Eu Queria Saber Coisas que Rima com Lais
Esse clima de verão me faz lembrar das minhas antigas férias. Tardes jogadas no tempo ao som de desenhos animados e filmes de ação, comida de todos os lados, uma preguiça sem fim. Minha expectativa para comprar o material escolar era imensa, lembro-me detalhadamente do cheiro da papelaria. Ainda fico ansiosa com detalhes, sinto o friozinho na barriga de pensar na véspera de volta às aulas. Último ano. Sei que vai deixar rastros. Último ano. Sinto em meu sangue mais uma nova responsabilidade. Último ano. Queria voltar a ser um feto indefeso e semi-formado, no ventre da minha mãe.
Preciso tanto de um abraço caloroso e um colo aconchegante, de um beijo interminável e dois olhinhos intrigantes olhando em minha direção. Eu preciso sentir você. Preciso ouvir reclamações diárias de uma alma necessitada de atenção, de uma grama verde e de um céu azul com a melhor companhia que alguém jamais terá. Eu preciso sentir você. Preciso de poucas palavras sussurradas em meu ouvido capazes de transformar o céu mais cinzento em um dia cheio de luz, preciso reduzir distâncias, aumentar algo que já é infinito: o amor. Eu preciso sentir você, melhor coisa que me acontece todos os dias.
Viva hoje, pois o amanhã pode ser tarde demais, nossos sonhos precisam ser realizados o mais rápido possível.
Confesso que ao passar do tempo, algumas emoções cessam. E o meu desejo voraz de escrever resolve brincar de esconde-esconde consigo mesmo, trancando-se em um armário escuro em alguma parte do meu cérebro.
Não acredito em predestinação. Mas acredito em vidas passadas e em vidas futuras após a morte. E reconheço que ambas as coisas não estão interligadas ao destino. Não acredito em religião. E quanto mais eu a conheço, menos tenho vontade de segui-la. Eu acredito em fé. Fé em qualquer coisa. E confesso que gostaria de senti-la com intensidade.
Sei que ando com vontade de mudar o mundo, queimar os impostos, e por que não o governo? A sujeira embaixo do tapete, da cadeira, da conta bancária. Mas acima de tudo, vontade dar uma pancada na cabeça do povo brasileiro, pra ver se ele acorda e larga de achar que burrice serve para algo, além de retardar o crescimento individual e público. A população merece o governo que tem. E vice-versa.
Hoje percebo quão falta faz a presença dos meus amigos em minha vida. Era estranho passar mais horas com eles do que comigo mesma, porém quando tudo acabou, eu senti. Senti falta das aulas jogadas fora, com direito a coral estudantil e uma professora de inglês que nos achava lindos... “Sometimes I feel like I don’t have a partner, sometimes I feel like my only friend. It’s the city I live in, the city of angels, lonely as I am, together we cry.” Senti falta dos planinhos, abraços comunitários, estresse pré-peça, pré-prova, pré-cola. Saudade da velha rotina, dos horários, da irresponsabilidade e do icegurt. Sinto falta das conversas, dos dias sentados sob a luz do sol, das partidas de uno. Saudade das personalidades distintas, dos amigos fiéis e daqueles não tão fiéis assim. Cada partícula daquelas pessoas hoje me faz falta. Faz falta porque já não as tenho. Faz falta porque agora é tudo diferente. E novo, de novo.
É preciso muito mais do que somente amor. Somente amor? Como assim, somente? Amor é imensidão. Entretanto, amor em um relacionamento torna-se um dos ingredientes principais para a receita dar certo. É preciso respeito, companheirismo, amizade. Há algo melhor do que namorar seu próprio amigo (a)? Rir dos defeitos irrecuperáveis e sutilmente belos do outro? É preciso cumplicidade. Colo. Chão. O amor complementa todos os outros fatores necessários. Os Beatles que me perdoem, mas love isn’t all you need.
Certa vez um amigo meu depois de brigar com a namorada me perguntou:
- Por que esta saindo água dos meus olhos? oque é isso?
Eu lhe respondi:
- Isso Acontece: com decepção, medo de perder o que você ama ou tristeza, mágoa. O que eu digo é chore mesmo guardar essa tristeza num ajudar em nada só vai deixar você mais rancoroso e amargo. Não adianta tentar ser forte o tempo todo meu bem, todo mundo sofre e ninguém deveria se envergonhar ou segurar o choro pra mostrar que é forte, somos humanos e nos machucamos as vezes, é a vida!
- Paz. Não existe nada que seja melhor do que sentir paz. Se existe algo ou alguém que impede de sentir ela, por favor se afasta pois ninguém tem o direito de roubar a paz de ninguém, se alguém rouba ela de ti é porque você deu permissão e ousadia pra tal coisa te fazer sentir desse modo.
Iludidas são as pessoas que se doem e pensam que tudo são com elas, meu bem, "me desculpe", mas o mundo não gira em torno de você. Vê se aprende.
- Quem não luta pra conquistar o que quer com seu esforço, sempre vai depender dos outros. E vai por mim, não é legal!
Moça entenda nem todo mundo tem um coração igual ao seu, nem o pensamento igual ao teu então, pare de se importa com os maus julgamentos das pessoas ao redor, afinal cada um só dá o que tem.
Preciso falar que foi um equívoco. Jamais terá uma explicação plausível para esse "acaso" que você diz existir. Percebeu? Voltei a não acreditar em acaso. Logo eu que tinha dito que acreditava porque você também acreditava. Voltei a não imaginar nosso encontro, a não pensar em como deve ser tua voz, teu hálito, teu beijo.
Eu já nem te vejo mais em meus sonhos. Porém ainda te escuto sussurrando em meu ouvido com John Mayer tocando ao fundo. Ainda procuro nas costas de rapazes sinais que pareçam a galáxia que eu enxergava toda vez que tiravas a blusa. E ainda penso de que forma tragas teu cigarro, e como o segura entre os dedos como se fossem o pedaço de alguém que nunca sairá de dentro de ti. Quisera ser eu. Quisera eu estar entre teus dedos, percorrer teu pulmão, te fazer viciar em mim, e te matar aos poucos, consequentemente. Mas nem assim você correria para uma loja e me compraria. Você não me inalaria. Seria saudável. Usaria um adesivo daqueles de quem deseja parar de fumar. Fugiria e nunca mais voltaria. Se afastaria de qualquer um que tivesse meu cheiro. Talvez me trocaria por algo mais forte, se perderia no tal. E eu seria apenas algo na tua vida, entre tantos.
"Seria". Palavra um tanto irônica, observando nossa história toda contada no passado como se nunca tivéssemos um presente. Talvez porque nunca tivemos. Provável porque nunca teremos. Você deixou claro no momento em que me escreveu coisas falando sobre o que tínhamos. Assim, no passado mesmo. Não dando chance ao futuro, e nem oportunidade ao presente. E não refresque minha memória contando as vezes em que eu tentei te deixar. Não pense que eu fui por não te amar. Adorar. Amodorar. Eu fui por saber que nem presente fomos. Que dirá futuro. Mas é. Fomos passado até agora. E mesmo estando nesse exato momento, eu não sei falar "somos".
Acabou desde o início.
Aah, mais nada melhor do que ''enxergar'' um todo. Conhecer novas trilhas, enxergar por outros lados. Ainda bem que acordei a tempo, tempo de ser Feliz!
Estar com alguém errado muitas vezes tapa nosso bom senso e nos faz esquecer que ainda existem pessoas cativantes e espetaculares. Ainda bem que eu acordei a tempo; tempo de ser feliz!
