"Com os olhos da alma e do... Teresa Cristina Della Monica...

"Com os olhos da alma e do coração

Assistimos ao desenho Dumbo de Walt Disney. Um desenho de 1941 que é extremamente atual. Abordou vários aspetos: o bulying, o tratamento desigual aos tidos como diferentes, a aparência que supera à essência, a crueldade no tratamento dos animais, a ganância dos poderosos, a demonstração de que aparências enganam, que todos têm direitos, que todos podem se destacar e que o bem sempre vence o mal.
A história de Dumbo é verídica. A história é de Jumbo que teve uma vida de sofrimento, que não teve a sorte da mãe do Dumbo e do adorável elefantinho de Disney.
Só de ler a história do Jumbo, dá um grande aperto no coração e não posso imaginar que pessoas sejam tão maldosas e cruéis a ponto de praticarem tamanha crueldade com um animal maravilhoso como o Jumbo. E em saber que muitos ainda praticam crueldade com os animais, seres divinos!!!
Walt Disney se baseou na história de Jumbo e quis adaptá-la para crianças e teve o olhar diferenciado que deu vida ao elefantinho de lindos olhos azuis e trouxe inúmeras mensagens, não somente para as crianças, mas para nós adultos, eternas crianças.
Já Tim Burton se superou na versão de Dumbo.
A abordagem feita por ele é firme e não se contenta com detalhes. Foi a fundo em muitas questões, demonstrando pelo olhar dos animais, que eles têm sentimentos, que são inteligentes, que são adoráveis e que merecem viver em seu habitat.
Demonstrou que o tido como diferente é visto com um olhar de piedade ou com ironia, que a diferença leva ao bulying, que a crueldade e a ganância estão presentes, enraizadas e que devem ser extirpadas, fazendo com que essas pessoas, de um modo muito duro e doloroso, vejam o mal que fizeram, vejam o mundo com outros olhos, que os animais, salvo os que perdem as mães em tenra idade ou que sofrem acidentes ou doenças, devem permanecer em seu habitat, que não devem ser utilizados no circo ou em outros locais para entretenimento, que o bem sempre vence o mal.
O filme demonstrou que todos devem ser tratados de forma igualitária, sem qualquer tipo de distinção, merecendo o devido reconhecimento, que os animais estão integrados conosco e que fazem parte de todo o sistema, existindo uma harmonia entre tudo e que são seres inocentes, divinos, que vieram ao mundo para nos transmitir uma grande lição, uma mensagem, a linguagem do amor.".