Eu sou tudo e nada
Tudo que existe é porque foi criado. Tudo que foi criado é porque teve um início e presume-se que terá um fim. Deus não existe, Deus é.
Coragem, o remédio nem sempre é bem vindo pelo querer. Da mesma forma, nem tudo que a gente quer é o que a gente precisa. Por vezes a gente precisa de coisas que não queremos. Ficamos apenas no querer, mentindo para nós próprios, dizendo que precisamos disso e daquilo enquanto outras necessidades que são mais urgentes se tornam invisíveis à medida que nos perdemos nos desejos efêmeros. E fica nesse mimimi, apenas por medo e vaidade. Aprenda a saber o que você precisa, busque sabedoria e paciência. No mais, força e coragem. O remédio, no fim, fará bem. Dê o que você precisa a si próprio e depois se dê ao luxo de querer. Pense bem. Cure-se antes para viver. Rola mais. O que você quer é o que você precisa, no momento?
— Icaro Fonseca
Amanhã ela fará! Só que amanhã os planos mudam. Amanhã é um mistério. Amanhã tem tudo para ser, talvez. Amanhã ela quer fazer o que ainda não fez hoje. Hoje tem planos, talvez algumas realizações importantes já na história vivida, mas amanhã é o que mais conforta pois, a faz saber que o que está fazendo hoje tem um sentido, embora o medo do amanhã não vir ou se vir, vir sem sentido. Que sentido? O sentido de saborearmos a execução dos planos que ficaram para amanhã. Amanhã continua sendo um mistério. Até lá o receio e a esperança se enrolam, entre as vontades mal cuidadas.
Amanhã pode ser tarde, hoje pode ser tudo. Amanhã os planos mudam, hoje os planos é deixar os planos para amanhã. Amanhã chegou. Mesmo amanha chegando, o próximo amanhã continua sendo um mistério, um novo ar para a esperança. Ela deixou novamente para amanhã, deixou seus anseios e pressas por intensidades para amanhã. Amanhã será ô dia! Talvez. Toda vontade termina nos sonhos que são deixados para serem postos na realidade sempre amanhã. Sonhos que mudam à cada dia e a cada dia uma frustração por não ter tentado nenhuma delas, mas a esperança de fazer tudinho amanhã fundamenta o sentido de esperar amanhã. Hoje não, ela está cansada. Ora, cansa planejar! Assim a vida vai passando, sempre esperando um amanhã. Amanhã pode ser! Amanhã, melhor amanhã. A vontade continua e amanhã é um mistério. Amanhã quem sabe?! Amanhã ela fará. Amanhã chegou outra vez, os planos mudaram.
— Icaro Fonseca
E no começo de tudo, esse medo de errar, mesmo sob o fato de que vamos errar de qualquer jeito. Todavia podemos fazer o máximo possível para acertar de algum jeito, mesmo sob o inevitável erro. O que importa é o fortalecimento por meio das lasqueiras da vida, quanto mais forte, mais podemos nos dar o luxo de diminuir os erros diante dos mesmos acontecimentos e assim, portanto, usufruir o sabor de viver intensamente.
Veja você, acertando bem mais, sem perceber, nessas coisas que antes, você só dava mancada. E, prepare-se, em breve o difícil de hoje vai voltar amanhã sem que você perceba e, sem perceber, de tanto aprender a ser forte, vai vencer sem notar. Claro que nem sempre estamos bem e podemos voltar a errar em algo que já nem deveríamos fracassar mais; mas poxa, somos humanos, aceite a humanidade e aprenda a lidar com isso. Mesmo errando de novo após ter aprendido a não errar, entenda que você já soube não errar e isso já é crescimento em vista de antes. Reajuste-se.
Bom, a paciência é a mãe das virtudes e como eu mesmo costumo dizer: as dificuldades revelam ainda ainda estamos fracos. Contudo, aproveite para ver onde você ainda é fraco. Permita-se, seja faminto, mas vá de vagar. É só começo a cada momento final de cada instante, paciência, comece pela borda, com sabedoria chegará ao miolo do saber, seja no que for.
— Icaro Fonseca
Tudo que é nosso há de vir e se foi, volta. E resto é o que não vem e nem volta. O apego faz da distância algo cruel. Há todo tipo de apego na jornada. Pelo andar, surgem os fascínios.
E um monte deles são molestadores de alma que no disfarce da beleza, lançam feitiços sobre o corpo sensível aos encantos, mesmo sendo sedento de cegueira.
Entorpecido pelo encanto que me cega do corpo à alma, posso tropeçar e cair várias vezes. E, não obstante, também tem a queda do bem, ainda que incrivelmente dolorosa e confundida como uma das maiores desgraças, tem a mania de me distanciar daquilo que me desviava de quem eu sou. Do que sou.
E de fato, certas ''perdas'' me livrou daquilo que me desviava de quem eu sou.
— Icaro Fonseca
Se você só pensa no próprio umbigo e acha que já sabe de tudo nem precisa perder tempo lendo esse texto, sério mesmo.
Odeio falar sobre isso, mas por alguma razão deixo a reflexão aos que querem ajudar ou apenas lidar com alguém com sintomas depressivos na esperança de ajudar no mínimo uma pessoa por ai.
Jamais diga: não fique assim.
Jamais diga: você tem tudo que precisa, porque não valoriza?
Jamais diga: você tem que ter força de vontade.
(FORÇA DE VONTADE É UM PRODUTO FINAL DA CONDIÇÃO)
Jamais diga: você é doente!
Jamais culpe e demonstre reprovação.
Demonstre segurança, demonstre que as coisas estão em ordem, pacientemente se adaptando a situação a fim de ajudar, sem pressa. Mas com a espera de ajudar a cada dia.
Jamais cobre qualquer coisa que seja dessa pessoa. Durante o quadro, afinal ela não é bem ela mesma, ela é um transe de uma situação que ela não controla; coloque isso na cabeça: ELA NÃO CONTROLA.
Jamais fique com raivinha dela por alguma atitude que ela possa vir a tomar ou até mesmo deixar de tomar devido a situação. Ela não consegue fazer diferente.
Se você não se importa, não precisa desprezar, apenas fique na sua, não atrapalhe ainda mais, sério mesmo. Mas se você realmente que ser uma luz na história de vida da pessoa que passa por isso, não cobre nada dela, segure na mão dela e diga que ela não está sozinha, faça um esforço para ajudá-la a procurar ajuda, sem forçar a barra. Por mais que ela pareça não estar nem ai pra você enquanto você tenta, ela está sim. Ela tem consciência apesar do estado inerte do padrão. Dê o que ela gosta, quando ela pedir.
Parece até mimo, mas entenda, ela está num estado onde a vida não é nada além de um inferno onde tudo já deu o que tinha que dar. Tenha paciência e faça sua parte, isso não dura para sempre.
Se sentir amado e importante por gente que não cobra, entende e não nos vira a cara, tem uma parte importantíssima e fundamental durante o tratamento de quem se encontra no estado deplorável da consciência. Isso cria, sozinho, com o passar do tempo e do tratamento todo o autoajuda na cabeça dela, por ela mesma sem você precisar encher o saco dela, mesmo que seja com boas intenções. Estude, busque conhecimento e ame.
Que sirva para pelo menos um, afinal hoje em dia muitos não estão nem ai paras as pessoas, fingem estar para parecer bonzinhos para os outros. Mas como ainda acredito em gente decente, espero que este recado ative uma reflexão e uma busca por sabedoria caso se deparem com alguém depressivo e digno de ajuda. Respeite o direito dela quando ela quiser ficar sozinha, mas evite que ela queira isso durante todo o dia, fique perto, mesmo que sutilmente, não force a barra, mas demonstre presença.
Eu sei que dói na gente aprender lidar com o depressivo, mas veja bem: qual o aprendizado que você tira sobre isso?
Nosso sofrimento nos humaniza e desperta nossa consciência para um mundo bem além do egoísmo e dessa babaquice da ideologia da auto-suficiência que só tem gente frustrada e doente como adepto. Ajudar faz bem para quem ajuda e para quem é ajudado, basta aprender ajudar e aprender a observar a riqueza que geramos em nós mesmos ao ajudar. Não vou explicar, quem ajuda sabe.
Comam muitos chocolates, hehe.
A fase não dura para sempre, muito menos sua vidinha aqui na Terra.
– Icaro Fonseca
Boa Noite
Seu dinheiro pode comprar quase tudo, inclusive sua sepultura, agora um amigo, não se compra.
Ale Villela✍️
Sensibilidade é o nome que se dá à pessoa, que tem o poder de sentir tudo e todos que a rodeiam, que consegue captar com certa naturalidade o estado de ânimo do outro, às vezes só pelas palavras grafadas num papel...
Cuidado! Os poetas fogem a essa regra, são possuidores de um passaporte especial, aceito em todos os sonhos e lugares, por vezes viajamos sós, outras somos acompanhados por amigos que se identificam conosco. Compartilhamos, sentimos uma vontade louca de escrever o que nos vem a mente.
Não precisamos de "vistos", apenas sermos vistos.
SENSAÇÕES.
Éramos assim, fazíamos tudo, ou quase tudo juntos. Compartilhávamos dos pequenos aos grandes prazeres, coisas que os casais já não o fazem. O jogo se chamava sensações, se colocar no lugar do outro para sentir.
Não há como se obter respostas sem agir assim.
Desde o início estava combinado, surgiu espontaneamente, quando a primeira pergunta foi feita. Diante de uma imagem o questionamento veio, daí para frente foi ping pong.
O divertimento nunca é planejado, a graça está na surpresa. Passou assim a ser algo secreto, um código entre duas pessoas, só elas saberiam o que estava por trás das respostas.
Os livros eram iguais, cada qual lia um trecho, ao menor silêncio, era a dica para que o outro continuasse, hora sim, hora não, teciam comentários, como se ao livro agregassem páginas ainda mais interessantes.
A leitura era cadenciada pelas batidas do coração, frente aos fatos mais intrigantes, o peito arfava, a respiração se apressava, escapando algumas interjeições, um “nossa” aqui, outro “e agora”?, acolá.
Os mundos ficavam pequenos, cabiam dentro do abraço e o livro por testemunha.
Haviam trapaças sem maldade alguma, enquanto um lia, o outro corria o olhar pelo capítulo seguinte, sem perder o fio da meada, apenas risos baixos, abafados.
_Volte aqui, não se adiante.
_Voltei, foi só um pulinho.
A risada era geral, harmonia sem igual.
Quando o livro acabava, sempre havia aquela sensação de vazio.
Ela se perguntava, antes de abrir uma nova página...
...Será que ele virá?
Ou terei que ler sozinha e imaginá-lo de novo?
_Livros são assim, sempre nos despertam a imaginação.
_Ou imaginamos e os criamos?
_Eis a questão...
...Sua vez de ler.
“”Tenha em mente tudo o que pretende realizar, pois até mesmo uma falha pode mudar o contesto concreto da sua essência.””
Se fizesse tudo diferente ,não conheceria as mesmas pessoas, lugares, vidas, culturas e amores que conheci. A vida é feita de escolhas quando você dá um passo para frente inevitavelmente alguma coisa fica para trás.
Tudo se refaz quando a gente acredita.
Um novo dia, novas emoções, novas metas.
Acreditar é dizer: eu posso, eu consigo, tudo vai dar certo!
Feliz terça-feira a todos!
Tudo o que Deus faz é ver-nos e matar-nos quando ficamos chatos. Nunca, em caso algum, devemos ser chatos.
A juventude é Conhecida toda vez que ainda acho tenho tempo para fazer tudo depois do dia de hoje e que ainda sou capaz de tudo poder fazer... Devagar aos poucos mais ou menos!
A felicidade é uma palavra que fala,
com o seu coração.
Tudo o que você precisa já esta dentro de você
apenas precisa germina-la
São em pequenos atos que buscamos a felicidade
Portanto são nas pequenas coisas que a grandes motivos
para ser feliz
Ninguém é digno do oásis se não atravessar o seu deserto
Não podemos colher amor se não plantarmos amor.
- Relacionados
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Poemas Quem Sou Eu
- Quem sou eu: textos prontos para refletir sobre a sua essência
- Frases de feliz Ano Novo para começar 2026 com tudo
- Eu sou assim: frases que definem a minha essência
- Nada Acontece por Acaso
