Eu sei Dividir os Dons que Deus me Deu
“Como é que se diz eu te amo?” – Não foi só Renato Russo: Todo mundo, em algum momento da vida, já se fez essa pergunta. O amor pode se converter em palavras, mas em tantas outras coisas também. E –em se tratando de amor e afins – acho que as palavras se tornam obsoletas, inúteis, insuficientes. Até porque já me disseram ‘eu te amo’ de tantas formas.
Aquecendo meu café, saindo mais cedo pra me dar uma carona, me abraçando forte. Me fazendo cafuné. Elogiando meu cabelo. Me trazendo inspiração de presente. Me dando o lugar na fila quando eu estava apressada, segurando meus livros no ônibus quando não havia lugar para sentar, tomando minhas dores numa discussão, deixando-me à vontade em minha solidão quando precisei. Já recebi amor embrulhado pra presente.
Já me disseram eu te amo com um simples sorriso – e foi tão melhor do que aquelas três palavras. Já me trouxeram amor em forma de consolo, em forma de beijo, em forma de bronca. Incrível como o amor pode ter tantas formas e ser sensacional em todas elas.
Por isso é tão injusto culpar alguém por não conseguir converter o amor em palavras quando consegue convertê-lo em tantas outras coisas mais bonitas, mais sinceras, mais autênticas. É triste condenar aquele que não sabe traduzir o que sente em palavras quando é mais conhecedor do amor que tantos poetas habilidosos.
Em um mundo em que o amor é tão banalizado, em que dizer “eu te amo“ se transformou numa simples forma de puxar assunto, ser amado em silêncio é um privilégio – porque, curiosamente, a verdade do amor se revela melhor sem palavras. Pequenas gentilezas traduzem-no melhor que qualquer verso de amor exagerado. Ceder numa briga é mais belo que qualquer buquê de rosas vermelhas – que, em poucos dias, estará murcho e jogado numa lixeira.
Nesse mundo em que expressar-se deixou de ser uma necessidade para transformar-se em obrigação, aprender a respeitar o silêncio do outro faria bem às nossas relações. E aprender a ler o silêncio do outro faria bem à nossa alma –pois o silêncio pode dizer tanto se a gente tiver sensibilidade pra ouvir.
Cabe-nos parar de condicionar o amor a um milhão de versos, de verbos, de alianças, de declarações públicas clichês, de atitudes pré-concebidas. Valorizemos quem “nos ama calado, como quem ouve uma sinfonia.”Porque o amor genuíno tem um milhão de sentidos – cada um mais intraduzível que o outro.
Hoje eu queria falar de pressa, da urgência que temos das coisas e de culpa – culpa por não querer protelar as emoções. Na verdade, nesse momento, quero me ater ao discurso sobre o amor, ou melhor, à urgência que temos de amar, sem nos preocuparmos com julgamentos. De tanto amar errado, percebi que estamos muito mal acostumados com os padrões. Por exemplo: se conhecemos alguém, e em menos de 24 horas sentimos vontade de casar com essa pessoa, nos culpamos, pois aprendemos que mostrar interesse rápido por alguém nos faz perder o respeito do outro, nos faz parecer franzinos. Se nos encantamos no primeiro encontro, e saímos por aí divulgando isso aos quatro cantos, com um sorriso de fora a fora no rosto, somos precipitados, imaturos, iludidos. E é sempre assim: para a grande maioria, relacionamento só dá certo se um dos dois se faz de difícil. Teorias que não passam de teorias, apenas.
Não tenho tido muita paciência para ficar na fila do “mais do mesmo”. Talvez por isso tenho pedido menos conselhos, lido menos livros de autoajuda e me comparado menos com os outros. Levantei a bandeira, joguei a toalha, entreguei as cartas, saí fora dessa redoma que acha que felicidade é produto, que pode ser fabricada, que tem fórmula pronta – fórmula da indiferença, da cara feia, do nariz empinado.
Queria muito entender porque damos tanta importância ao que os outros pensam. Isso é cultural, eu sei. Vivi assim por anos. O que me intriga é ver essa seita com milhares de seguidores fiéis – milhares de pessoas que deixam de dizer ‘eu te amo’ porque isso só se pode dizer com o passar do tempo. Acho isso tão cruel: abafar felicidade. Acredito piamente que temos mais é que dizer as coisas no momento em que estamos sentindo. Sufocar emoção dói, angustia, nos traz um falso ar de superioridade – eu disse ‘falso ar de superioridade`. Deixar de dizer o que se sente não faz ninguém mais forte. Não existem argumentos para essa defesa. O problema é que pensar assim, sozinho, é complicado. Se o outro não entende e prefere dar valor a quem se faz de difícil, a quem deixa o ‘eu te amo’ entalado por tempos na garganta, é natural que você balance, titubei, chore, perca forças…Mas uma coisa é certa:nada dói mais que mentir pra si mesmo.
O meu lado secreto
Eu nunca deixarei você ver
Euo mantenho preso, mas não consigo controlá-lo
Então fique longe de mim
A fera é feia
Eu sinto a raiva e eu simplesmente não posso suportar isso
Está arranhando as paredes
No armário, nos corredores
Isso acorda e eu não consigo controlá-lo
Escondendo embaixo da cama
Em meu corpo, em minha cabeça
Por que ninguém vem e me salva disso? Faça isso acabar
Eu sinto isso lá no fundo
Está logo debaixo da pele
Eu preciso confessar que eu me sinto como um monstro
Eu odeio o que me tornei
O pesadelo apenas começou
Eu preciso confessar que eu me sinto como um monstro
Eu, eu me sinto como um monstro
Eu, eu me sinto como um monstro
Eu mantenho meu lado secreto
Escondido atrás de chaves e cadeados
Eu o mantenho preso, mas não consigo controlá-lo
Porque se eu deixar ele sair
Ele vai me despedaçar, me derrubar
Por que ninguém vem e me salva disso? Faça isso acabar
Eu sinto isso lá no fundo
Está logo debaixo da pele
Eu preciso confessar que eu me sinto como um monstro
Eu odeio o que me tornei
O pesadelo só começou
Eu preciso confessar que eu me sinto como um monstro
MUDOU?
Eu não acho
que as pessoas mudem.
Só se iludem,
se desiludem.
Aprendem
desaprendem.
Para mim desilusão
não afasta
não mora nela a razão.
É desistir o que basta.
Pode ser bom
pode só parecer,
mas será esse
um ato perfeito.
O afastar não parece
o melhor dos fatos
Só demostra uma falha.
De quem, eu não sei.
É sempre mais fácil
Jogar a culpa no outro.
Dizer que ele mudou
Dizer que aquilo passou
Dizer que nada sobrou.
Hoje eu sou um figurante diante de estrelas, talvez amanhã eu seja uma estrela diante de figutantes.
Agora não consigo te escutar, mas amanhã quem sabe eu te encontre naquela mesma hora, mundo afora, sem demora, em qualquer lugar?
Eu não sou uma pessoa fácil de lidar, e eu não sou de me aproximar de ninguém e muito menos de deixar que se aproximem de mim. Porque eu sou como uma montanha instável, entende? Que a qualquer momento pode desabar e derrubar tudo a sua volta, devastar totalmente tudo oque estiver perto. Eu sou bem complicada, sonho em ser amada mas não acredito que isso possa acontecer, eu sou totalmente inconstante. Minhas idéias mudam de uma hora pra outra, meu humor também. Eu sou uma caixinha de surpresas que nem sempre revela coisas boas e muitas vezes eu só sei causar o caos na vida das pessoas. Eu sou uma bagunça, sou completamente bagunçada, feita de pedaços, de cicatrizes e erros. E a insegurança é oque me sobrou, sou cheia das incertezas. Meus passos são tortos, e eu caio. Caio muito. E as vezes, quando eu caio, eu derrubo quem ta caminhando comigo, eu sou tipo um efeito dominó, entende? Que ta de pé e de uma hora pra outa cai e te leva junto.
Mesmo que se passem 10, 20, 50 anos, eu não me esquecerei de você. Mesmo que eu me case com outra pessoa, e viva a vida inteira ao lado dela, eu ainda lembrarei de você com saudades escrita nos olhos e mesmo que eu esteja velha, sozinha e triste, eu ainda lembrarei dos nossos momentos e darei risada sozinha. Porque meu coração sempre se lembrará de você, e se o coração lembra, a mente não tem como esquecer, é fato que eu passei noites em claro chorando a sua ausência e sentindo a sua falta, mas eu não poderia esquecer da pessoa que mais fez meu coração feliz, você alegrou minha existência, mas você me matou quando foi embora.
Eu quero estar contigo, entende? E eu não quero só estar contigo, mas quero também te fazer carinho, te cuidar, proteger, fazer bem, ser seu bem, seu ponto de força, sua motivação, sua vida, sua. E eu quero acordar contigo e te dizer todos os dias antes de dormir, que quando você acordar, eu ainda estarei do seu lado, e se você quiser, daqui anos, você olhará pro seu lado e eu ainda estarei lá. E eu, eu.. sou tão anti-social, sou complicada e difícil de lidar, tenho defeitos e erros, e tenho dificuldade de me aproximar das pessoas, mas com você eu perco todos os meus medos, porque você pra mim é o meu porto seguro, meu foco. Você é tudo aquilo que faz a vida ficar melhor, e eu, meu amor, ah, eu queria tanto que minha vida fosse ao teu lado.
Eu te amo por cada jeito seu, cada gesto, cada mania, cada riso, cada alegria. Mas eu amo também por cada momento difícil que esteve ao meu lado, por cada fraqueza, cada estresse, cada desentendimento. Por tudo que fomos, somos e ainda seremos. Te amo por cada lágrima minha que você curou com um sorriso, te amo por cada noite que passamos compartilhando mensagens, momentos, sorrisos bobos. Te amo por cada briga que acabou no eu te amo, por me aceitar com todos meus erros, minhas birras e tpm’s. Te amo ainda mais por você ter aparecido na minha vida e ter me feito ver que o amor ainda existe, que ainda é possível acreditar na possibilidade de ser feliz. Eu te amo por tudo que você é pra mim e por tudo que ainda será.
E a única coisa que não podem me dizer, é que eu não aproveitei cada oportunidade oferecida. Como sempre digo: "a vida é feita de oportunidades e alguém sempre vai aproveitar as que você deixou passar". Viva mais. Sorria mais! Nunca se sabe quando alguém vai se encantar com o seu sorriso. Descarte pessoas que só lembram de você quando precisam, não seja o plano de B de ninguém, mas se for, comece pela letra "A" de abusar, pule para "D" de desfrutar e termine na letra "R" de recomeçar. Seja recíproca com as pessoas, não dê a segunda face, pague na mesma moeda. Ah mais não fique com o troco. Afinal ninguém gosta de esmola, ainda mais esmola de sentimentos. E se não for pra somar. Manda sair da conta.
Hoje foi um dia difícil
E tenho trabalhado como um cachorro
Hoje foi um dia difícil
Eu deveria estar dormindo como uma pedra
O tempo.
Dizem que o tempo é o nosso melhor amigo, eu acredito que sim, mas é também aquele que te faz enxergar claramente as coisas. O tempo dá e retira. Alerta e se esquiva a ajudar. De alguma maneira ele pode vir a atormentar ou a apaziguar. Você pode correr ou permanecer sentado, não importa o que você quer, enquanto ele não determinar e vir de encontro a você, nada irá acontecer. Paciência, sabedoria e calma, andam ao seu lado, são as suas companheiras. Reconheça que tudo o que possuímos, adquirimos ou mesmo perdemos é por causa da espontânea vontade e lealdade do que tem que ser, vindos trazidos pelo TEMPO.
(Thaís Fernanda)
Nesse momento, a felicidade esta instalada em meu coração...
Creio eu, que ela veio de "mala e cuia", veio pra ficar.
GRANDEZA.
Engraçado
como a grandeza
seduz o homem
e o coloca na cruz.
Há muito eu percebi
que não tenho tendências
de agir em superlativo.
Prefiro ficar pequeno,
sem deixar de ser ativo.
Prefiro o difícil
Imagine ser perfeito.
Uma vida que só
precisa ser possível
Viver deveria ser qualitativo,
modular a intensidade
Fazer o belo de se ver.
Procurando viver
sem se matar
sem querer morrer.
A arte de viver
se confunde
Com a arte de amar.
Robin Willians
Morreu alguém
Que eu amava
Pelo que dizia.
Sempre sorrindo
O conheci quando falou
de igualdade, tolerância
gritando bom dia no rádio
Em meio a um guerra.
O vi fraco e sem graça
Traído pela esposa
Amado pelos filhos
Infantil atormentado.
Viveu um amor terno
Onde nem se acredita em amor
Morreu e o céu abandonou
Buscou no inferno o amor eterno
venceu ao desistir de desistir.
Fez um médico dedicado.
cuidado com o amparo.
Amou o ser humano preocupado
com o ser e com o reparo
atingiu a alma quando sorriu.
Nasceu máquina imortal
boa e ingênua evoluiu
Se tornou frágil casou
Sofreu de amor e riu
Se fez humano e belo morreu.
Lembrança genial
Engraçado cientista
Personagem infantil
Criador de uma goma viva
Fazer rir sempre sorriu.
Apaixonante professor
Terapeuta de gênios
Conhecia sua dore.
também foi gênio que se foi
Abandonou tudo por amor.
Todo palhaço tem por baixo
Da maquiagem de sorriso
um rosto triste implacável
Desespero em fazer sorrir
é antídoto de sofrer durável.
Assim não serei triste
Pelo solitário desfecho.
Como fim de filme que é drama
A cortina se fechou
saudade em lagrimas se ama
foi só um show.
Que se confunda a verdade
Com a arte pois hà arte na verdade
Entender, em cada parte há o belo
o contrário também se faz
opção pelo belo é ter paz.
Dante Locateli
Meu Primeiro Amor
Eu conheci ela na igreja , uma garota linda , ela era apaixonada por mim , eu não notava ela , até o dia em que ela veio e falo cmg , " prazer taina " quando eu a vi , olhei o sorriso lindo dela , me apaixonei logo na primeira vez que a vi.
O tempo foi passando , ela me adicionou no face é foi me conquistando aos poucos , ela sabia o que fala , ela sabia o que eu queria ouvir , ela era perfeita pra mim , então eu comecei a ir na igreja só pra ver ela , até que um dia eu levei ela pra casa , e lá na frente da casa dela , aconteceu nosso primeiro beijo , e nesse dia ela roubou uma parte do meu coracão.
