Fiz de Mim o que Nao Soube
"É preciso encarar o outro como ele realmente é e não por um capricho de uma carência. Uma relação só é capaz de manter-se sadia quando o motivo de estar com alguém seja unicamente porque te faça MAIS feliz. Os sentimentos são nobres, eles chegam para somar, para unir forças. É um desejo justo para ambos. É perder o fôlego, mas não sufocar. É sentir-se seguro onde está e fazer por merecer, oferecendo lhe a mesma segurança. O amor nada mais é do que o reflexo do que você sente por si mesmo, e se não estiver bem resolvido com ele, o que acontecerá será apenas uma nociva e pesada projeção da própria solidão. O amor vindo de fora pode até ajudar a curar feridas internas, mas jamais poderá ser usado para substituir a ausência do amor-próprio."
"Ser feliz é uma escolha e não uma ilusão de quem sonha. A felicidade é um sentimento legítimo, só que muitos optam por não a sentir. A maioria dos nossos problemas são criados ou exagerados por nós mesmos. Será que precisamos sofrer para nos sentirmos mais humanos ou até mesmo mais vivos? Precisamos mesmo torturar nossas emoções para serem expostas e as sentirmos com intensidade? Podemos e devemos ser intensos positivamente. Por que não? Quanto tempo perdemos agredindo nossa mente e impedindo-a de dar uma trégua para nossa guerra interna, como se a conquista da paz fosse um prêmio fraudado. Há muita coisa ruim por aí sim, e que às vezes estão muito próximas, mas NADA é pior do que o tratamento que damos a nós mesmos. A melancolia não é sua amiga, a dor não é sua mentora. O que te aconselha e te ensina é vida. Ela é dura, mas na medida exata para te mostrar que há uma força extrema dentro de você capaz de superar qualquer barreira, até mesmo de afastar seus próprios pensamentos sabotadores. Aprenda a valorizar o que de bom acontece na sua vida, agradeça mais, reclame menos... Descomplique-se! Assim você conseguirá ser o que quiser, inclusive... feliz!"
"Que todo mal que venha de fora não destabilize o bem que habita em você. Que você entenda que os enfrentamentos são inevitáveis, mas se entregar a eles não é. Ninguém está livre de problemas: a vida a todo momento nos prova que não há imunes, nem privilegiados. A vida não é um paraíso, mas fazer dela um inferno é uma fraqueza de quem permite que as coisas ruins fiquem acima das boas e concede àquelas o poder de invadirem e tomarem conta da sua mente. Não seja um prisioneiro das suas próprias correntes, pois seu propósito nessa vida não é sofrer, então levante a cabeça e respire fundo, pois para tudo há solução. Torne-se uma pessoa mais receptiva para as sutilezas que tornam a vida mais leve, mesmo em meio aos turbilhões, e encontre tudo de que precise para proteger a sua fortaleza, com toda fé e esperança!"
"Faça alguns favores a si mesmo: respeite-se sempre, e não se iluda esperando uma compreensão alheia maior do que a sua. Aprenda a bastar-se com a sua autoestima e o que vier a seguir fluirá com naturalidade. Nunca lute contra seus ideais, seus sonhos, seus dons por nada. O que é verdadeiro apoia, 'chega junto', e jamais tentará podar sua essência para se sentir melhor ao seu lado. Isso é coisa de gente egocêntrica que não sabe - e nem quer - lidar com nada além do seu próprio ego. Não morra por dentro para agradar por fora quem quer que seja. Não procure desculpas para perder-se de si mesmo. Tenha cautela com o que você anda 'cedendo por amor'. A primeira relação em que deva existir uma fidelidade é com quem você é! A segunda será apenas com quem não se sinta no direito de interferir na primeira!
A felicidade não se encontra numa vida de aparência e auto-renúncia. Quer ser feliz? Ame-se... Muito! E sem medo, transborde todo esse amor!"
"Apesar das provações, das maldades, de tantos ventos contrários, eu não desisto de ver a beleza nos momentos e lugares onde muitos não os veem, encontrar luz na escuridão e esperança no que muitos consideram impossível. Aprendi que para sorrir não preciso esperar por grandes acontecimentos e muito menos viver de ilusões... O que a realidade já me oferece eu humildemente aceito de bom grado. Não me denomino forte, mas talvez eu seja; minhas fraquezas nunca me obrigaram a compactuar com o mal. Travo contra ele uma batalha silenciosa e interna, quase que diariamente, para me tornar merecedora de ter ao meu lado apenas a paz. Minha luta não é solitária; tenho a fé como companheira e aliada fiel que alimenta minha alma, mantendo-a indestrutível. Entre os 'nãos' de muitos, o meu 'sim' com muita determinação é a única aceitação de que preciso para ser feliz... E apesar de tudo, é só o que importa."
"Entre tantas pessoas que passam ocasionalmente na sua vida, que não acrescentam em nada, que não dão a mínima para o que você sente, saiba destacar, admirar, ser fiel e leal a quem te dá valor, a quem te oferece a mão quando você precisa de apoio, a quem marca presença, só para mostrar que você não está sozinho, a quem tem paciência para te escutar (em silêncio) e te entender (sem julgamentos), a quem te oferece amizade sincera sem esperar nada em troca (a não ser a justa reciprocidade de sentimentos), a quem deseja o seu bem, torce por sua felicidade e fica triste quando percebe que você também está, mas que faz o possível e, às vezes, até o impossível, através da boa vontade e dedicação só para conseguir tirar um sorriso, e arrancar uma alegria que até você desacreditava que encontraria naquele momento. Pessoas assim estão entrando em processo de extinção, e se por sorte e vontade de Deus você tiver alguém assim na sua vida, não a perca, não desperdice essa presença tão especial com ingratidão. Os anjos da Terra também precisam de amor: ofereça, portanto, o seu melhor, e o seu merecimento por tê-los por perto será renovado e essa relação se manterá sempre saudável, como deve ser."
"Quem tem o rei na barriga e se coloca em um pedestal imaginário não tem moral nenhuma comigo. Não gosto de endeusamentos, nem comigo, nem com ninguém. Ignorar uma atenção, ser esnobe e se afastar das pessoas porque se acha o 'bonzão' são coisas feias e estúpidas. Só isso. Todos nós somos feitos da mesma matéria e voltaremos para o mesmo lugar, então para que complicar tanto? Eu admiro o dom, o caráter, o conjunto, o que me faz virar fã de alguém; só que do modo mais carinhoso e amoroso possível, sem idolatrias. E quem espera ser idolatrado por mim, que espere sentado, pois de mim não terá nada, nem a presença. Tô fora dessa gente. O valor de quem sabe ser humilde, não tem preço no mundo que o pague, mas ganha imediatamente meu respeito para vida toda."
"Não se sinta o único responsável e capacitado para resolver os problemas de todos que estão à sua volta. Isso é se torturar, é acarretar para sua saúde graves problemas, principalmente emocionais, já que através de uma inicial boa intenção, sanguessugas estarão sendo criados para tirar toda sua energia. Não crie uma dependência que irá impedir que cada um tenha seu próprio crescimento pessoal e consiga resolver suas pendências por si só. Tem pessoas que acham que fazendo isso serão úteis, ou que assim serão mais consideradas e amadas pelos tais 'ajudados'. Quem ama de verdade não quer um escravo ao lado, quer um amigo, uma pessoa da qual possa contar, mas de forma justa para você e saudável para ambos. Tenha empatia, seja solidário, mas entenda que cada um é responsável por conduzir sua própria vida. Temos nossos limites e precisamos respeitá-los... Independente se mais alguém respeita ou não!"
"Cada pessoa tem seu próprio tempo para agir, seguir em frente e ir à luta. Não adie seus planos e seus desejos por causa do tempo do outro. Não crie uma dependência que só irá te afastar do que você realmente precisa se focar: sua vida! Coloque mais fé na sua certeza, tenha mais segurança de si, e o tempo de ninguém irá te paralisar. Para estar junto, você não precisa 'ser' o outro, você só precisa ser você mesmo e o outro respeitar isso!"
As vezes é preciso aprender a viver só. Aprender que a solidão tem que ser sentida e estar junto não a faz menor. Aprender que a indiferença é e sempre sera o pior de todos os sentimentos e normalmente quem a sente de verdade é sempre quem a usa. Aprender a se retirar quando for necessário. Aprender a sentir a dor, crescer com ela e deixa-la ir embora, pra só assim caminhar em paz.
"Quando aprendemos que a felicidade já faz parte da nossa essência e que não precisamos do externo para possuí-la, ela se torna mais clara e visível, e também sentimos sua presença de forma constante! Pois perdemos tempo demais querendo tudo, bem como com os absurdos que criamos em nossas mentes para boicotar qualquer tentativa de sentimento verdadeiro de paz. De forma teimosa, não compreendemos que já temos tudo de que mais precisamos, desde sempre, que são a nossa saúde, o nosso lar (mesmo não sendo perfeito, até porque não existe nenhum que o seja), nossos amigos e familiares; as pessoas que nos estão próximas, por amor e escolha. Quantas pessoas queriam ter o que você considera 'simples' ou 'normal', mas que para elas seria algo extraordinário! Não damos valor ao que temos, e nos prejudicamos por isso. Aprenda a apreciar a beleza de viver com o que tem e seja mais leve; permita-se rir de si mesmo, dos problemas, do que você se preocupou tanto no passado e que percebeu que era uma grande besteira e tempo perdido!!! Seja grato e humilde e busque forças em tudo que a vida gentilmente lhe oferece, sem nunca esquecer que ser feliz só depende da sua disponibilidade e permissão, já que estas se encontram sempre onde você estiver! Não abra mão da sua vida por nada; ela é valiosa demais para ser entregue de bandeja, como um prêmio aos obstáculos e pensamentos de autodestruição. Não deixe que o desnecessário trave o seu sorriso e anule tanta coisas boas, que precisam apenas de mais carinho e respeito de sua parte, e assim se fará toda diferença!!!"
"Quando o nosso amor-próprio está saudavelmente em dia, não aceitamos nenhum tipo de sentimento que seja inferior ao que sentimos por nós mesmos, pois um patamar respeitável que acabe sendo atingido faz com que não nos permitemos implorar por migalhas; assim, não vamos querer do outro o que ele não vá sentir por nós. De fato, quando nos bastamos, entendemos que não precisamos da outra metade, pois já somos totalmente inteiros. Precisamos mesmo é de alguém para somar sonhos, desejos, dividir uma vida em comum juntos. Bem como, se ambos desejarem, de comum acordo, compartilhar seus "excessos", que tornam uma relação bem intensa ao ser vivida! Portanto, olhe para si, ame-se, cuide do seu interior e exterior, aprenda também a aceitar suas imperfeições - já que ninguém é perfeito, enfim - e assim estará pronto para amar alguém de verdade, de forma justa, sem obrigar o outro a preencher seus vazios. Se for para viver um amor, que seja simplesmente por amar - também - um outro alguém e não por alguma intenção (frustração?) camuflada, que você 'vende' para si e para o outro que seja puramente amor. Seja sempre sincero com seus sentimentos e de forma mais serena e madura, compreenda-os melhor, e tudo fluirá de forma espontânea e verdadeira. E é isso que realmente objetivamos na vida, um amor digno... ou será que não?"
"As pessoas não mudam de repente, por mais que você esteja sonhando com um milagre. Não deposite mais todas as suas esperanças em quem já provou que não move uma palha para estar ao lado, pois simplesmente não há nenhum valor. Nem toda sintonia de sentimentos e vontades são as mesmas. Não se iluda esperando o que já deveria ser realidade se fosse verdadeiro. Não permita ser usado até quando o outro quiser e achar conveniente, não se torne um plano B ou C na vida de quem sabe o que quer (e não quer), só não assume. O tal do 'especial' foi você quem colocou na cabeça, e só você poderá retirá-lo e isso acontecerá quando aceitar que o que merece é nada menos do que ser amado e não um desnecessário prolongamento de um sofrimento permitido apenas pela falta do seu amor-próprio."
Às vezes eu só quero sua presença, seu silêncio, seu abraço e sua compreensão, não um sermão dizendo que seus problemas são piores, ou o que eu devo fazer...
"Não permita que os azedumes do cotidiano tirem sua vontade de procurar (e achar) as graças que a vida te oferece a todo momento. Se jogue no que te traga alegria, no que transforme um dia simples em especial, de paz e reencontro consigo mesmo! Respire fundo, tenha coragem e sorria com os resultados da sua força para se sentir bem, já que o tempo certo para ser feliz é sempre nesse exato!"
"Não fique se torturando tanto por causa de julgamentos errôneos, nem se preocupe com o que os outros pensam a seu respeito, e muito menos se cobre por pensamentos de autocrítica ou autocensura, ouvindo aquela vozinha interna que diz que você não está fazendo nada certo, pois a sua única obrigação é viver, mantendo-se fiel e íntegro a quem você é! Só é preciso praticar, fazer e agir. O amor, a fé e a esperança estão presentes (ou não) nas ações diárias que realizamos. Se somos do bem, se seguimos a regra de ouro que reza que "não se deve fazer aos outros o que não gostaríamos que fizessem conosco mesmos", então que nossas ações simplesmente digam por nós. Essa é uma consequência justa que traz todas as respostas, e os que estiverem dispostos para aceitá-la simples e naturalmente as perceberão, sem desgastes desnecessários. São por esses que devemos ter consideração e fazer a máxima questão de tê-los por perto, pois a verdade é uma só, mas só os 'verdadeiros' a compreenderão!"
"Eu não sei ser, e nem pretendo me tornar, uma pessoa fria, indiferente a tudo que acontece ao meu redor. Que vê algo errado, e sempre se cala. Que escuta uma notícia ruim e, pensa: 'Ah isso é normal hoje em dia', sem nenhum tipo de questionamento. Até por que tenho sentimentos que transbordam dentro de mim, dos quais não me permitiriam ter tais atitudes covardes e pensamentos passivos. Tenho sangue quente nas veias, e sinceramente, agradeço a Deus por ser assim!!! Só que estou aprendendo que não posso deixar que tudo que me atinja, de alguma forma, predomine meus dias, minha vida, e me arraste junto com eles! Que eu me envolva tanto com o problema que, ao tentar fazer algo para resolvê-lo, eu vire o próprio problema. Tudo que chega até mim tem algum propósito, e o maior deles é me tornar um ser humano mais desenvolvido, sensato, ciente dos meus pensamentos, e limites do que, e do quanto devo me envolver, e com equilíbrio, lidar melhor com as adversidades tendo coragem, objetividade e fé. Só assim, minha contribuição será válida para uma vida melhor, através dos meus atos e do que cultivo dentro do meu coração. Só assim, permaneço forte e faço alguma diferença pelo mundo externo, sem prejudicar, e/ou anular o meu interno!"
"O perdão não consiste em apenas perdoar uma pessoa por um erro que ela tenha cometido. É também em entender de uma forma mais ampla que todos nós estamos sujeitos a falhas, mesmo que você diga que nunca cometeria o mesmo erro que o outro cometeu. Perdoar não implica necessariamente em dar uma nova chance para um convívio ao seu lado, mas talvez uma despedida digna, encerrar um assunto pendente, sem mais sequelas e com o coração devidamente limpo. É admitir para si um nível de maturidade tal, que provavelmente tenhamos que levar a vida inteira para alcançá-lo de verdade, com toda a luta inevitável. Mas, mesmo que essa luta nos pese demais, vale a pena se dispor a tentá-lo, até conseguir. No fundo, quem ganha com essa atitude nobre somos nós. O Universo é pura energia; o que você faz retorna a você: se você cultiva bondade, colhe bondade; se cultiva amor, colhe amor; se cultiva o perdão, a paz colherá... É um ciclo que vai de acordo com as nossas atitudes e disponibilidades de sentimentos. Não se torture com o que já foi. É a vida que segue, e se você a permitir, com muitas coisas lindas pela frente!"
