Não se trata de esquecer o que passou,... Tatiane Camargo
Não se trata de esquecer o que passou, mas sim de transformar. As feridas viram aprendizado, e as diferenças deixam de ser muros para se tornarem pontos de equilíbrio. Cada uma traz o seu jeito, mas é no sentimento e no que queremos que nos encontramos. Isso é a verdadeira renovação.
Não é voltar ao que era, porque aquilo nos trouxe sofrimento e aprendemos isso na prática. É, sim, a oportunidade de criar algo novo, bonito e verdadeiro. É hora de fechar um ciclo de dor, porque chegou um novo tempo: um tempo de paz, amor, confiança e esperança.
A renovação é isso: vem depois de uma longa fase de aprendizados dolorosos, que ficaram marcados, mas guardados como ensinamentos. Eles servem para nos lembrar do que não queremos mais ser e viver, porque a vida se move para frente, sempre melhor do que ontem.
Isso é reconstituição, é reconstrução através do aprendizado. Quando a gente entende, a gente se levanta mais forte, mais confiante, com mais amor e mais esperança de que tudo pode ser melhor. Porque o agir de Deus em nossas vidas é assim: a transformação pode demorar, pode doer, mas quando acontece vemos que é muito maior do que imaginávamos. Aquilo que um dia pensamos ser impossível passa a estar diante de nós.
Às vezes, os ciclos que precisamos fechar não significam mudar de lugar, mas mudar nossos passos, nossa forma de caminhar. Talvez estávamos no caminho errado, e por isso é preciso encerrar esse ciclo e iniciar um novo: uma nova caminhada, com novos passos e novas esperanças."