Estado de Alma
Cidade do amor fraterno?
Muito triste presenciar um estado de desordem numa cidade que amamos, cuja paz social foi um processo de construção em tempos de outrora; construir um estado harmonioso num território é um processo paulatino; edificar é um somatório de ações, de lutas constantes; de compromisso comunitário, onde seus atores de unem em prol de uma causa justa, de um objetivo comum; um território violento é sintomas de altas taxas de criminalidade; violência é um somatório de negação de direitos sociais; quando se nega saúde e educação de qualidade, quando não se revitalizam espaços públicos; quando a fome ainda agride o fundamento da dignidade humana. A isso chamamos de violência; esse estado omissivo e absenteísta do Poder público conduz aos altos índices de criminalidade, um conjunto de infrações penais, levando a criação da relação entre Direito Penal e Economia; ninguém deseja fazer investimentos em territórios violentos; as pessoas não querem ficar nem morar em territórios violentos. Cuidar do Território exige amor e compromisso ético.
Uma hora a gente cansa. Cansa desse vazio, desse estado de não ter nada, desse silêncio que já não traz paz, das pessoas que não nos ligam, não nos procuram, dos amores que nunca saíram da nossa imaginação. A gente cansa das músicas, das memórias e até mesmo dos pensamentos; cansa de dormir, cansa de ter que ficar acordado, de ter que aguentar mais um dia. A gente cansa dos amigos de mentira, cansa do celular que nunca toca, e do vazio que grita. A gente cansa.
A felicidade, assim como a tristeza, é um estado de espírito; uma é nada mais que a ausência da outra, e ambas nos visitam vez em quando.
Ou o Estado resolve integrar em seu organismo social os sindicatos profissionais ou mais cedo ou mais tarde terá que sucumbir sob os assaltos do sindicalismo revolucionário.
*A minha existência é como um flash de luz sensitivo que irá se apagar no estado de anulação total de minha existência, é como o reflexo do espelho que reflete ilusões existênciais, eu falo que a magia da matéria é deixar registrado duas pessoas que a morte separou em física quântica, papéis, quadros, desenhos e rochas, mas no final a morte é um fato que não tem como ser evitado por meios naturais. Em matéria neutra todo organismo vivo sucumbi a escuridão total da inexistência. Nasci para viver o ciclo da vida e estou fazendo parte da existência e tudo que faço e natural, sinto a energia de Deus vibrando sobre meus átomos é a pura sensação de existir. A espécie humana vive paralela e corrompida em suas bolhas paralelas de pensamentos e domesticação sempre foi assim a ordem através do caos, viver é tão complexo e fácil ao mesmo tempo que minha alma e espírito magnetiza toda essa vida. Acredito que todo sonho daria um filme, são tantas projeções do cérebro enquanto dormirmos que seria um filme sem fim, tipo a energia do sonho se transformando em matéria*
Rio Grande do Sul
O Estado,
Do Rio Grande do Sul,
De um lindo céu azul,
De um tempo nublado,
Em meios aos seus
Dias passado,
Nesse temporal,
De escuridão,
Onde em cada cidade,
Chora e lamenta,
Pela sua destruição.
Uma cidade,
Que virou um oceano,
Onde a vida e a natureza
Desabilitou os teus planos,
E nessa correnteza,
Onde o barco passeia,
Na esperança de um tempo onde o sol tudo
Clareia.
É muito triste ver
Essa cena,
Na poesia do seu poema,
No versar de lágrimas
Que se acena,
O que será o seu dilema?
Em meios a tantos problemas.
Nesse clima da inteireza,
Que retrata a sua pobreza,
Em todos os sentidos
Da vida,
Da alma do coração
De tantas coisas perdidas.
Mas porém há uma esperança movida,
No coração de que tem
Uma fé acrescida.
Quem lê que entenda
O mundo de sua agenda.
De uma omissão,
Do homem repreensível,
Deixando a vida
Acontecer nesse nível,
Em nosso Brasil,
Onde tudo é possível,
Nesse momento terrível.
Esse Estado,
Que convive com o retrocesso,
De uma política
Sem progresso,
Com o coração abatido
O povo não tem
Mais o livre acesso.
Poeta Mbra ✍️
Direitos Autorais Reservados .
D.A.9610/98
Brasil🇧🇷
Ele [o Estado] assumiu uma vasta massa de novos deveres e responsabilidades, expandiu seus poderes até penetrar, secretamente, em todos os atos dos cidadãos. Ele começou por lançar em toda parte, operações com a alta dignidade e impecabilidade de uma religião de Estado. Seus agentes se tornaram uma casta separada e superior, com autoridade de prender e soltar, aprovar ou desaprovar todo produto. Mesmo assim, como foi desde o início, ele continua sendo o inimigo comum de todos os seres humanos bem-dispostos, produtivos e decentes.
A vida está em um estado de constante movimento. Algumas portas se fecham para que outras possam se abrir. Todas as noites são seguidas pelo dia. O que torna a vida incrível é exatamente isso: a mudança e as novidades que ela traz. Não importa o quanto gostamos de estabilidade, há sempre uma parte de nós desejando mudança. É possível ter esperança sem nenhuma novidade? Sempre que você se sentir incapaz, separe um pouco de tempo para recuperar suas forças e, depois, abra essa nova porta. Quem sabe quais surpresas esperam por você?
“Sentimento nada mais é, que um estado ou condição psicológica, onde se manifesta através de ações, gestos e demonstrações diretas, originadas das pulsões de afeto ou aversão, seja de amor ou de ódio, não tem como esconder quando se sente, pois quem ama declara constantemente com ações, palavras e agradecimento, mas quem não sente amor e nem ódio, não faz questão se quer de demonstra-ló”
FALSA ATARAXIA
Para os filósofos estóicos, a ataraxia era um estado de imperturbabilidade emocional, alcançado através da aceitação serena dos eventos da vida e do controle das emoções. De modo geral, a ataraxia é um estado de paz interior e equilíbrio emocional que permite ao indivíduo viver de forma plena e feliz, independentemente das circunstâncias externas.
Na sociedade moderna, vemos com frequência uma espécie de “ataraxia”, só que passiva diante da realidade. No entanto, a ataraxia em sua essência não simboliza passividade ou conformidade, mas uma mente serena que pode agir diante do problema através de circunstâncias mais racionais e efetivas.
Confundimos a ataraxia com conformidade, passividade, submissão ao que nos incomoda. “Ah, mas vai ficar tudo bem”, “é sobre isso e tá tudo bem", “deixa pra lá, vai passar”... Existe um “tanto faz”. Nos acostumamos a fugir da realidade.
Na cabeça da sociedade moderna, não temos recursos de mudança, nem os buscamos, talvez não possamos. Tanto faz ter saúde como ter doença? Tanto faz ter um teto como viver na rua? Tanto faz ser amado como assediado? Tanto faz estar vivo como estar morto?
A enxurrada de informações que recebemos diariamente de certa forma nos impede de enfrentar os demônios internos e externos. Não que não possamos, mas é muito mais fácil sair para beber, usar drogas ou passar horas vendo memes na internet para esquecer que estamos definhando aos poucos.
Para Schopenhauer, aqueles que tentam fugir da realidade estão apenas adiando o inevitável confronto com a dor e o sofrimento da vida. Contudo, passar por esses desafios pode levar a dois caminhos: um de força e outro de trauma.
É aqui que entra o fato de que assim como há uma fuga e enfrentamento, há também duas formas de enfrentar o problema quando se escolhe fazê-lo: acumulando os males ou buscando uma saída racional e efetiva. Temos a opção de nutrir a verdadeira ataraxia dentro de nós e buscar soluções definitivas para nossos problemas. Não há como ser efetivamente feliz quando a solução para o problema é negligenciada.
A felicidade é um estado de espírito que se conquista quando aprendemos a valorizar o que temos ao invés de buscar o que ainda não temos .
A reflexão tem o poder de nos levar a um estado de profunda introspecção, trazendo clareza sobre os caminhos mais diversos que podemos seguir. É algo natural da vida, pois viver em um ambiente onde todos seguem as mesmas diretrizes pode tornar-se completamente robotizado. As frases de reflexão são uma forma de estimular esse processo de reflexão e trazer à tona questionamentos e pensamentos que, muitas vezes, são esquecidos ou suprimidos pela rotina do dia a dia.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de Alma Gêmea
- Deus, me dê forças para suportar: frases que fortalecem a alma
- Plante seu jardim e decore sua alma
- Alma Gêmea
- Os Olhos São as Janelas da Alma
- Grata e abençoada 🦋✨: frases para nutrir a alma e agradecer a Deus por tudo
- Versos de rodeio para alimentar sua alma sertaneja