Filosofia da Amizade
A suprema felicidade foi criada por algum idealista para tentar sobreviver em meio aos males do mundo.
A vida útil do homem é de aproximadamente trinta anos. Até os vinte é dependente e após os cinquenta é decadente.
Controlando a ambição, cortando supérfluos e o fantasioso, sonhando apenas com o possível de ser realizado, o caminho para alcançar o que se deseja ficará mais curto e menos penoso.
Sem sonho nada tem início, porém, apenas sonho com aquilo que posso vir a realizar. O que passar disso é fantasia.
Se quer saber o que se passa com o outro olhe dentro de você. Somos semelhantes, da mesma espécie e basicamente iguais. O problema é que tentamos parecer diferentes para tentar impressionar. Status, riquezas, superiores e inferiores, no fim todos morrem e sua vaidade acaba.
Considero melhores as incertezas do que as certezas, pois a certeza só oferece um caminho e este pode ser bom ou ruim. As incertezas no entanto, conduzem a dúvida e esta nos faz comparar uma coisa com a outra para tentar achar a causa. Trata-se de criar caminhos diferentes para chegar onde se quer estar, escolhendo o que parecer melhor. Percebo então, que a certeza virá no caminhar.
Me transformei em uma garrafa de vidro jateado com um manuscrito em meu interior, se me encontrar poderá me decifrar, enquanto isso fico aqui no mar onde escolhi me lançar e apenas flutuar.
Paciência é dar tempo ao tempo, mas não se deve dar muito tempo ao tempo, dê na medida exata, porque o tempo vai, o tempo passa.
Sem utopia não há sonhos e sem sonhos não há planos e sem planos não há realizações. A utopia de hoje pode ser a realidade de amanhã.
O sofrimento de quem perde é muito maior do que o de quem apenas deixou de ganhar. Se alguém deixou de ganhar, não deve pensar que perdeu, ou sofrerá em excesso por algo que nunca foi seu.
Antes de criticar a Bíblia, devemos conhecê-la. Falar sobre a Bíblia apenas pelo que se ouviu dizer é um erro, pois o que se ouviu dizer, na maior parte, veio da doutrina, dos fanáticos e dos falsos profetas. Os preceitos humanos, tão repreendidos por Jesus, já se tornaram representantes do cristianismo, mais do que a própria Palavra de Deus. Aquele que conhece a verdadeira Palavra, se entristece ao saber que o que se prega por aí e o contrário de tudo que a Bíblia contém e por conta disso, Deus tem sido até mesmo odiado.
A sociedade é composta por cada indivíduo e para mudar o que consideramos estar errado na sociedade, precisamos reavaliar nossa própria forma de ser. Se cada um puder mudar o que acha que deve, em si, numa reação em cadeia e de forma empírica a sociedade mudará. Isso também implica em reafirmar o óbvio em todo o tempo, tal como o faço agora.
O homem que busca riqueza, trabalha incessantemente para consegui-la. Depois de rico tem medo de perder, o que traz a responsabilidade de administrar sua riqueza, daí, mais trabalho. O homem então trabalha em detrimento de tudo e de todos até a morte. Após estar morto, sua riqueza a duras penas conquistada é transferida para as mãos de outro que não derramou uma gota de suor para tê-la. O homem que tanto trabalhou para enriquecer, agora jaz no inevitável e será lembrado como: Homem de Sucesso!
Sabendo que o mundo sofre, alguns podem sentir consolo por não serem os únicos, enquanto outros devem achar que justamente por haver sofrimento é que deve existir também um paraíso.
Se observarmos tudo que existe, do que está em nós até o universo conhecido, perceberemos que tudo é composto de fases, sem exceções. Tudo está em movimento constante, nada é realmente, tudo está. Assim, uma certeza podemos ter, que seja o que for, ele não é, ele está, pois trata-se de uma fase.