Filosofia Deus
Hoje acordei para mais um dia aonde tenho a responsabilidade de transformá-lo num dia criativo, satisfatório, abençoado... É óbvio que esse dia chegou também perigoso, por causa de multidões que dominam a natureza e a tecnologia, mas não aprenderam a dominar a si mesmas e querem envenenar meu dia, presenteado pelo ETERNO... Mas eu sou o senhor do meu destino e escolhi, com ELE, viver esse dia com entusiasmo e determinação, como um dos melhores de minha vida... É agora o momento favorável... Eu faço essa opção... #2Co6.2b
A teologia é a mensagem da mudança, do ultimato, da poesia para com a vida... Teologia é atravessar muitos desertos no encalço também do bem e do belo que dão sentido à difícil vida que nos toca viver... A teologia está em mutação constante em favor do bem estar do ser humano, até mesmo no rever radicalmente suas formas de expressão... Veja que até “... Ageu, o mensageiro do Senhor, falou ao povo, conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, e diz o Senhor.", isso é o DIVINO revelando o seu teólogo com a SUA teologia em direção dos teologizados... #Ag1.13
MINHA ALMA (PASSADO)...
Minha alma tem uma dívida comigo,
Com ELE, que assoprou em mim tudo DELE...
Minha alma é uma viagem,
Uma manifestação da humanidade em mim,
Da terra, do vaso quebrado, do caco,
É o entristecer da abóbada celeste...
Minha alma é a queda do meu firmamento,
É bidimensional, é o céu e a terra...
Minha alma busca ser feliz, apaixonar-se,
Ela é sempre adúltera decepção,
Brilho fosco sem estrelas,
Pagã, sem brisas da primavera...
Minha alma espanca minha fé,
Cobre-me com figueira, como a folha da vergonha...
Minha alma é sem sonetos,
Poema atulhado de amargura,
Expoente ferida escorrendo,
Choro sufocado, língua trêmula...
Minha alma é do tamanho do mundo,
Sou eu, é a algema de tudo...
MINHA ALMA (PRESENTE)...
Minha alma recusava-se consolar-se,
Eu gritava: sou eu minha alma, sou eu...
Minha alma foi ouvida, foi tocada, foi amada,
Um líquido sagrado a afogou em ESPERANÇA...
Minha alma agora faz juras de amor,
Juras pelo DOADOR, AQUELE que me trouxe destino indubitável...
Minha alma engravidou de ESPERANÇA,
Há de sonhar sempre, mesmo no nevoeiro de medo, na ironia...
Minha alma antes tinha o tamanho do mundo,
Hoje tem tamanha fé de um grão de mostarda, de um oceano...
Minha alma tinha a pintura das cinzas,
Sem serviços para ELE, o EXEMPLO da criação dos dias...
Minha alma não tem mais vazio, não é oca, nem abismo,
É taça transbordando de sangue na CRUZ, é imortalidade...
Minha alma hoje é palpável, tem porção, físico e moral,
Mesmo imperfeita, encontrou a ELE, AMANTE de minha alma...
Minha alma era dramas e conflitos,
Hoje inverna estação de vida em mim...
Minha alma sobe a escadaria da felicidade,
Vive o alento, a vigilância dos querubins...
Minha alma vive o lazer, NELE me faz repousar,
Navegar no mar lindo de sentimentos...
Minha alma agora tem coragem, consegue confessar,
No confessionário DAQUELE que é o ÚNICO ontem, hoje e amanhã...
Minha alma ler o Livro dos livros, mensagem amplificada,
Ao cascavilhá-la encontra tesouros divinos...
Minha alma hoje vive TEU Reino, TUA existência,
É o EU SOU em mim, que quer ser o EU SOU em você!
FUGIR!
É impossível fugir, fugir de mim, fugir do ego
Fugir da realidade de sempre ser eu
De ser imperfeito, desassossegado, utópico
Fugir sem uma causa, fugir com remorsos
E ao fugir, ser encurralado pelas emoções (re) vividas…
Fugir instintivamente do perigo de ser eu
Fugir sem coração, só adrenalina
Fugir sem virar de costas, sem firmeza nos joelhos
Fugir só pensando em sobreviver
Não adianta fugir, não adianta reagir
E no flagrante da fuga, que,
Dói descobrir que o fugitivo sempre sou eu...
Através do amor no casamento, temos os elos de uma corrente das gerações que o ETERNO formou para que SUA glória fosse cumprida...
A vida é um grande dom, esse presente recebemos do CRIADOR... seu FILHO nos garante que é possível viver-la em abundância... nossa missão é servir, promover essa VIDA à todos...
Hoje, levante-se e assuma o controle de sua própria vida. Comece o dia com FÉ. Tome as rédeas de seus sonhos e regue-os com o anseio, a vontade e o esforço. Jamais se esqueça: você foi criado para vencer. Deus está contigo.
"A crença está no fato de acreditar que precisa escolher; a vontade em querer escolher e a consciência no ato da escolha."
O QUE É A VIDA?
“O que é a vida?” - Era com essa pergunta que, o saudosíssimo apresentador de TV, ator e diretor de teatro, Antônio Abujamra, encurralava a grande maioria de seus entrevistados no programa Provocações.
Mas afinal, o que é a vida?
Os filósofos antigos tinham diferentes visões sobre a vida, dependendo da sua escola de pensamento e da época em que viveram. No entanto, todos eles tinham uma visão em comum sobre ela: a busca.
Sempre houve uma busca insaciável, seja pelo conhecimento, pelo entendimento, pela razão, pela motivação, ou até mesmo pelos prazeres. A vida, para o ser humano, sempre se resumiu a ser ou ter. Caberia aqui aquele velho ditado clichê: Uma vida sem propósito não vale a pena ser vivida - seja esse propósito nobre ou não.
No entanto, até onde o propósito é importante? Caberia ele em todas as facetas que tratam de definir o que é a vida? Muitos procuram o sentido da vida no objetivo final, outros defendem que o sentido da vida é percebido e vivido no processo, não no fim da linha dele. A vida, para estes últimos, é experienciação.
Uma ideia que parece ser comum é que a vida é um mistério fundamental, cuja essência escapa ao nosso entendimento e controle. Talvez a vida seja mais um dos mistérios incognoscíveis do universo e do cosmos, cabendo a nós apenas a incumbência de senti-la, e não de explicá-la.
A vida é um fenômeno complexo e multifacetado que envolve não apenas a existência biológica, mas também aspectos psicológicos, sociais, culturais e espirituais. Acredito que não exista um sentido de vida, mas vários deles, e cada um de nós está sujeito a viver e experienciar seu campo de existência nesses aspectos. De acordo com esse pensamento, chego à humilde conclusão de que a vida é viver.
ESPERANÇA & TORMENTO
Já ouviu aquele ditado popular de que a esperança é a última que morre? É com a ideia de esperança que o Mestre dos sonhos derrota Lúcifer em uma cena épica no episódio 4 de Sandman, depois de quase sucumbir.
A esperança, conhecida como a Deusa Élpis na mitologia grega, remonta suas origens ao famoso mito da caixa de pandora. Zeus, irritado com Prometeus (o deus que vê o futuro) por ter dado o fogo divino do Olimpo aos homens, manda como parte da vingança, Pandora, a deusa de todos os dons, para casar-se com o irmão de Prometeus, o Epimeteus (o deus que vê o passado).
Pandora leva consigo uma caixa da qual não sabe de seu conteúdo interno. Curiosa, ela abre a caixa e libera na terra todos os males da humanidade: pragas, guerras, doenças, ódio, vingança… Junto com os males veio a esperança, mas Pandora, com medo, fecha a caixa antes que a esperança se liberte, deixando aos humanos apenas a expectativa de que um dia ela se liberte e leve consigo o mal.
É baseado nesse mito que surgiu o tal ditado popular. Na vida real, temos esperança em várias coisas: Na religião, com uma promessa de paraíso, na política, com a esperança de que em 4 anos um país seja mudado, na justiça, com a esperança de que exerçamos todos os direitos que nos cabem.
Assim como no mito de Pandora, a esperança é o impulsionador da vida. Graças a ela, podemos viver diante do tormento, na esperança de que as coisas um dia darão certo no final. Em um país com tanta discrepância social e injustiça, a esperança é a última que morre.
Mas com esperança vem a ação. Segundo o mito, Prometeu viu no futuro o potencial da humanidade e resolveu dar a ela o fogo divino, como ferramenta de ação para exercer esse potencial. Uma fagulha desse potencial ficou contida na esperança, mesmo após a vingança de Zeus.
Estamos deixando o tormento nos consumir ou estamos nos utilizando da esperança como ferramenta para agir? Em uma dualidade antagônica, um lado só pode superar o outro exercendo ação de força maior sobre ele. Para libertarmos o potencial da esperança, temos que ter o arquétipo de Prometeu manifestado: o de ver e agir.
A preguiça mental torna o homem um eterno escravo das idéias dos outros e refém,
Pois prefere comer o que está pronto, recusando-se preparar algo novo.
Muitas vezes, o melhor que pode nos acontecer é não sermos atendidos em nossas orações como queríamos que fosse.
Grande parte de nosso sofrimento advém de nossa prepotência, afastamento de nossa essência divina e falta de consciência de sermos limitadas criaturas de um Criador.
Quando se concretizar na mente dos homens que violência é a solução para injustiças e justiça se igualar a vingança, a vítima será toda humanidade.
Cada sacramento é uma fenda no tecido do tempo, pela qual a eternidade irrompe. É o véu que se rasga ao contemplar a água e o sangue que saem do Cristo crucificado. É o Verbo que proclama eficazmente a salvação por meio de sua Palavra. O mesmo Deus que disse o haja luz, agora eficazmente diz: 'Está consumado'."
