Altruismo: Ser altruista é abandonar as nossas...

Ser altruista é abandonar as nossas necessidades básicas,ou seja, o que é essencial para mantermos nosso equilíbrio. Colocar o outro em primeiro lugar. É um ato de bondade, mas ainda assim não podemos nos esvaziar, seja de nossa energia vital, emocional ou espiritual.

Segundo o budismo, agir de forma altruísta é percorrer o caminho que nos leva à iluminação. No entanto, temos que nos manter conscientes de que a intenção de nos dedicarmos ao outro não nos exclui da responsabilidade de cuidarmos de nós mesmos!


Para cultivar uma atitude altruísta, precisamos aprender a reconhecer nossas próprias necessidades, saber balancear a dose certa entre dar de si e dar para si. É preciso bom senso para equilibrar as questões do dar e do receber. Confundimos o desejo de dar com a nossa capacidade real de poder oferecer.
Reconhecer a riqueza de nosso potencial, dar valor a nós mesmos, não quer dizer nos vangloriarmos, isto é, pensar que temos mais valor que os outros, mas, sim, reconhecer que temos algo para dar.

44 compartilhamentos
Inserida por Ebonyworld