Epígrafe sobre Educação
Fazer o bem, praticar o amor depende de nós sermos educados de maneira correta. Você que é pai ou mãe. Tem essa responsabilidade.
Toda a crianças nascem amorais. Ela molda sua forma de pensar baseado daquilo que vê, que lhe dado como exemplo visual e muito pouco com o que ouve.
Por isso acho que ter filho é uma responsabilidade incrível.
Agradeça sempre que alguém for gentil com você. E se
não forem, agradeça mesmo assim. A gentileza gera gentileza
e educação e simpatia apartam o mau humor indesejável.
Com o que você gasta mais energia da sua mente e consequentemente do seu corpo, quando você é gentil e bem educado ou quando você tenta dar resposta atravessada que gera incomodo a quem ouve e também a si?
Respeito sua opinião sexual, se respeitares minha opinião política
Respeito sua opinião política, se respeitares minha religião
Respeito sua opinião religiosa, se respeitares minha cor e raça
Respeito sua cor e raça, se respeitares teus pais
Respeito meus pais, se respeitares minha idade
Respeito sua idade, se respeitares minha profissão...
Respeito se você me respeitar... Será que isso está certo?
Cada um defende sua opinião, quer seja religiosa, política, cultural ou sexual
E o ciclo se repete infinitamente, todos cobrando respeito em troca de respeito.
Mas o certo seria, dar respeito simplesmente por que o respeito deve ser dado e não cobrado.
Enquanto o foco for a cobrança por respeito, a entrega genuína do mesmo cairá no esquecimento!
É a Alma que se Educa e não a Mente! Por isso, a Alma deve ser devidamente conhecida pelos Educadores!
Formata-se a Mente, mas Educa-se a Alma!
A Mente que se Formata já é conhecida pelos Psicólogos, mas a Alma que se Educa precisa ser conhecida pelos Filósofos!
A Educação não deve se dissociar da Espiritualidade!
Os pais são os líderes da família e, como bons líderes, precisam ter a coragem de assumir a responsabilidade por despertar o potencial dos filhos.
A avaliação escolar não deve ser vista como uma simples medição do conhecimento adquirido pelo aluno, mas sim como um processo que busca compreender a profundidade e a essência do que foi aprendido. É preciso que a avaliação se torne um meio de incentivar a capacidade crítica e reflexiva do aluno, que o leve a compreender o real significado do conhecimento que lhe é apresentado e que o ajude a aplicá-lo em sua vida de forma coerente e transformadora.
Temos uma geração de adultos que sobreviveram as adversidades vividas na infância e adolescência e que seguem reproduzindo as violências por causa do medo de quebrar padrões. É preciso ter coragem para educar sem o uso de punições e recompensas.
O modelo de política educacional quantitativa – com diplomas universitários praticamente vendidos em quermesses – é a tradução mais fidedigna do velho e bolorento populismo. A Educação precisa ser qualitativa. Menos e melhores diplomas universitários. Menos burocratas e mais lideranças. A Educação, sem dúvida alguma, é a mais importante política de Estado. A base de tudo.
Eduquem seus filhos para serem curiosos. A curiosidade é a faísca para o aprendizado. O aprendizado é o combustível para a felicidade. A felicidade é o alicerce para o sucesso.
Somos bons uns com os outros. Isso significa que, mesmo que discordemos, não iremos nos machucar fisicamente ou provocar uns aos outros; isso ensina as crianças a respeitarem a si mesmas e umas às outras.
Permita que as crianças sejam livres! Encoraje-as; deixe que elas corram lá fora quando estiver chovendo; deixe que elas tirem os sapatos quando encontrarem uma poça d'água...
Quando uma criança mostra um interesse particular por uma área - por exemplo, dança, línguas, matemática, leitura - isso é conhecido como um período sensível. Ele descreve um momento em que a criança está particularmente sintonizada para aprender uma certa habilidade ou conceito e isso acontece com facilidade e sem esforço.
Uma criança capta experiências negativas tão facilmente quanto experiências positivas. Elzs podem até captar nossos sentimentos e atitudes.
Em vez de emitir comandos -“Coloque a casca de laranja na lixeira, por favor”- podemos fornecer informações:“A casca de laranja vai para a lixeira”. Então, as crianças podem descobrir por si mesmas que precisam levá-la para a lixeira. Isso se torna algo que elas escolhem fazer, em vez de outro pedido dos adultos.
Vejo muitos debates acalorados sobre política nas redes sociais. No entanto, é uma pena não passarem de frivolidades. Falar sobre politicagem é algo distinto de dialogar sobre política.
Saber sobre os feitos e atitudes dos políticos de estimação, não torna alguém especialista em gestão pública.
Para se tornar entendido no assunto, com clareza de pensamentos e ter embasamento filosófico, é necessário no mínimo ler as principais obras de algumas das mentes mais brilhantes no que diz respeito a governança.
Que tal lerem as obras de Aristóteles, Nicolau Maquiavel, Jean-Jacques Rousseau, Thomas Hobbes e Max Webber, para iniciar a sua formação de opinião. Em seguida, seus horizontes se expandirão e não haverá mais fronteiras para sua busca de conhecimento.
Falar sobre algo é muito fácil, o complicado para a maioria da população é formar frases com significado, embasamento e coerência dentro do tema proposto.
Aprender, na sua essência, é ampliar os horizontes, ver coisas que antes eram invisíveis e reconhecer capacidades dentro de você que você não sabia que existiam.
