Filósofos da Ciência
Todo ser humano pode ter nas mãos a maior bomba atômica já construída contra a ignorância, essa arma se chama método científico, e pode ser usada por todos a qualquer momento.
Sendo a limitação cognitiva do homem igualada a sua mortalidade, é compreensível que este tente se esquivar da realidade que desconhece.
Xadrez assim como a filosofia ajuda a desenvolver nossos pensamentos de forma lógica e sistematizada, uma ciência em busca de observações e reconhecimento de padrões, formulada metódica e racionalmente.
A Ignorância tem duas mães e dois pais: respectivamente, a Autoridade Frágil e a Multidão Inculta, e o Costume Ancestral e o Pseudo-Sábio.
A Vida
Por Allan Barattieri
Quando falamos da vida, logo pensamentos na nossa vida ou meramente em viver como humanos em nossa caótica sociedade.
Porém a vida vai além disso, esta palavra também significa citar as criaturas que possuem vida e também a natureza.
Mais belo de tudo é olhar para um horizonte onde apenas existe a vida, aquele horizonte cujo existe plantas, árvores, insetos, animais.
Talvez para o seu pensamento os insetos não devem ser vistos como algo divino e maravilho, mas visando além de nosso pequeno planeta rochoso no escuro e vazio universo, este é um milagre.
Observar-los, suas maneiras de vida, cores fortes em seus corpos, seus movimentos.
Há muito tempo atrás desde criança eu sempre colocava minha mão na frente do meu rosto e ficava movimentando os dedos.
Fazia isso para tentar entender como era possível uma simples ação do meu cérebro mover algo, mesmo que seja meus dedos.
Claro que para muitos isso é uma coisa óbvia, mas você já parou para pensar o quão forte e importante a vida é?
Capaz de mover ossos e carne, capaz de fazer seres se movimentarem.
Talvez claro tudo isso seja algo sem utilidade para o universo majestoso
Tal magnitude do universo visível, um titã majestoso e infinito para um cérebro humano conseguir entender seu vasto espaço.
Talvez para esse gigante, a vida seja inútil porque é tão insignificante para ele, como um tardígrado pode ser para seus olhos quando avistar uma planta com orvalho.
Ou para os ácaros que habitam seu travesseiro, como essa espécie de vida pode ser insignificante para você. Em escala de tamanho eles são minúsculos e você é o titã majestoso.
Mas isso não diminui o fato da vida ser algo incrivelmente raro e belo. Ao contrário de um vácuo escuro e sem nada a habitar como poderia ser caso nada existisse.
Todavia, talvez, a morte seja o vácuo escuro sem nada a habitar. Você lembra como era o mundo antes de você nascer? Claro que pergunta besta, eu não existia, como poderia saber?
Exatamente, esta é a sensação de não existir, esse é o vácuo negro sem nada a habitar, por mais que religiões ditem como poder ser a vida após a morte, nossa sensação de não existir antes do nascimento prova que a morte deverá ser da mesma forma.
Agora quero concluir uma coisa, a vida, com suas planícies terrenas cheia de seres vivos, com uma vasta área arborizada, com aquele sol quente e o vento forte, ouvindo som dos pássaros e aquela forte maré batendo nas rochas, formigas colhendo alimento em fila sobre o solo gramado, folhas caem e aquele cheiro de árvore sobe para suas narinas.
Toda essa comparação para o vácuo negro da morte é uma maravilha, como a vida pode ser incrível. O único e grande defeito é que ela não é eterna, e o meu maior medo é quando eu não poder mais compartilhar este incrível mundo.
A vida é maravilhosa
A vida é rara
Ame a vida como amaria uma joia de diamente
Pois a vida é mais rara que qualquer valor material
A complexidade da criação do mundo e das espécies
DEUS É UM GAMER?
Para se chegar à criação se faz necessário, antes, a definição sobre o Criador. Foi dito a Allan Kardec que “Deus é a Inteligência Suprema, causa primeira de todas as coisas”, diferentemente do que a ciência já desconfia de que Deus é uma consciência cósmica, cuja proposta dos meios científicos é defendida aqui como qualidade dos arcanjos, seres criadores altamente poderosos que sustentam toda a estrutura universal com a grandeza e poder de suas auras e mentalizações, e não do Deus Supremo propriamente dito.
Dando um exemplo bastante grosseiro, o Universo foi criado, e continua sendo, com o mesmo padrão-estrutural–harmônico da internet, que pode ser chamado aqui de cosmo; o computador, de mundo; a placa-mãe, de natureza-mãe; a memória do computador, de espírito; a energia, de corpo sutil, e o arcabouço do aparelho, de corpo material, que é o modelo predisposto das tecnologias da realidade virtual do momento atual.
Este modelo é apenas uma pequena imitação da programação virtual lançada pelo Criador, onde há o princípio para o desenvolvimento e consecução de toda sorte de leis para o surgimento da vida em seus vários contextos. Os éteres cósmicos são pequenos fragmentos da Inteligência Suprema que enchem o cosmos caindo sobre a existência como fagulhas de fogos de artifício, programados para criarem os átomos, que como já foi dito pelas tradições esotéricas, possuem matéria, energia e consciência, e que se encarregam de criar os corpos pela lei de atração magnética, dando origem ao reino mineral, composto pelos seres inorgânicos, como, por exemplo, o solo, a rocha, a água e os minérios. Neste reino, a consciência que está impregnada nos átomos é nada mais, nada menos, do que um princípio inteligente, que pela lei do magnetismo se elabora de maneira tão espantosa a ponto de fazer condensar a matéria, até que ao longo de milhões de anos, alguns elementos vão sofrendo uma espécie de ruptura ou mutação para a eclosão do reino vegetal que mais tarde se encarrega de fazer surgir o reino animal onde impera a lei do instinto e da consciência fragmentada ou consciência-grupo.
A intermediação entre o reino mineral e o vegetal se dá através da geração espontânea dos vírus que se situam na encruzilhada de todos os reinos da natureza, como uma espécie de ensaio para as ordenações das transições entre os incontáveis estágios de vida da alma. Por este motivo observa-se que as algas se situam na zona de predisposição entre os reinos mineral e vegetal, ou seja, entre os seres inorgânicos e orgânicos, enquanto os fungos, as plantas carnívoras e as águas-vivas, por exemplo, entre o vegetal e o reino animal, seres inanimados e animados, porque não são as espécies que evoluem, mas a consciência. As espécies são criadas por força da evolução da consciência, e não o contrário. Os corpos são vestimentas da alma* durante toda a trajetória da vida na matéria, quando, a depender do seu patamar evolutivo, toma o envólucro adequado e necessário ao seu crescimento evolutivo. Na Bíblia, achamos palavras semelhantes, em Coríntios, 15: 37,38, quando diz que "a semeadora não é do corpo que virá a ser, mas de uma simples semente[...], e a cada espécie de semente (consciência) o seu corpo apropriado".
No entanto, na migração do princípio inteligente para o reino animal (reino da consciência grupal), os seus seres conquistam, definitivamente, a capacidade de agirem de maneira instintiva, conforme foi dito, manifestando-se em bandos, obedecendo ao mesmo ímpeto da consciência do espírito-grupo que os dirige, animando muitos de uma só vez, como as andorinhas, os cardumes de peixes da mesma espécie, etc., por não terem a noção de si mesmos, mas se elaborando de tal forma que os mais evoluídos já conseguem agir com um pouco mais de independência e mais próximos da individualidade dos seres humanos, a exemplo do cão como último estágio da alma-grupo, e do macaco na aurora da consciência individual, tudo obedecendo a leis complexas que vem sendo aplicadas desde os átomos para a constituição dos corpos das diferentes espécies até chegar aos seres humanos. Por este motivo, a célebre frase de Léon Denis: "A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem".
Mas, enfim, nisso tudo, o mais curioso é que mesmo os seres humanos sendo portadores de individualidade, precisam viver em sociedade, trabalhar em equipe e compartilhar experiências, porque a sua inteligência ainda é grupal, ou seja, a consciência é individual, mas a inteligência é de grupo, até que seja emancipada com a conquista da perfeição, sem mais precisar de corpos para se manifestar, a exemplo dos seres arcangélicos que são os administradores do Universo, logos planetários em harmonia com os logos solares, em total consonância com o Logos Cósmico que é Deus. Pois assim como na internet há um computador central de controle e administração, nos altos padrões da administração sideral, também há um computador cósmico de comando das leis da natureza sob os cuidados dos arcanjos, seres perfeitos, que são como Deus, mas que nenhum deles é o Deus supremo, assim como os robôs são como os seres humanos, mas que nenhum deles é humano.
Ironicamente, este texto é recheado de questionamentos ao invés de respostas.
Juahrez Alves
* "Alma" aqui, entende-se como princípio inteligente e também como consciência-grupal, espírito-grupo e consciência individual, para o texto ficar mais compreensível.
A herança mais antiga do ser humano estudada em antropologia não é a religião pois o ser humano era no principio politeísta e temia as forças da natureza , também não é a família pois o principio da paternidade no sentido estreito da palavra, do único casal é uma coisa muito nova na humanidade pois existiam sim muitas mães mas o pai era um só, o chefe do grupo. A herança mais antiga da humanidade em antropologia para espanto da maioria é a linguagem, que dentro de seu próprio processo evolutivo antes da fala veio pela linguagem desenhada. Em poucas palavras é a arte antropologicamente nossa herança mais antiga dentro da verdadeira historia evolutiva do ser humano no mundo organizado que denominamos conceitualmente de civilizado.
"Paraíso é um conto de fadas para pessoas que temem a escuridão".
"Há uma diferença fundamental entre a RELIGIÃO (que se baseia no dogma, na autoridade, no autoritarismo) e a CIÊNCIA (que se baseia na observação e na razão). Claro que a ciência vai ganhar porque ela funciona".
Não acredita que uma planta possa ser medicinal? Então também não crê que uma planta possa ser venenosa. Que tal um chá de comigo-ninguém-pode? Fitoterapia não é medicina alternativa, é ciência, com ação medicamentosa comprovada.
Parece que aquela idéia do universo girar em torno da nossa casa planetária mesmo sendo descartado da ciência a muitos anos, ainda vive na mente das pessoas, fazendo agora com que o centro do universo sejam elas.
A vitória à cada obstáculo,
nos proporciona a cada dia, a satisfação de lutar por nossos objetivos,
com serenidade
e profissionalismo.
O sucesso da construção, está na forma de como você vê, sente e interpretar a finalidade da construção.
Depois de poucas horas de estudo eu passo a perceber que aprendi algum
'paranauê', quando leio Salmo 119:105 e entendo que:
Se a palavra de Deus é a lâmpada para guiar os meus passos, entendo que essa forma de transformação é através de energia que segundo o princípio de Lavoisier, não pode surgir do nada e nem pode ser
destruída. A única possibilidade que existe é a transformação de um tipo de
energia em outro, entendo que vindo do próprio Deus para nós.
Somando com o que Aristóteles diz, essa energia que não pode ser
destruida tem a ação de um motor (físico ou metafísico) que permite a
atualização de uma potencialidade.
É isso o que Deus quer, passar a energia dEle que não se acaba para nossos
passos, permitindo a atualização de uma pontencialidade, me fazendo entender que é assim que Ele nos guia, em uma frequência que só a luz pode nos fazer enxergar o caminho.
Porque a luz é uma onda eletromagnética que tem uma enorme velocidade
de propagação, isso me faz lembrar que devemos andar sempre no espírito,
pois é o Espírito Santo de Deus que nos conduz nessa velocidade de propagação
da potencialidade de cada um. Fazendo, eu, ser comum, me tornar excelente,
mais que vencedora em tudo que eu fizer e executar.
Entendi só isso nessa passagem.
Bom dia a todos. Gostei tanto que teremos mais...
A beleza da natureza não se resume, apenas a forma apresenta-se. Mas, também pela concessão ao permeio.
- Relacionados
- Frases de Filósofos
- Frases filosóficas profundas que vão te impactar
- Frases do filósofos sobre Ética
- Frases sobre o meio ambiente de grandes filósofos e pensadores para conscientizar
- Frases sobre professores ditas por grandes filósofos e pensadores
- Frases de Amor de Filósofos
- Citações de Filósofos
