Epígrafe Sabedoria Conhecimento

Cerca de 35950 epígrafe Sabedoria Conhecimento

Conhecimento X Sabedoria

Alguns anos atrás, quando estava começando a dar cursos e palestras com maior freqüência, descobri que muitos conceitos comuns, com os quais as pessoas pensam estar acostumadas, são verdadeiras caixas de surpresas. Uma de minhas surpreendentes descobertas foi a de que a grande maioria das pessoas considera o atributo inteligência como algo que levaria obrigatoriamente a outro atributo: a bondade. E isso é um fato curioso. Desde quando as pessoas se tornaram boas apenas por serem inteligentes? Isso não parece haver acontecido, mas há quem não consiga dissociar as duas coisas com facilidade.

Para tentar elucidar tal condição, consideremos o seguinte exemplo: uma pessoa que tenha grande capacidade de planejamento, visão comercial, tino de liderança, percepção estratégica, raciocínio rápido e pensamento preciso pode ser considerada inteligente? Vamos assumir que sim. Tal descrição pode se enquadrar a um empresário, a um político ou a um traficante de drogas! Sendo todos eles inteligentes, seriam todos necessariamente homens bons? De jeito nenhum. A inteligência pode ser usada para coisas boas ou ruins. E, para piorar, o próprio conceito de diferenciação entre "bom" e "ruim" também é relativo.

O leitor poderia dizer agora: "Relativo? Que nada. O que é bom é sempre bom e pronto, ora!". Não, nem sempre. Suponhamos que estivéssemos juntos em uma guerra, na frente de batalha, combatendo um inimigo que nos está massacrando e avançando sobre nós em maior número. Num dado momento, quando nosso batalhão está prestes a ser dizimado, surgem os aviões aliados, bombardeando o inimigo com precisão cirúrgica e nos salvando a todos da aniquilação. Isso não seria mais do que bom? Seria ótimo, certo? Mas apenas para nós. Qual seria a opinião do inimigo a esse respeito? O que diriam as famílias daqueles soldados que houvessem sido mortos em tal combate? Quem acharia isso bom? Creio que nenhum ente querido o faria. Por isso, "bom" e "ruim" são coisas relativas e, por isso mesmo, precisamos ter sabedoria para usar tais conceitos com correção.

Sabedoria. Esse é outro elemento que causa confusão. É comum que se confunda conhecimento com sabedoria, mas essas são coisas bem distintas. Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível. O conhecimento é o somatório das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de cultura. Podemos adquirir conhecimento sem sequer vivermos uma só experiência fora dos livros e das aulas teóricas. Podemos nos tornar cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca. Já a sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência, na prática, quer pela experimentação, quer pela observação, da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos. Ou seja, uma pessoa culta não é necessariamente sábia, mas uma pessoa sábia é relativamente culta em sua área de sabedoria. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida.

É preciso buscar, sim, o conhecimento, a informação e a cultura, mas também se deve ter a coragem de experimentar a vida, o amor e o compartilhar. Deve-se atentar para não se tornar uma "ostra egóica", alguém fechado em si mesmo e no próprio processo de aprendizado. Fazer isso é o mesmo que iniciar uma viagem e se encantar tanto com a estrada a ponto de se esquecer para onde se está indo. E isso não parece ser uma atitude muito sábia. Então, sejamos sábios: vivamos, amemos e compartilhemos o que há em nossos corações!

⁠Conhecimento se adquire com informação. Sabedoria, refletindo.

O lazer do conhecimento encontrar-se em ler livros, o da sabedoria em escrevê-los.

Os livros são casas de duas portas, uma para sair o Conhecimento e a outra para entrar a Sabedoria.

Onde está a sabedoria que nós perdemos no conhecimento? Onde está o conhecimento que nós perdemos na informação?

Sabedoria não é só experiência, é um misto de personalidade, conhecimento, instinto, intuição e desejo. Por isso, cada experiência é única e intransferível!

Conhecimento sem sabedoria é adequado para os poderosos, mas a sabedoria é essencial para a sobrevivência dos subordinados.

Conhecimento, inteligência e controle emocional são as matérias-primas da sabedoria.

Sabedoria e visão são muito mais importantes que conhecimento. Conhecimento qualquer um pode ter, sabedoria não.

Torne-se um imortal, divida o seu conhecimento, compartilhe a sua sabedoria.

Cultura não faz mal para ninguém. Quanto maior for conhecimento, melhor será a sabedoria.

Aquele que não compartilha seu conhecimento, deixa morrer consigo os frutos de sua sabedoria.

Toda fonte de conhecimento agrega à sabedoria, mas não necessariamente deve-se viver tudo que se conhece.

⁠Sabedoria não é o discurso, e sim o conhecimento colocado em prática.

Pois quanto maior a sabedoria maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto.

Bíblia Sagrada
Eclesiastes 1:18.

"Estudar traz conhecimento, não sabedoria"...

⁠Que sempre haja luz no caminho daqueles que buscam conhecimento e sabedoria.

⁠Complexo.
Achar: Sabedoria,
conhecimento, e inteligência.
Estudar, e praticar.
Muito trabalho. Desgaste.

É melhor, o que é simples.
O pouco, que basta;
possuir, o essencial;
o necessário; o suficiente.

⁠Conhecimento sem sabedoria é o mesmo que esterco, só serve como adubo, para fertilizar mentes doentes e vazias. (Leia Tiago 1:5)

O homem que adquire sabedoria é conhecimento nunca será escravo da ignorância alheia.