Epígrafe sobre Educação
Senhores Pais,
Os hábitos que vocês não mudaram em vocês serão transferidos para seus filhos.
As pessoas só podem dar o que tem.
A Inclusão do sujeito especial tomou tamanha proporção que se fez termo nas ciências sobre a evolução civilizatória.
As amizades ficam bem mais gostosas se você aceitá-las tais como elas são, e não alimentar expectativas quanto a elas.
Excelentíssimo Senhor Presidente da República: Não é porque o senhor acabou com o horário de verão que vai justificar sua incompetência e brochice.
No seio escolar, é preciso promover seres protagonistas de suas próprias vidas e pensamentos, e não discípulos alienados para promover o ego de seus mestres.
Se na infância dedicado-nos com muita seriedade à primeira compreensão intuitiva das coisas, a educação esforça-se para nos transmitir CONCEITOS. Mas os conceitos não nos fornecem a verdadeira essência das coisas; esta, ou seja, o conteúdo profundo e autêntico de tudo o nosso conhecimento, reside antes na concepção INTUITIVA do mundo. Tal concepção, no entanto, só pode ser adquirida por nós, e de maneira alguma nos poderia ser ENSINADA. Donde resulta que o nosso valor, seja ele moral ou intelectual, não nos chega de fora, mas procede da profundeza do nosso ser, e nenhuma das artes pedagógicas pode transformar um simplório de nascimento num pensando: nunca! Simplório ao nascer, simplório ao morrer.
"O grande paradigma da vida é sempre achar que haverá um amanhã, e neste dia teremos a oportunidade de fazer o que deixamos para depois. Aquele abraço, aquele beijo, aquele pedido de perdão, aquele dia especial em família. Afinal, é unânime entre os moribundos a famosa petição, independente de credo - por favor Senhor, só mais um ano!
No entanto, durante toda a vida tivemos oportunidades de fazer, o que somente na morte, desejamos com todo nosso sentimento."
Thiago Oliveira (1986 a)
"A empatia é um estado de intelecto emocional. Quando praticada, nos imuniza do egoísmo. Evita ofender e ser ofendido. Empatia, é a prática da autoconsciência. Ao entendermos que, existe um universo de possibilidades para além do nosso egocentrismo, rompemos as barreiras do preconceito. Com isso, compreendemos melhor o nosso próximo."
Thiago Oliveira (1986 a)
Essas e muitas outras tentativas de substituir a história pelo mito e a invenção não são apenas piadas intelectuais de mau gosto.
"O valor de uma cultura não é medido por suas conquistas, mas sim, por como essas conquistas perduram e são lembradas pelo povo."
Thiago Oliveira (1986 a)
"Decidir abster-me de comentar minha indignação sobre a maldade alheia, não é um gesto de covardia. É um ato reflexivo, que me proporcionará dois caminhos de paz. O da direita, é não criar contendas e seguir meu caminho em harmonia com o mundo. O da esquerda, será agir em pró da causa e revolucionar através do pensamento filosófico."
Thiago Oliveira (1986 a)
SOCIEDADE: Responsabilidade com as crianças
As crianças de hoje serão os homens e mulheres do amanhã. Serão eles os profissionais que construirão novas coisas, a sociedade será o reflexo deles, cabe aos homens e mulheres de hoje educá-los com sobriedade, responsabilidade e sabedoria. Ninguém deve oprimir uma criança com ações, palavras feias e degenerativas, ou mesmo com ações maldosas, porque isso irá refletir-se em seu desenvolvimento humano e em sua capacidade de se tornar um adulto seguro e equilibrado.
Nenhum dinheiro do mundo restituirá o equilíbrio de uma criança atingida mentalmente por uma sociedade cruel.
A sociedade é cruel cada vez que expõe o seu pior conteúdo aos olhos e ouvidos de uma criança.
A sociedade é criminosa e cruel sempre que denigre maliciosamente os pais de uma criança em fase de desenvolvimento e de construção psicológica. Os pais são as fundações que equilibram a vida e o crescimento das crianças.
A sociedade é cruel e criminosa, quando, por dinheiro, desestabiliza as crianças, destruindo a imagem construtiva e bela que elas possuem da vida.
A sociedade é responsável pela educação equilibrada das crianças, para que o mundo se torne um lugar melhor a cada dia.
Rozilda Euzebio Costa
As crianças de hoje serão os homens e mulheres do amanhã. Serão eles os profissionais que construirão novas coisas, a sociedade será o reflexo deles, cabe aos homens e mulheres de hoje educá-los com sobriedade, responsabilidade e sabedoria.
Nenhum dinheiro do mundo restituirá o equilíbrio de uma criança atingida mentalmente por uma sociedade cruel.
