08 de Março é o Dia da Mulher O Dia da... Lauro Souza

08 de Março é o Dia da Mulher


O Dia da Mulher é muito importante para a nossa sociedade. É o momento de fazermos muitas reflexões sobre a mulher e suas conquistas históricas, passando pela presença marcante na política, esporte, religiões, ciências, artes, do sorriso suave num paletó executivo ao trato acolhedor nas barraquinhas de verdura na feira livre, do afago no olhar à palavra forte do firmamento de seu valor simplesmente humano, nem mais e nem menos que os homens.

Partindo do ponto de vista da igualdade de valor diante do belo direito de existir, é que trago minha reflexão sobre essa data tão relevante e ovacionada por nossa sociedade. Reflito acerca do que tem me provocado muitos questionamentos tristes, pois fico desconfortável ao ver o que a mídia de uma forma geral, seja ela escrita, televisiva, musical, etc, tem feito para depreciar o valor da mulher, não digo num sentido do imaginário coletivo cultural do que é peculiar ao mundo feminino, falo num sentido mais amplo da pessoa humana. Entretanto, quando chega o mês de março, mais precisamente no dia 08, o pensamento machista e depreciador dá lugar a um sentimento florido passageiro e rende para a mulher todos os elogios possíveis em homenagens transbordantes de beleza. Sendo que durante todo ano, incessantemente, frases machistas estão fazendo a "festa" através de músicas que têm um poder de anestesiar a profundidade existencial do valor do homem e da mulher em suas relações afetivas!

Diante deste quadro triste de machismo e desvalorização da pessoa humana mulher, que se manifesta através da ideologia dominante da indústria midiática durante 11 meses, se é que posso dizer que o mês de março é o suficiente para reconhecer quem verdadeiramente vocês são para a vida, mas enfim, resolvi fazer um poema-recado para os homens. Assim, desejo que vocês, mulheres, sejam felizes e se valorizem cada vez mais, porque vocês já são especiais pelo fantástico fato de nascerem mediante mais um célebre espetáculo de Deus, a fecundação!

Então, homens, vamos fecundar o mundo com longanimidade, perseverança e amor incondicional como se fôssemos crianças. Toda beleza de ser se congrega nisso, vamos viver sem medo do amanhã e parabenizar as mulheres num sempre Dia da Mulher, cantando a música Pessoa de Gonzaguinha, que diz: "Seja sempre o sorriso de uma pequena criança em mim, seja sempre seu brilho de vida em meus olhos até o fim...".

Carta para o homem

Olá, amigo mídia viril, homem macho.
"Compositor" dessa decomposição,
reveja logo, mulher não é capacho!
Seja leve pena em afetiva doação!

Ser sem lágrimas e intransponível?
Tem que ter 1% safado e pegador?
O azul do Céu tem choro lamentável!
Ó mundo, pureza ainda é despertador!

Moço, acorda as flores sem dissabor,
amamenta os dias da mulher que ama,
não tema a incerteza do tempo sabor
e seja menino-homem na hora da cama.

Seja a gravidez constante no fulgor,
o sorriso fiel que aplaude o caminho.
No segundo da dúvida, seja o amor!
Aí, a mulher vira ninho e tu passarinho...

Março de 2016