Erasmo de Rotterdam Elogio a Loucura
O elogio que chega aos ouvidos é um buraco que agrega riscos ao caminho. Mas a vanglória que sai dos próprios lábios é um abismo maior que o universo!
Lamentável... a incapacidade de se fazer um elogio, a falta de solidariedade e de uma palavra de amizade. Além disso o orgulho é claro, parece que as boas idéias nunca podem ser dos outros, senão vai parecer que só é feito pq alguém disse... e daí, qual o problema? O excesso de orgulho, de superioridade que fala mais alto. É triste... lamentável.
Experimente substituir; a ofensa pelo elogio, a crítica pela solução, a discussão pelo diálogo, a indiferença pela compreensão, a descrença pelo otimismo, o "eu" por nós. Experimente experimentar.
Se existe algo em nós que mereça algum elogio, que isto parta sempre de outros e nunca de nós mesmos !
Parar o tempo e admirar o que merece ser visto, notado, admirado... Um elogio nao parece ser o suficiente e realmente nao é.. É preciso tocar, acariaciar e se a sorte acompahar..beijar..!! Um beijo esse que faz viajar, vislumbrar, sonhar... Olhos lindos, boca inesquecivel, sorriso eterno..!! Culpa sua, parou meu tempo, me faz sonhar e deixou a sorte me acompanhar...
Que mal há quanto a alta-idade? Ontem, Lilia Cabral agradeceu um elogio (?) de uma telespectadora: - Nem parece avó! - Não sou, minha filha tem 15 anos, mas meu prêmio já recebi (o elogio). A atriz de 55 anos - com cara de 55 - diz-se premiada pelo fato de aparentar-se jovialidade. Pegunto eu: - Parecer-se jovem, sendo velho é um elogio? A industria diz que sim, e já estamos tão estigmatizados e oprimidos por ditames midiáticos da moda que estamos cá virando seres em série. Tenho 27 anos, com cara de 27 e não de 23 nem 30. Quero viver o melhor de cada fase, não atropelando nenhum evento. Estou estupefato de tudo isso, da vida louca que se vive, do ócio, do forró, de livros contemporâneos e quando me deparo com algo fortuito, me sinto totalmente descontextualizado.
Mas não espere ouvir “Eu te amo” para dizer “Eu também”. Talvez o elogio de amanhã dependa da criatividade de hoje. .
Um elogio, um sorriso, um aceno, uma conversa, uma pergunta, um momento, um auxílio, uma risada. Ainda são capazes de afirmar que as mulheres necessitam de muito para saciar a felicidade?
E eu vou logo avisando que eu não sei fazer amizade com quem precisa de elogio a cada 5 minutos. Com gente que precisa ser bajulada o tempo todo. Eu odeio esses cinismos. Meu jeito de admirar é no secreto. É simples e puro. Saiba reconhecer. Não sei ser elogiada. Não gosto de elogiar. E ponto.
Nem sempre a gente se sente mais especial ao receber qualquer elogio daquele cara lindo, inteligente e estiloso por quem há tempos mantínhamos uma "quedinha". Descobri isso da maneira mais humilde e verdadeira possível. Andando na rua, distraída como sempre, um senhorzinho simpático se aproximou pra me entregar um panfleto e disse: - "Você tem a alma bonita menina". Eu sorri e perguntei: - "Como o senhor sabe?" E ele virou e disse: - "Quando a beleza da alma é demais, ela transborda nos olhos!". E de todos os caras que já conheci e que acumularam adjetivos pra me descrever e tentar me agradar, foi esse o elogio que eu mais gostei de ouvir na vida.
Insatisfação
O teu elogio não cura mais a minha insatisfação.
As tuas ideias consomem a minha alegria.
O teu juízo desapareceu sem harmonia.
Os teus gestos declaram sempre falta de emoção.
Tudo em ti é insosso.
Tudo que praticas não é natural.
Tudo o que demonstras é em razão de um esforço hercúleo.
Tu não tens opinião.
Tu és um fantoche.
Não possuis uma personalidade definida.
Um adulto cheio de mentiras.
Não és capaz de atuar com a razão.
És um ser sem atitude, mas cheio de malícias.
És uma criatura que esconde sentimentos.
És o que trai na defensiva.
És sempre a vítima em cada situação.
Ser imundo que não satisfaz.
Verme maldito do pecado.
Traidor dos que o amam,
Fere sem compaixão.
"Gente, quem te considerar HUMILDE porque você vive se AUTODEPRECIANDO ao receber um elogio, tem vários parafusos a menos na cabeça. Humildade não tem NADA A VER com não reconhecer seus talentos e ser grato a Deus por eles".
