Filósofos
Este mundo encontra-se relacionado necessariamente com os movimentos do mundo superior. Todo o poder em nosso mundo está governado por estes movimentos.
Pensar é uma ação divina, disse Aristóteles. Pensar é criar
condições atrativas de pensamentos idênticos. O que se faz
mister é saber pensar, dominar os elementos, amolda-los à vontade,
sujeitando todos os elementos somáticos do organismo ao
domínio superior do Eu
A demagogia é a corrupção da democracia, assim como a tirania correspondia a corrupção da.monarquia.
“De fato, os homens começaram a filosofar, agora como na origem por causa da admiração, na medida em que, inicialmente, ficavam perplexos diante das dificuldades mais simples” (Aristóteles, Metafísica, Livro Alpha, capitulo 2, 982b)
Mas a retórica é útil porque a verdade e a justiça são por natureza mais fortes que os seus contrários.
Todos os homens desejam por natureza saber. Indica-o o amor aos sentidos; pois, à margem de sua utilidade, eles são amados por si mesmos, e, mais que todos, o da visão.
Os homens são perturbados não pelas coisas, mas pelas opiniões que eles têm delas. A morte, por exemplo, nada tem de terrível, senão tê-lo-ia parecido assim a Sócrates. Mas a opinião que reina em relação à morte, eis o que a faz parecer terrível a nossos olhos.
Você já teve aquela sensação de “era isso que eu precisava ouvir hoje”?
No canal WhatsApp do Pensador, você encontra exatamente isso: uma ideia por dia que faz sentido!
Quero receber no WhatsApp