"A existência é um grande... Rosangela Calza

"A existência é um grande contrato de risco"... li isso em algum lugar.


"Um contrato é um vínculo jurídico entre dois ou mais sujeitos de direito correspondido pela vontade, da responsabilidade do ato firmado, resguardado pela segurança jurídica em seu equilíbrio social, ou seja, é um negócio jurídico bilateral ou plurilateral. É o acordo de vontades, capaz de criar, modificar ou extinguir direitos", diz a Wikipédia.


E contrato de risco é aquele em que o contratante se preserva de toda e qualquer responsabilidade pelo eventual insucesso da negociação, assumindo o contratado todos os riscos (definição também copiada de algum lugar).


A existência é um contrato.... Beleza, mas entre o existente e quem? Você já se perguntou isso? O 'existente' é você... e quem está sentado do lado de lá da mesa? E de quem é a outra assinatura no papel? E quem é o dono da outra vontade? E quem é ou outro (ir)responsável?


De um lado está você.... sim você é certo que está no seu lugar (ou no lugar em que foi colocado... e que você segue pensando que é seu, somente seu). E do outro? Um contrato presume pelo menos duas partes... quem é a outra parte na sua existência, hem?


Um grande contrato de risco... a existência. Qual a vantagem da existência? Se você encontrar 'petróleo', o outro explora e ganha os ganhos decorrentes da exploração? Ou a divisão será pari passu? Se você não encontrar 'petróleo', você paga ao outro pela exploração 'mal-sucedida'?


É, meu filho, isso é um contrato de risco... e se sua existência é um grande contrato de risco, você já perdeu... ou, no mínimo, empatou.


Não importa o que faça, não importa aonde você chegar, não importa nada, na verdade, você nunca estará na plataforma mais alta, no podium.


Se você pensava que no fim seria um vencedor.... sinto muito :(


Contrato, derivado do latim contractus: com- (junto) + trahĕre (trazer, puxar). Mas, no fundo, no fundo, acho mesmo é que você está sozinho nessa coisa chamada 'existência'.