Camadas ⁠Nós somos nós, certo? Mas... Ruth Escreve

Camadas ⁠Nós somos nós, certo? Mas quantas versões nossas existem? Acho que só uma, divididas em várias camadas da nossa complexa personalidade e existência. No... Frase de Ruth Escreve.

Camadas
⁠Nós somos nós, certo? Mas quantas versões nossas existem? Acho que só uma, divididas em várias camadas da nossa complexa personalidade e existência.

Nossa primeira camada é destinada a pessoas do dia a dia. Àqueles desconhecidos e semiconhecidos que você lança um sorriso ou um aceno na rua. Elas não conhecem sobre você mais do que seu rosto diz. Seu rosto pode dizer "feliz" e isso vai ser tudo o que elas sabem. Somos rodeadas desses relacionamentos superficiais que não fazem nos abrir nem sequer um pouco. Precisamos deles também, nem todos os relacionamentos tem que passar da superfície. Mas alguns passam.

Algumas pessoas conseguem passar da sua camada superficial e te conhecer um pouco mais fundo. Essas pessoas veem mais do que seu rosto diz, elas te decifram melhor do que isso. Elas sabem que por trás de um sorriso pode existir algo mais. Pra elas, cada gesto e palavra pode ser significativo.

O mesmo sorriso lançado a um conhecido no cotidiano que é traduzido simplesmente como um gesto de simpatia, pode ser traduzido por alguém que te conhece como um "tô precisando de você, vamos conversar?". Foi exatamente o mesmo sorriso, seu rosto contornou as mesmas curvas. Nada mudou, provavelmente, só quantas camadas essa pessoa consegue acessar em você.

Há pessoas que conseguem ir se aprofundando em você ao longo do tempo e as vezes isso exige paciência, calma... Mas, incrivelmente, nem sempre tempo é o fator mais importante. Algumas pessoas simplesmente tem o dom de chegar profundamente em você.

Devo admitir que isso não é assim tão comum. Afinal, por que abrir mão das suas camadas, que, de certa forma, são sua proteção, tão rapidamente? Mas algumas pessoas chegam na sua vida e você simplesmente baixa toda a guarda, abre livremente algumas camadas e deixa a pessoa conhecer sentimentos e pensamentos que estavam guardados em suas camadas mais secretas. E tudo bem, isso não te dá medo ou relutância, porque, em algum ponto, você aprendeu a amar essa pessoa mais do que parece verdade.

23.06.18