Faxina na Alma Carlos Drumond de Andrade
VELHICE ADIADA
Ombro a ombro, ele mais alto
Que ela, baixa de baixo salto
Numa amarração de vidas
Vividas,
Sentidas
Consentidas,
Que mesmo após a velhice,
A idade da rabugice,
Na cidade aperaltada
No passeio da fama do nada
Lembrando suas paixões,
Lá iam os dois amarrados,
Mirrados,
Num abraço de emoções.
Ei-los, chegados ao lar:
Dois jovens apaixonados
Em tempos de namorados
De corpos novos em brasa,
Lembraram a velhinha casa
Na mais louca das razões,
Os seus beijos de ilusões,
Trocados no seu amar.
A paixão andava no ar,
Já com pouco respirar,
Mas com um louco desejo,
Trocaram um longo beijo,
Ainda por cima,
Sem rima.
(Carlos de Castro, in Há Um Livro Muito Triste Por Escrever, em 16-11-2025)
As pragas e maldições de hoje, serão bençãos de amanhã, cada um tem o que merece, afinal cada oferece o melhor de si.
A política na realidade é um clichê e mesmo assim consegue manter o status quo e a uma casta de privilégios.
A natureza humana tem no seu bojo aplicativos da ingratidão, ostentação, alguns acreditam que são, mas na realidade estão.
As verdadeiras amizades não utilizam pessoas como se fossem capachos e isso é extensivo aos membros familiares.
Professor sempre será um mestre e jamais se considerará um especialista, exemplo de sabedoria em afirmar que é um eterno aprendiz para consevar a essência do transmissor social de conhecimentos adquiridos na longa trajetória da vida.
A felicidade está no seu interior, portanto, aproprie-se dela e lembre-se das agruras para galgá-la, afinal, tudo tem um preço, mas os valores são imensuráveis.
De vez em quando a insônia vibra com a nitidez dos sinos, dos cristais. E então, das duas uma : partem -se ou não se partem as cordas tensas da sua harpa insuportável.
No segundo caso, o homem que não dorme pensa:"o melhor é voltar-me para o lado esquerdo e assim,deslocando todo o peso do sangue sobre a metade mais gasta do meu corpo,esmagar o coração.
Esse papo de que "DEUS" tem de resolver todos nossos problemas; é ladainha de covarde que teme a luta! O céu é lugar para quem teme a justiça, e não para aqueles que se acovardam diante das injustiças, achando que nosso bom Deus é sempre o responsável pela falta de coragem dos covardes...
nenepolicia
Você já parou para ouvir os sons que te rodeiam diuturnamente...De manhã quando você se levanta, o que você esta acostumado a ouvir; durante o decorrer do dia o que sempre ouve, e a noite ouves o quê....Eu de manhã as vezes ouço passar o vento pela fresta de minha janela; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter acordado com seu soar, e assim me levanto preguiçosamente, respiro bem fundo e agradeço a Deus por mais um dia de vida e contemplo o brilho de mais uma jornada. No decorrer do dia escuto atento a voz suave de minha amada esposa que canta lindas cantigas enquanto está na lida, ou a bordar seus artesanatos, todo som é alegria... escuto pessoas que passam que estão a sorrir, outras quase escuto no seu silêncio a respiração tensa, sinto que tudo o que ouço parece sempre o mesmo som de todos os dias, mero engano, até o silêncio tem sua performance modificada e nada é sempre o mesmo. Agora quando a noite chega, eu escuto o silêncio que aos poucos caminha lento, e de vez em quando é rompido pela presa de passos que passam ligeiros pelas ruas quase desertas, e logo volta o silêncio tomando seu lugar na calmaria de meu cansaço e sono...outros, o silêncio trás a angustia e a solidão, sofreguidão daqueles que acostumaram com o som para embalar seu sono, repleto de sentimentos egoístas ou de algum arrependimento que lhes rouba o silêncio, que deprime a alma e mata aos poucos o som da vida dos hipócritas, que são consumidos pela insônia motivada pela vida desregrada ou desonesta que levam....ouvir a vida passando em silêncio não é para qualquer um, é o alimento daqueles que vivem plenamente e conseguem chegarem ao êxtase da paz, sem medo de novamente em outro dia não mais acordar!
nenepolicia
