⁠RACISMO… É triste e revoltante... Dhelson Passos

⁠RACISMO…

É triste e revoltante que, em pleno século XXI, ainda exista racismo. Isso mostra o quanto a humanidade insiste em não evoluir e permanece presa à ignorância, retrocedendo em vez de avançar.

Muitos dizem: “são apenas crianças, não sabem o que dizem”. Mas toda criança tem pai, mãe, alguém que poderia e deveria ter ensinado desde cedo que todos nós somos iguais, independente de raça, cor, religião ou orientação sexual.

Quem não aprende a respeitar as diferenças, cedo ou tarde se torna preconceituoso. E o preconceito é a semente do racismo. O racista acredita que existem raças superiores, mas isso é uma grande tolice: na espécie humana, não há raças. As diferenças na cor da pele, no tipo de cabelo, nos traços do rosto são apenas detalhes externos. Biologicamente, somos praticamente idênticos.

Julgar alguém pela aparência antes mesmo de conhecê-lo é perigoso. O preconceito não melhora a vida de ninguém; pelo contrário, gera violência, tristeza e divisão.

Muitos que praticam atos racistas querem se sentir superiores, diminuindo os outros até em “brincadeiras”. Fazem isso porque são inseguros e incapazes de aceitar as diferenças naturais entre as pessoas.

A discriminação nasce dessa arrogância: tratar o outro como inferior, acreditando ser melhor ou mais digno. Mas discriminar é desumano e injustificável.

Vivemos em um mundo já cheio de problemas, mas temos recursos para transformá-lo em um lugar melhor. Para isso, precisamos construir uma sociedade de justiça, liberdade e igualdade para todos.

Quando o ser humano vive em paz, floresce o que ele tem de melhor: ciência, arte, cultura, lazer, felicidade.

Se combatermos o preconceito, o racismo e a discriminação, estaremos dando um grande passo para melhorar o mundo, a nós mesmos e aos outros — que são nossos semelhantes.

A escravidão acabou. O apartheid terminou. Lembremos de Nelson Mandela, que ficou 28 anos preso e depois se tornou presidente da África do Sul para pôr fim a esse horror que torturou, aprisionou e matou milhares de inocentes.

Não há justificativa para o racismo!

Não podemos generalizar, pois em todas as cores e classes existem bons e maus. Mas precisamos dizer basta ao preconceito.

Somos todos iguais. A única raça que existe é a raça humana.