Erasmo de Rotterdam Elogio da Loucura
Uma parte de mim vive a prosperar, progredir e aprender;
Meus olhos se enchem de alegria a cada gesto, a cada palavra e a cada ciclo.
Sei que posso estar fascinado e talvez deslumbrado, mas qualquer pessoa que prove deste momento, será involuntariamente enviada para o mundo de afeto, júbilo e utopia.
Meus olhos são chamas que buscam se estender e incendiar campos de calmaria e solidão.
Em minhas mãos o gelo se cristaliza, com um toque posso fazer sentir todo o meu lado mais sombrio e gélido.
Em meus pés tenho raízes fortes e volumosas, elas me acorrentam ao que presumo ser o meu mais belo, saudoso e límpido lar.
Fecho os olhos, e não consigo sentir o que antes me era levado a mente por um simples lampejar de energia.
Termos, sentenças e vocábulos, só tem poder, quando bem empregados, só podem fazer chorar, quando exprimem emoção, só podem fazer sorrir, quando alegram a alma.
Diário dos Campos - 15 de julho de 2017 - No obituário, a homenagem merecida ao SANDRO MURILO PEDROZO, covardemente assassinado em Ponta Grossa. Pena que não tenho condições de reproduzi-la aqui. Vi o Sandro diversas vezes almoçando no Restaurante Universitário da UEPG. Diz o texto "massoterapeuta consagrado e insaciável pelo conhecimento", "Lutou não só pela sua vida, como também por uma sociedade que preza a felicidade e vivacidade de todos os gêneros", "do seu envolvimento em manifestações sociais e de como curou almas com seu talento natural de bondade". Todos esperamos que os bandidos, que certamente, tem família, sejam exemplarmente castigados pelo ato pensado que atentou aos direitos humanos. Cadeia é pouco. É preciso que a sociedade os denuncie.
Diário dos Campos - 15 a 17 de julho de 2017 -
O empenho do Diário dos Campos em manter uma coluna, no rigor do termo, cultural, merece reconhecimento. O caderno Find! 7-C com página compartilhada entre a Academia de Letras dos Campos Gerais e crônica de determinado autor. Bem que poderíamos contar com uma página sobre Educação e Ciência. Nossas escolas deveriam, todas as segundas-feiras, colocarem seus estudantes em contato com essa edição de fim de semana, utilizando esse espaço para matéria e discussão em sala.
Diário dos Campos - Ponta Grossa - 15 de julho de 2017 - EDITORIAL -
Será que os editoriais são curtos porque os jornalistas acreditam que a última coisa que o leitor lê seria o editorial de um jornal?
O editorial do DC de Ponta Grossa reafirma a antiga tese de que a família é a base ou o precipício do caráter. De fato, a família tem grande peso na nossa formação, ou pelo menos teve, como reitera o jornalista Marcos Silva. A questão é que os adultos de hoje, ao contrário do que afirma, já não foram educados de forma tradicional. Os modernos casais cujos filhos estão às soltas não foram criados pelos princípios da família tradicional brasileira (educação rígida, moral e cívica). O editorial ignorou que a sociedade é uma família ampliada e que é, quem, finalmente educa. Nossos filhos são produtos desse grande mercado, da onda de desvalores que correm as sociedades modernas pautadas no individualismo e na tecnologia. Quanto a geração "neném-neném" vale ressaltar que muitos pais são dependentes emocionais dos filhos, colocando sobre seus ombros relacionamento conjugal mal sucedido, viuvez ou vida solitária. Há um pacto silêncio em que a geração "neném-neném" exerce um trabalho de servir afeto e dar sentido ao vazio de pessoas com meia idade enquanto recebem sustento para sua falta de atitude, iniciativa e autonomia.
Nunca mais fui o mesmo depois do estágio no CVV Samaritanos na década de 1980 em Curitiba. Deixava aos poucos as idéias de Jay Adams. A prática disso aconteceu quando assistindo uma conferência no Centro de Cultura de Ponta Grossa aproximou-se uma universitária desesperada. Precisava alguém apenas para escutá-la. Tudo o que revelava de sua vida afrontavam o moralismo que eu abrigava intelectualmente. Sua dor era maior e me prendeu o coração. Não podia julgá-la. Não procurara alguém para isso. Tentava resgatar sua vida em frangalhos. Simplesmente passei escutá-la por anos a fio. É hoje uma saudável e vitoriosa senhora.
Durante o dia tomei todas as providências para ter uma boa janta numa noite de frio como esta de 18 de julho de 2017. De repente, os vizinhos aparecem com uma panelada de arroz, macarrão e frango. É comida em abundância. Fui dividí-la com os cuidadores de carro numa das ruas da cidade. Amanhã será outro dia e a abundância também outra.
Somos donos do nosso destino, quem determina ele és vossa pessoa, nunca deixas atormentas lhe derrubar pois elas vêm pra lhe ensinar que desistir és a melhor alternativa, porém seu destino é você que escolhe !!!!
Gabriel da Silva Salvador
Pensamentos da madrugada
As vezes paramos pra só reclamar da vida, mas não podemos reclamar dela, está é maior dadiva que Deus lhe proporciona quem faz seus caminhos e escolhas e você mesmo. Por isso eu digo temos que preservar nossa vida e fazer valer a pena todos os momentos que você curti, levante sua mão pro céu e agradeça pois e o melhor da vida é você quem faz.
Gabriel da silva salvador
Pensamentos da madrugada
Não gosto de novelas porque me emociono e não posso fazer nada. Filmes vejo pouco, mas é semelhante. Ler não tenho nada contra. Isso será mais algum tipo de preconceito?
O pensador esbarra na linguagem na hora de criar seus pensamentos.
Parece que ele no início começa dando significado às palavras e aí começa algum tipo de reinvenção da roda, mas no momento que ele esbarra em palavras insuficientes para expressar o que deseja isso muda, e agora não é mais a roda, mas algo novo que ele está criando.
Aquele que vai atrás da filosofia não vai, invariavelmente, atrás de verdades, vai atrás de um meio, que é aprender a pensar. E vai porque sabe que é ingênuo.
Ponta Grossa (PR) é o exemplo de cidade governada por uma classe política perniciosa e cruel. A ela interessa apenas a gordura da cidade e a ostentação dos miseráveis cargos que exercem. Evidentemente não dá para exigir inteligência dos seus políticos (Executivo e Legislativo). Eles não tem condições de interpretar um texto que conste em livro do 2º ano primário. Talvez não sejam responsáveis por esse analfabetismo funcional. Quem percorre as ruas da cidade, exemplifico, Coronél Cláudio, Marina, Rio Branco e Ronda observará que a reportagem da RPC, de ontem, sobre buracos abertos, representam o estado geral de abandono dos municípes, cujo castigo por ter eleito essa praga é merecido. Isso seria resolvido se os burocratas da Prefeitura levantassem o cú dos bancos e andasem duas vezes por dia pela cidade.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp