Útil e Necessário Afinal como podemos... Nilton Mendonça

Útil e Necessário


Afinal como podemos definir a maneira de como vemos a vida? Com qual olhar observamos? Como definir oque é útil, e oque é necessário? Será por exemplo útil um farol iluminar a orla onde ninguém passa, apenas para que saibam que por lá há um farol? Ou é necessário um farol para mostrar caminhos a navegantes? Só sei que útil e necessário tem eficácia quando a conta fecha e somatória da prova bate, dar certo.
Observo pais enlouquecidos onde ensinam a seus filhos adolescentes a dirigir seus possantes motorizados, onde com certeza adquirem hábitos infundáveis tornado-os tumultuadores verdadeiros catedráticos em negligencia dos bons costumes causadores de sofrimento, pessoas medíocres que se quer valorizam o que foi doloroso para conquistar banalizando anos até de luta e suor. Onde o certo seriam ensinar hábitos de trabalho, moral e bons modos; mas ao contrário invertem papeis e esquecem de que certos modos só lhes são permitidos com passar do tempo em que terão idade e responsabilidade onde estarão amadurecidos.
Até que ponto é útil ou necessário, fornecer o melhor pro seus filhos sem medir consequências, alegando que farão o seu melhor para eles uma vez que não tiveram oportunidade ou alegar que tiveram menos ``Sorte´´ transformando seus rebentos em verdadeiros seres desumanos e egoístas. Será que é útil ou necessário fazermos parte de uma raça onde oque se mostra são fatos e notícias de desgraças e morte por inserirmos valores de ostentação e cobiça, deixando de lado ideais de vida feito; ajuda mutua, e reciprocidade deixando de lado interesse escusos.
E por ultimo acreditar numa mudança interior de elevação como solidariedade, perseverança, onde o principal valor para agregarmos para vida toda seria a dignidade e sermos multiplicadores de alegria, onde o útil é amar. O necessário é amar! Sem essa do meu ou minha. Sem a vantagem pessoal. Fazendo-nos melhor com o outro, sem a vergonha de olharmos para traz, sem ter que ter sido manchete em jornais, e tendo o orgulho de dizer oque foi útil foi está agradecido, e necessário o obrigado. Que a paz esteja sempre em sua mente, ou quem sabe em seu coração.