação latino-americana.


O texto destaca os versos:


“Diversidade é a riqueza da vida.
É a beleza de cada ser.
É a harmonia de todas as vozes.
É a melodia que nos faz crescer.”


De acordo com a análise do grupo de pesquisa, os versos representam a harmonia das diferenças e a riqueza da singularidade humana, elementos fundamentais para uma educação que valorize o diálogo, o respeito e o crescimento coletivo.


A citação insere William Contraponto no campo do pensamento educacional e humanista contemporâneo, reconhecendo o valor filosófico de sua poesia e sua contribuição para os debates sobre diversidade, convivência e consciência crítica.


Com isso, a obra de Contraponto, já marcada por reflexões existenciais e sociais, ganha também relevância acadêmica, sendo utilizada como referência em uma pesquisa científica vinculada a uma instituição federal de ensino.