Ministério pãodiário: A intriga da arca [Deus] nos selou e nos...

A intriga da arca

[Deus] nos selou e nos deu o Espírito em nossos corações. - 2 Coríntios 1:22

Sempre houve um elemento de mistério e intriga em torno da arca da aliança. Esta caixa cuidadosamente trabalhada foi construída pelos israelitas para serem colocados no tabernáculo durante seus anos errantes no deserto. Dentro dela estavam as tábuas de pedra dos Dez Mandamentos, o bastão de Arão que brotara e um frasco de ouro de maná (Hb 9: 4). No alto da arca, no que se chamava o propiciatório, havia dois querubins de ouro. A arca estava situada dentro do Santo dos Santos, onde uma vez por ano o sumo sacerdote ficava na presença de Deus.

Não sabemos o que aconteceu com a arca e seu conteúdo, mas é intrigante ouvir vários relatos afirmando que ela ainda pode existir.

Por mais interessantes que esses relatórios não comprovados sejam, a verdadeira intriga da arca é seu simbolismo da presença de Deus. O povo de Israel podia experimentar a presença de Deus através do sumo sacerdote. Isso deve ter sido um encontro de tirar o fôlego! Ainda temos melhor. Quando aceitamos a Jesus Cristo como Salvador, temos a própria presença de Deus em nosso coração - através do Espírito Santo (2 Coríntios 1: 21-22).

Sim, a arca é cercada por intrigas, mas não se compara com a presença de Deus em nossas vidas.

Todo-poderoso, incomparável, glorioso Deus,
Habitando a eternidade,
eu me curvo a ti e te dou louvor,
no temor de que você pode viver em mim. —Sesper

Conhecer a presença de Deus é conhecer o poder de Deus. Dave Branon

Inserida por 2019paodiario