Filosofia
Por aqui nós não refazemos as coisas igual eram. Nós damos uma nova vida. Essa é a nossa filosofia.
Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito.
A filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo sentir-se rejuvenescer através da grata recordação das coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que estão por vir.
Sou um jardineiro da vida e da filosofia, procurando as raízes para colher deleitosos frutos e flores.
Endeusamos alguns homens, atitudes e religiões.
Estamos cheios de nossa própria filosofia.
Não é possível mudarmos o sistema, mas podemos chocá-lo com a verdade esquecida.
Mauricio:
"Minha filosofia é contra o sistema, a favor da justiça e da paz. É contra as regras dos mentirosos e contra aqueles que só pensa em si. Deus não fez regras sobre a quem pode e não pode atingir seus objetivos,porem,vivemos em meios aqueles que so pensam em si."
Flosofia Prática
A filosofia é a prática da virtude humana, essa prática é a própria manifestação da ação da Natureza, harmonia universal, ou seja, do Logos na humanidade. A filosofia é vista como um meio pelo qual alma recebe a sabedoria pura da manifestação do Logos na prática humana
Filosofia exige uma atenção que não é sempre fácil,porque não é fácil me dar conta do que penso.O fácil muitas vezes é raso,é chapado,é sem profundidade.Filosofia é saber a fundura da superfície das coisas.
O nascimento,
Ainda que não houvesse filosofia, haveria de entregar-me a ti, só por ousadia. Haveria de te mostrar os meus planos e o que penso. Eu faria questão de realizar o parto do primeiro pensamento sobre os sentimentos da minha alma por ti. Escuta-me, pois estou disposto a ti doar os meus olhos. É certo, porém, que o nosso crescimento ocorre à luz do calor humano. Devemos significar um para o outro, uma parte de nosso todo, sendo que as outras partes haverão de serem encontradas em outros continentes. É pisando no chão desse mundo e conhecendo os outros que descobriremos se existem razões dignas para nos amarmos.
A filosofia que deténs pode fazer algo por ti: tecerá um pano bordado a ouro e pedras preciosas, faz um lindo boneco recheado de trapos. Para que surja o renovo, tens que abrir uma costura, esvaziá-lo, virá-lo do lado direito e fechá-lo vazio. Deita-o sobre a tua cama e continua a reflexão com sobre a origem de cada trapinho dentro do boneco. À medida que conheces a história deitas cada trapinho no lixo. No final de algum tempo, descobrirás um recheio precioso, moderno, completamente actualizado para encheres o teu boneco. Não deste conta do tempo que passou; quando entrares no quarto com o novo recheio, o teu bonequinho terá desaparecido e no seu lugar estará um lindo bebé de carne, de olhos grandes que chamará: “Mamã! Papá!”.
Filosofia: Pausa e Perplexidade
Gosto de pensar que a Filosofia começa na pausa, no silêncio. Vejo quanta gente na sala de aula, querendo demonstrar o que sabe, e não saboreia a Filosofia nos seus menores detalhes. A pressa de demonstrar conhecimento sufoca o espaço silencioso da reflexão construtiva, que acontece à conta-gotas. A reflexão começa com a perplexidade com a realidade, como diria o filósofo Gerd Bornheim. Não falo de um silêncio estático e torturante, mas de um silêncio inquieto que sobrevive de indagações escondidas. Parece que o homem de hoje, perdeu a capacidade de ficar perplexo, de não se conformar com as coisas que acontecem em sua volta. Parece que perdeu a capacidade de parar e ficar consigo mesmo, sem pressa de chegar. Por isso que uma aula de Filosofia não faz efeito em mim no mesmo dia em que ela foi dada, demora um certo tempo, o tempo que essa aula demora em mim. Sinto seus desdobramentos, suas nuances. Sou formado e ao mesmo tempo inacabado. Como diria Husserl, meu limite é o infinito, minha finalidade é a infinidade. Não vou sozinho, tenho companheiros que junto comigo, desbravam a aventura de ir até o limiar da razão e descobrirem os limites da razão e o que pode ir além dela. Por isso que a minha travessia, feita de pedras, é mais feliz...
Liberdade
O que é liberdade?
Sem muita filosofia, logo dirão que é poder fazer o que quiser e quando quiser.
Será que isso é realmente liberdade?
Liberdade depende do contesto de sua vida.
Temos momentos em nossas vidas que podemos ir para onde aponta o nariz, sem se preocupar em dar explicações, mas se o coração estiver triste, desejoso de ter a quem dar explicações, esta liberdade torna-se um vazio.
Quando jovens, temos sonhos e achamos que podemos tudo, queremos nos embebedar com a vida, experimentar de tudo, não nos preocupando com o que ficou para trás e o que vem pela frente, mas se não aprendemos com os erros cometidos, essa liberdade não teve sentido.
Trabalhamos muito, corremos sempre contra o relógio, para termos a liberdade de consumo, mas se o dinheiro ganho com o trabalho foi com o sacrifício da nossa alma, esta liberdade torna-se uma prisão.
Rezamos aos céus, cada um com sua crença, procurando a liberdade de consciência e espírito, mas se nossas preces são feitas para evitar um castigo divino, esta liberdade é uma escuridão.
Liberdade está dentro de nossos corações, fortemente plantado em nossos valores.
Liberdade é quando a cada escolha de nossas vidas, ficamos em paz com nossa consciência.
Liberdade é estarmos com nossa alma alegre e preenchida.
