Espiritualidade
Através da prece feita com fé, entramos em conexão com Deus…
O valor e a eficácia da prece e das pessoas que passaram em nossas vidas!
Hoje gostaria de falar um pouco sobre a prece. Interessante como não paramos para refletir sobre a sua eficácia e quão bem ela nos faz! Não aquela prece rápida que apenas balbuciamos por obrigação, como se estivéssemos coagidos a fazê-la.
Eu diria mais, orar por hábito, porque nossos pais nos ensinaram na infância e muitos deles colocaram em nossas cabeças infantis que se não orássemos antes de dormir e ao levantar, não iríamos para o céu. O tempo passou e muitas pessoas ainda permanecem com essa ideia, porém de alguma forma justificável para época.
As coisas mudaram, evoluíram, hoje as cabeças são bem mais abertas, graças a Deus, porém tem muita gente que pensa ainda como antigamente.
Ninguém é obrigado a nada, muito menos à prece, a qual deve ser feita por amor a Deus e para aliviar o nosso coração, muitas vezes amargurado e sofrido.
Através da prece feita com fé, entramos em conexão com Deus, com a espiritualidade maior, com os santos e afins, para uma compreensão maior de todos.
A prece é o elo que liga o Criador à criatura! Oremos, falemos com Deus, não com orações decoradas que de nada adiantam, mas do nosso jeito, com nossas próprias palavras.
Creiamos! Ele vai nos ouvir sim, e vai atender os nossos pedidos conforme nosso merecimento e o que for benéfico para nós. Pedimos tantas coisas! Acontece que nem tudo é coerente, aquilo que desejamos ainda não estamos aptos a receber e não nos é concedido porque Deus enxerga muito longe, e sabe o que não é para o nosso bem.
Continuemos orando, procurando entender os desígnios divinos e a perceber os efeitos da oração bem direcionada, pois ela nos acalma, traz força e confiança, paciência e resignação para enfrentarmos com serenidade e equilíbrio os reveses da vida.
A prece é bálsamo que suaviza, acalma, fortalece e pacifica nossos espíritos, ante os embates do cotidiano.
Oremos, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza e, acima de tudo, agradeçamos por tudo que temos na vida!
Reflitamos, ergamos os olhos para o céu e façamos uma prece: por aqueles que passaram pela nossa vida e deixaram saudades, pelos que em algum momento nos fizeram sorrir, pelos que durante algum tempo nos fizeram feliz, por todos aqueles que direta ou indiretamente marcaram a nossa existência, deixando um rastro de esperança e alegria.
Muitas vezes as pessoas só passam, não vêm para ficar, mas são tão marcantes e deixam um legado tão positivo que é impossível esquecê-las. São suaves lembranças, doces recordações que guardamos no cofre sagrado do coração.
Assim é a vida, uns vêm e ficam, outros passam e partem, ficando apenas o tempo necessário para nos ensinar algo, porém, todos eles são importantes para o nosso aprendizado.
Cada um escreve sua história, deixa sua contribuição que ficará gravada para sempre em nossa memória.
Quando você despertar para a Luz, não espere situações tranquilas e calmarias. Espere situações conflituosas e problemáticas. Pois, são estas situações que vão fortalecer você no caminho da Iniciação.
No palco da vida,
quando as cortinas se fecharem de um lado,
todas as coisas nos serão reveladas do outro.
Descobriremos então o que valeu a pena,
mas muito mais, o que não valeu a pena viver,
pois estávamos presos às ilusões do mundo material.
Por isso,
aqueles que mais se entregarem às experiências espirituais,
serão os que menos sofrerão do sentimento
de terem desperdiçado a vida.
QUEM FOI SEU MESTRE?
Quando o grande místico sufi Hasan estava morrendo, alguém lhe perguntou: "Hasan, quem foi seu mestre?".
Ele respondeu: "Tive milhares deles. Se apenas enumerasse seus nomes, levaria meses, anos, e agora é tarde demais. Mas certamente lhe contarei sobre três Mestres.
"Um deles foi um ladrão. Uma vez me perdi no deserto, e quando cheguei a uma aldeia já era muito tarde, tudo estava fechado. Mas finalmente encontrei um homem, que tentava fazer um buraco na parede de uma casa. Perguntei-lhe onde poderia ficar, e ele respondeu: " A esta hora da noite será difícil, mas pode ficar comigo se for capaz de ficar com um ladrão!".
"E o homem era tão harmonioso- fiquei por um mês! E toda noite ele dizia: "Estou indo agora a meu trabalho. Vá descansar e rezar." E quando ele voltava, eu lhe perguntava: "Conseguiu algo?, e ele respondia: "Esta noite não. Mas amanhã tentarei novamente, e se Deus quiser..."Ele nunca se desesperava, e estava sempre feliz.
"Quando eu meditava e meditava por anos a fio, e nada me acontecia, muitas vezes havia momentos em que ficava tão desesperado, tão sem esperanças, que pensava em parar com toda aquela bobagem. E de repente me lembrava do ladrão que toda noite dizia: "Se Deus quiser, amanhã vai acontecer".
"E meu segundo mestre foi um cachorro. Eu me dirigia a um rio, sedento, e um cachorro apareceu, também com sede. Olhou para o rio, vendo lá outro cachorro - sua própria imagem - e ficou com medo. Ele latia e se afastava correndo, mas sua sede era tamanha que acabava voltando. Finalmente, apesar do medo, simplesmente pulou na água, e a imagem desapareceu. E eu sabia que aquela era uma mensagem de Deus para mim: devemos dar o salto, apesar de nossos receios.
"E o terceiro Mestre foi uma pequena criança. Cheguei numa cidade, e uma criança estava carregando uma vela acesa. Ela se dirigia à mesquita, para lá depositar a vela. "Apenas por brincadeira, perguntei ao menino :"Você mesmo ascendeu a vela?. Ele respondeu: "Sim, senhor". E continuei: " Houve um momento em que a vela esteve apagada, depois houve outro em que ela se ascendeu. Você pode me mostrar a fonte da qual a luz veio?".
"E o menino riu, assoprou a vela, e disse: Agora você viu a luz se indo. Para onde ela foi? Diga-me!
"Meu ego e todo o meu conhecimento ficaram despedaçados. E naquele momento senti minha própria estupidez. Desde então abandonei toda a minha erudição".
Sinto em minha mente ecos de uma época distante.
Estranhamente vejo passar o que sinto como:
O espírito retratado da maneira de pensar,
Sentado à uma cadeira, observando o movimentar.
Quem diria este voltava-se ao universo, novamente
Para aprender sobre o passado e o presente, entre
Expanções e contrações de uma consciência direcionada,
a tentar compreender sobre esta evolução premeditada.
Recaídas
Entre tropeços e avanços,
Deslizes e progressos,
Nós caminhamos.
Por que se culpar ao errar
Se errar é humano?
Se esconder de mim o lado escuro,
Como achar a luz que procuro?
Não é ela o aprimoramento do obscuro
Que ainda me habita?
Por isso, minha individualidade gravita
Naquilo que sou e no que quero me tornar...
O importante, sobretudo, é seguir em frente,
Pois a cada instante,
Independente de tudo,
Deus nos oportuniza de mil modos diferentes.
Saibamos admitir nossas falhas,
Nossas limitações,
Porque se for de outra forma,
A verdadeira luz não brilhará em nossos corações.
O crescimento espiritual vem de dentro para fora, não adianta apenas você aprender que você deve amar ao próximo se você não tem a consciência e o sentimento dentro de você. A espiritualidade e o crescimento espiritual vem de dentro do nosso interior. É sentido e praticado. Não é superficial.
Existe em cada um de nós um ser terreno e outro celestial.
O terreno, que é animado pelo ego, age de modo a dar prioridade ao mundo físico, regido pelas aparências; já o celestial é animado pela alma a despertar em si a imagem e semelhança do Sagrado. Este ser celeste aprende com o Soberano Juiz da Existência a lidar com o mundo material sem se prostrar aos seus encantos, elevando-o a espiritualidade, rendendo graças a Soberania divina através de suas ações. A Gratidão é a mais nobre das ações de graças.
O BELO
A Floresta me basta.
Não que seja o lar,
mas ela é veicu-lar.
Não basta eu entrar na floresta,
ela tem que entrar dentro de mim.
Desta forma eu encontro a paz
e com a paz dispenso os meus sentidos.
Os sentidos não fazem sentido.
Não confuda um poeta com um buda.
Um buda é um poeta, cuja vida virou poesia,
mas um poeta é alguém que se ilude com a beleza.
A beleza é uma ilusão,
pois a visão pode acabar,
e os ouvidos podem falir.
Então não haverá
o belo meneio das folhas luminosas
nem se ouvirá os sons do bosque.
Como saber se a ipoméia
e as hortências
ficaram azuis?
A função da floresta é me
conduzir ao vazio,
um vazio sem sentido algum.
Vamos Tomar um Café?
Nada melhor do que alguns momentos com alguém que faz parte do nosso coração para ficarmos em Paz!
Abraços de ternura...
Vamos Tomar um Café?
Vamos tomar um café ? Mas tem que ser um café de sabedoria onde as almas se encontrem, onde os cantinhos mais felizes e cheios de flores ficarão na memória infinita do coração ...
Vamos tomar um café ? Mas somente com a paz sendo vizinha de nossa criança singela que ainda possuímos insistentemente !
Vamos tomar um café ? Com uma prosa boa, sem nada querer dizer, mas que no final foram ditas tantas palavras que nos fizeram crescer...
Vamos tomar um café ? Daquele cafezinho quente, que abriga a gente, nas desilusões da vida e revigoram nosso ser !
Vamos tomar um café ? Só se for com poesia, pra falar de vida em vida como se fosse noite e dia ...
Vamos tomar um café ? Um café de grandes amigas, que se conheceram outro dia mas foi nesse dia próximo que nos tornou tão eternas nessa amizade infinda ...
Vamos tomar um café ? Um café de paladar bem temperado e quentinho, não tão doce nem tão amargo , mas trazido bem candente, com fumacinha feliz pro coração da gente ?
Vamos tomar um café ? Um café de alegrias, alegrias infinitas onde Deus está pertinho sempre amparando a gente ?
Vamos tomar um café ? Sem ontem, sem amanhã, só o hoje no momento , o mais importante instrumento de nossos seres de luz ...
Vamos tomar um café ? Sempre um tempo dentro do tempo, reservado só pra gente, saber de cada uma, sem tolher, sem recusar o ombro amigo, o livre sorriso, a paz de anjo, palavras felizes, apoio da vida , de vida com vida, fazendo o açúcar mais doce da vida : A AMIZADE !
Que bom convidá-lo para um café ... Café de amigos, com açúcar de vidas !
Então vamos tomar um café ?
O lar é o centro de nossas atividades no mundo.
Usa a humildade e a paciência, a bondade e a tolerância, no comportamento diário, trabalhando e amando, aprendendo e servindo, e o teu singelo domicílio de hoje, será amanhã preciosa base de paz e sublimação no coração da família."
Alguns encontros já foram predestinados, reencontros de alma...
Outros encontros por afinidades...
Em todos: o seu tempo, o seu propósito e a sua missão.
Seja grato por tudo de bom que já aconteceu e o que esteja acontecendo em sua vida; dessa forma, você nem precisa se preocupar que estas energias recebam os seus pensamentos e desejos. Sendo que, na verdade, serão elas que estarão sempre a disposição para chegar até você.
SUSPIROS (soneto)
Um pesar tão mais saudoso, assim não vejo!
Um vazio no silêncio, barulhento, sem pudor
De tão é a infelicidade, que terebrante é a dor
Que vagar algum pode ofuscar o tal lampejo
Dias rastejam, noites em romarias no andor
Da angústia, que enfileiradas num cortejo
Levam preciosos instantes, pra num despejo
Jogá-los ao luar, sem quer um pejo, amor
Ah! Que bom seria, eu ter qualquer traquejo
No dom da oração, e me ouvisse o Criador
Através do meu olhar, rogando por ensejo
Essa saudade tão mais triste, ainda é clamor!
Inda estão nos versos que no poetar eu adejo
Tentando recreio, para os suspiros transpor
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Julho de 2016
Cerrado goiano
A imprudência e a negligência tem gerado a conta mais amarga que o ser humano tem pago em sua história.
É no seio familiar que temos as mais marcantes aulas de língua portuguesa, matemática, história, filosofia, música, artes, geografia, esportes, religião e tudo o mais que é importante para a formação de um ser humano.
