Filosofia para Crianças
Não se importa com o fato de as crianças nunca ouvirem o que você diz; preocupe-se com o fato de elas sempre observarem o que você faz
O retorno das escolas “especiais” vão contra a inclusão social de crianças com deficiência, segregando a educação e separando essas crianças em bolhas sociais que um dia irão estourar e a partir disso, multiplicar mais ainda o preconceito que elas já sofrem.
"Cultivar experiências financeiras saudáveis nas crianças, é fator transformador da realidade econômica e social, é cultivar um adulto financeiramente sustentável."
Precisamos lutar a favor da inclusão social. Crianças com deficiência não são inferiores à crianças sem deficiência, o que te faz pensar isso é o capacitismo, que excluí, que age preconceituosamente e que é crime! Não seja capacitista!
Em que tipo de forma nos colocaram?
Desde crianças somos alimentados com o conto da forma, somos alertados que a felicidade mora na estabilidade. Que o anseio primordial é a segurança. Que o risco deve ser sempre evitado, e assim seremos felizes. Nos matriculamos então em prisões travestidas de casa do saber; grandes muros, vigias, celas com divisórias.
Para reivindicar algo é necessário levantar a mão e pedir permissão ao vigia presente. Quem discordar ou contrariar irá sofrer as sanções. Talvez uma advertência ou suspensão.
Mas o tocar do sino nos trazia sempre uma esperança. Afinal, no "banho de sol" entitulado de "recreio", tínhamos um breve momento de liberdade onde podíamos partilhar nós mesmos. Depois, o martírio recomeçava.
Com o tempo fomos nos moldando e percebendo o giro desta roda. Bastaria que fôssemos bons de memória. Decorar seria o suficiente para avançarmos. Em poucos meses entendiamos que se replicássemos o padrão, jamais teríamos qualquer problema.
No fim, entregavam um diploma àqueles que tiveram boa memória, então pregávamos um riso largo no rosto; algo nada discreto, mas também não podia ser diferente, é que nossos pais estavam logo ali, bem à nossa frente, com um orgulho estampado na cara e aliviados porque você, afinal, é um promissor replicante.
Para coroar a cerimônia final, chamada "Formatura", os adultos ali presentes entoavam gritos de bravura e aplausos calorosos. A graça era manifesta e evidente.
E ali, inconscientemente, aprendemos que todas as vezes que desejássemos obter aquela saudação, só precisaríamos entrar na forma.
E o que veio depois?
Nos "formamos" na faculdade, no ensino médio, na pós-graduação. E vamos nos moldando em várias formas, tomando a forma de algo que nem nós mesmos sabíamos. Porque quando questionávamos, apenas diziam: "eu não sei, mas é que todo mundo faz assim"
Até que uma coisa acontece: um grito ensurdecedor implora para sair de dentro do seu peito. Sabe o que é isso? a sua essência aprisionada por toda uma vida, constitucionalizada no padrão, na média. Trancada dentro da própria casa, mas em vez de libertá-la, você faz o que foi programado a fazer: se adapta!
Ou por não saber do próprio potencial, afinal, não houve treinamento para isso; ou por medo do risco. Não é o que te dizem? "mais vale o certo que o duvidoso" .
No fim, você termina correndo em torno do próprio círculo, sonhando com um horizonte que não foi feito para você, afinal, foi o que disseram na TV. Você corre sem nunca ter saído do lugar.
E assim, vamos replicando o padrão. Erguendo cada vez mais muros e nos jogando dentro. Carimbando nossas carteiras e nos enfileirando em departamentos de nomes compridos.
Mas assim como no passado, há um alívio momentâneo. Um recreio que aqui o chamam de "Happy Hour". Uma sexta-feira tão aguardada que nem nos damos conta que estamos desejando que a vida passe mais rápido. E assim possamos contemplar cada vez mais outras sextas-feiras.
A tão antes desejada estabilidade foi se tornando uma condenação. Uma espécie de perpétua, a Firma em Forma de Prisão. E para não parecer um estranho nesse ninho, você se ajoelha e diz sim para uma vida moldada pela forma.
Até que um dia a catástrofe é percebida: Você finalmente se formou na vida!
A literatura promove em nossas crianças experiências muito importantes envolvendo pensamento crítico, ludicidade, brincadeiras e emoções. É a forma de arte com o repertório mais completo sobre a verdadeira essência e funcionamento do mundo.
Eu queria mesmo era uma dose de amor no mundo em todos os dias. Queria que crianças nunca olhadas fossem abraçadas com carinho; que idosos nunca abraçados recebessem afeto; que animais abandonados recebessem um lar; que a natureza fosse mais respeitada e a sua beleza preservada. Na verdade, o que eu queria mesmo é que as pessoas fossem mais humanas, que tivessem sempre mais de Deus em seu coração, porque d’Ele aprendem o amor necessário para amar a natureza e ao seu próximo...
NATAL
Natal para as crianças
É de magia e muitas alegrias
Na árvore de Natal
Esperam presentes encontrar.
Ficam agradecidos e felizes
Por brinquedo que ali possa estar
Sejam bonecas ou carrinhos
Até mesmo material escolar.
A felicidade é tanta
Que os olhos chegam a brilhar
É completa por inteira
Se Noel vier entregar.
Natal não é só brinquedo
É uma data para se pensar,
Representa o nascimento
Para a vida continuar.
Que o natal promova a paz
Para as guerras terminar.
Com Deus no coração
A sua vida sempre vai brilhar.
DIA DAS CRIANÇAS
Quando é Dia das Crianças,
é hora de só brincar:
pular corda, jogar game,
e a casa bagunçar.
E, pra quem tem mais idade,
a infância é eternidade...
na cabeça é só sonhar!
"A vida é efêmera. Hoje somos crianças, amanhã adultos, depois idosos. Não postergue a busca da sabedoria. Aprenda a cultivar os verdadeiros valores. Deixe um legado positivo para as futuras gerações".
Somente as crianças sentem ... e é na pureza delas que a vida pulsa. O adulto racionaliza, e porque racionaliza, sofre.
Crianças recolhem alimentos vencimentos que acabaram de chegar do estabelecimento varejão.
Em aterro de entulhos a céu aberto, a inocência do olhar supera a fartura do lixão.
Não é de se alegrar que uma parte dos alimentos sustenta o lar e a outra aos poucos.
Mas tudo bem! A vida ensina o caminho pra muitos , antes mesmo de estarem mortos...mortos...
Dizemos que as crianças têm atitudes infantis: brigam por qualquer coisa, viram a cara etc.
Nós, adultos, somos diferentes. Puxamos tapetes dos outros, fazemos fofoca, elegemos corruptos, apoiamos guerras...
Ah, Papai do Céu! Abençoai as Crianças do Mundo, Papai do Céu!
Os pais deixam as crianças tomarem decisões que ainda não estão preparados.
Anulam a sua responsabilidade de educar.
Depois não entendem porque os filhos sofrem e culpam a Deus por isso
Observar um adulto a produzir desenhos animados para crianças é respeitável, mas observar um adulto a assistir desenhos animados para crianças é desprezível.
- Relacionados
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Pensamentos para Crianças
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
- Frases de autoestima para crianças (palavras de encorajamento)
- Mensagens para o Dia das Crianças: textos que inspiram sorrisos
- Crianças Felizes
- Frases de babá para bebê que mostram cuidado e proteção
