O Estado é uma entidade abstrata, com... Monalisa Ogliari
O Estado é uma entidade abstrata, com poder coercitivo. Basta um erro e a polícia mostra quem manda. O Estado é abstrato, mas as consequências são concretas. Por isso o Estado merece reverência e três palminhas contidas. O pai de todos nós, que cobra imposto, e não oferece pensão alimentícia.
Uma ética fabricada são gastos públicos em obras de arte, enquanto a população pobre se humilha para ser atendida no SUS. Nada como um Monet para se anestesiar da realidade.
Liberdade é acordar cedo, pegar ônibus lotado e ir trabalhar para ganhar um salário mínimo no final do mês. A patroa explora até o fim a diarista, que lava até o teto da casa. A patroa não aprendeu nada da história de séculos de escravidão. A diarista pega ônibus lotado para voltar para casa e dormir, porque no dia seguinte tem mais. A vaca faz mu mu. A bomba atômica destrói cidades em uma única explosão, deixando milhares de mortos. O porco faz oinc oinc. Um corpo paralisado após tortura institucional não é vítima nem herói, é um corpo silenciado, em choque demais para poder falar. A instituição? Vai bem, graças a Deus.A verdade é sempre a melhor escolha ética, mas pode destruir sua reputação. Prefira conversas de elevador.No final, cada um terá sua cova. E não há coroa de flores que mude esse fato irrefutável.No final, o silêncio é a melhor escolha, porque desmascarar uma estrutura corrupta dá mais trabalho. Use o silêncio, mas não esqueça de fazer um rosto de pesar. Se possível, tire os óculos de sol.
