QUAL É O PREÇO DA LIBERDADE Liberdade... Majory Taylor

QUAL É O PREÇO DA LIBERDADE

Liberdade tem origem na palavra em latim, LIBER (livre), tem a mesma origem do Grego ELEÚTHEROS, que também significa “livre”. Mas o que é realmente ser livre? O que realmente significa liberdade?

Às vezes deparamos com situações em que perguntamos a nós mesmo qual é o preço da liberdade. A questão é se somos realmente livres, ou se estamos ligados de alguma forma a um sistema interdependente onde cada um é livre até um dado ponto especifico.

Liberdade é poder escolher a melhor forma de viver sem ultrapassar os limites estabelecidos pela lei. Mas se estes limites existem, será que de fatos estamos livres?
Não existe liberdade na sociedade, nós apenas temos a possibilidade de escolher entre algumas das coisas pelas quais não somos punidos juridicamente.

A liberdade não esta em ser ou fazer, mas é em sentir os nossos próprios sonhos, desejos e formas de viver que supostamente avaliamos como o certo. Os nossos pensamentos que nos deixam livre, a liberdade de expressão, a vontade de falar aquilo que é nosso, é interno, é sadio.

Devemos buscar a liberdade com o conhecimento, nada mais digno de conhecer as leis que regem o mundo e lutar por aquilo que conhecemos profundamente, em ser livre para manifestar suas ideias, seus pensamentos, sua forma de ver o mundo, sua forma de avaliar cada gesto e ato e saber exatamente aquilo que esta fazendo.

O preço da liberdade é a vida, seus bens materiais, sua família, é por de lado seus ideais, suas vontades pessoais, seus sentimentos, sua visão de mundo limitada.

Não existe liberdade de fato, a liberdade está apenas na força desta palavra. O mundo não nos deixa ser livres, estamos a mercê de opiniões tarjadas pela sociedade falha, por um sistema corrupto, e por relações que visam apenas interesses particulares. Nós não pensamos no próximo, apenas avaliamos o melhor para nós mesmos e deixamos que o tempo se encarregue de fazer o resto.

É como disse Barão Montesquieu: “Liberdade é o direito de fazer tudo àquilo que a lei permite”.