Epígrafes de Direito Penal
“O Direito Penal é a única carta que não se pode tirar do baralho, após joga-la tudo a sua volta será dor e sofrimento.” Thiago Oliveira – Direito Penal.
“O Direito Penal está dormindo, lembre-se que ele fica muito bravo quando é despertado, alguém será punido por acordá-lo, evite, só o chame em casos onde nenhum outro direito conseguiu resolver.” Thiago Oliveira – Direito Penal.
O desafio em nosso ordenamento jurídico é garantir que o Direito Penal não seja seletivo, mas verdadeiramente justo."
"Arrependimento há, o que não há são meios que deveriam ser gerados pelo Estado, para colocar o arrependimento em prática na execução da pena."
Um direito é uma segurança que o Estado reconhece ao particular, e seu exercício não pode ser confundido com a necessidade de humilhação. Um direito, assim, não é favor, e o seu reconhecimento, por parte do Estado, não se pode traduzir em bondade, mas sim em dever.
A lei não é perfeita. Padrões morais e padrões jurídicos nem sempre se alinham. Essa é a busca contínua do profissional de Direito.
O advogado criminalista é como o Atlas da Mitologia: é sobre seus ombros que repousa o Estado Democrático de Direito.
A maior frustração do professor de "Direito Ambiental" é não poder esganar o animal que não presta atenção na sua aula.
Todos têm direito à própria opinião, mas não aos seus próprios fatos.
Quando alguém mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando alguém trapaceia, está roubando o direito à justiça.
(O Caçador de Pipas)
Não possuímos direito maior e mais inalienável do que o direito ao sonho. O único que nenhum ditador pode reduzir ou exterminar.
