Faz de Conta Qu eu Acredito
ESPERANÇA
Acredito na brotação de folhas,
flores, frutos, bichos, crianças pequeninas,
adultinhas e velhinhas - tudo brota
de seus cérebros, perus e pererecas.
Longos processos, lentos, lentos,
metamorfoses e movimentos acercam-se
do epicentro que dá origem a tudo
e que mantém em nós a ânsia e o desejo,
de manter em nós o raro, indispensável,
frágil, fragilíssimo encanto do começo,
que nos perdeu da porta do paraíso.
Mas que deu a nós todos uma identidade
e algum discernimento, ainda que falho,
pois ao Senhor cabe o alvitre de tempo e compasso.
Não temos prazo para assumir o comando,
por isso seguimos remando vida a fora,
com pernas bambas, sem apoio, chão,
ombro ou ouvidos - seguimos com ele
dando rumo e tino ao que é proposto,
divididos entre momentos trágicos e divinos.
Embora tendo asas, rastejamos no caminho
esquecendo a coragem que nos elevou das pedras
e que espera de nós mais que adequação,
quer nossa teimosia perseverando sempre!
(suelidesouzapinto)
Acredito que todos fazemos o que é certo na vida, embora o certo e o errado variem de acordo com a maturidade e o conhecimento de cada um.
Não acredito em ilusão, a realidade mesmo sendo difícil é melhor de ser vivida, pois do que adianta idealizar um conto de fadas e nunca ver acontecer?
Acredito que ao homem de bem, Deus se agrada e ao prudente ele ensina e ao sábio ele abençoa todos os dias da sua vida.
Acredito sim que exista um sentimento chamado amor, pois desde criança carrego comigo tristeza e dor.
'' O medo existe, e as demoras também, mas nunca são maiores que minha Fé. Sempre acredito que o dia vem com boas noticias.
Seja com sol ou com chuva. Tudo é Benção. ''
Não acredito na existência de um Céu ou Inferno como um espaço delimitado conforme descrito pelas Religiões. Creio na existência de um Céu e de um Inferno que podem estar dentro de cada um de nós, um ou outro, dependendo do modo de vida que escolhemos.
não acredito na definição
a menos que seja abstracta
da altitude dos astros
da longitude dos ventos
tudo disperso pelos olhos
dois hemisférios fitando
as pedras e a terra cheias
de boca, de fome e formigas
a terra e o céu, ambos velados
de forma precisa pelas mãos
atiradas ao alto no rosto
dormência, silêncio, sonho
sonho.
(Pedro Rodrigues de Menezes, “sonho”)
Acredito fielmente que o amor não tem uma definição. Ele não é; isso muito menos aquilo... O amor ele é um sentimento !
Sentimento este que não sei te dizer, apenas consigo senti-lo.
Acredito que respeito, civismo, ética, moral e princípios morais, devem ser ensinados na escola, e a PRIORI, DEVEMOS FORMAR cidadãos e cidadãs de caráter, de fibra e personalidade que conheçam os seus direitos, que lutem pelos mesmos, e que cumpram os seus deveres.
A escola deve ensinar ao aluno(a), à aprender e apreender as lições, e não apenas à decorar, deve ensinar à questionar o conhecimento e as informações, a escola ainda deve despertar o senso crítico, curioso, e motivar os mesmos, bem como incentivar à cultura sadia, à busca pelo conhecimento correto, e pelas descobertas científicas, bem como pelo questionamentos dos fatos, desenvolvendo debates em torno de temas polêmicos e de relevância coletiva, e que vise o bem da humanidade.
A escola não deve ser um depósito de gente, não deve ser um local para ganhar pontos, notas e um diploma somente. A escola deve formar e informar, deve gerar formadores e formadoras de opinião, baseando as mesmas na verdade, na ética e na coerência. A escola, não deve preocupar-se em aprovar e reprovar, meramente para cumprir um rito ou uma formalidade, não, a escola deve ser um dos agentes transformadores da sociedade, e não um campo de batalha. A escola deve ser um lugar reconfortante e prazeroso para todos, um lugar em que todos cumpram o seu papel.
O ensino religioso pode ficar em segundo plano. Mas... é importante também.
Márcio de Medeiros-13/04/2022
Mais de Chico Xavier: Paciência.
Como sou católico apostólico romano (não acredito na classificação que nos separa - praticante ou não praticante), é difícil tentar ler, estudar e analisar as escrituras de outra religião. Por isso, continuo escolhendo alguns pensamentos do maior ícone brasileiro do Espiritismo.
1 - "Em minhas preces de todo dia, sempre peço coragem e paciência. Coragem para continuar superando as dificuldades do caminho naqueles que não me compreendem. E paciência para não me entregar ao desânimo diante das minhas fraquezas!"
2 - "O mais difícil é ajudar em silêncio, amar sem crítica, dar sem pedir, entender sem reclamar ...
A aquisição mais difícil para todos nós chama-se paciência."
A paciência deveria estar entre os 10 Mandamentos de Jesus, até mesmo porque ele a perdeu, quando viu tantos vendedores em volta do templo do Pai.
Implica em ter calma, paz de espírito, equilíbrio e muitas outras qualidades do ser humano.
Não sou muito paciente e para mim, a meditação é um exercício. Meus pensamentos começam a ficar agitados e tudo que minha cabeça faz é não querer ficar em paz e focada na respiração, até que, acalmo a mente.
A velocidade de tudo e de todos atrapalham muito a tranquilidade, a serenidade e a mansidão. Como canta Lenine em sua música:
"...E o mundo vai girando cada vez mais veloz.
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós.
Um pouco mais de paciência..."
A paciência é a medida inversa da idade, quanto mais idosos, menos pacientes ficamos.
Exercite sua paciência para se acalmar no momento de estresse.
E tenho dito.
Acredito que nas escolas o ensino deveria ser focado mais na questão do caráter, deveria ser ensinado mais sobre ética, moral, respeito, civismo, patriotismo e como ser um cidadão melhor. Seria melhor minimizar o ensino religioso, e focar mais em outras matérias. Precisamos de menos religiosos e de mais pessoas de caráter e civismo.
Márcio de Medeiros-08/07/2021
