Entenda como Quiser So Nao me Julgue
A HISTÓRIA DA ETERNIDADE E DO AMOR
(LIBERDADE)
Era uma vez um dia qualquer como todos os outros dias, era perfeito, pássaros de várias espécies cantando, árvores frutíferas e flores lindas embelezavam aquele jardim maravilhoso, e lá estava eu sentado no banco em frente a um lago, podia se ver peixes coloridos nadando com o balançar das folhas que seguiam o soprar dos ventos, estava feliz em poder presenciar aquele dia ensolarado que estava sobre mim, não queria que aquele dia acabasse e simplesmente eu ter que ir embora, foi então que surgiram de repente dois elementos que se chamavam a eternidade e o amor. Os dois elementos bem jovens vinham conversando quem era mais velho, pois o amor dizia que ele é eterno, mas a eternidade retrucava dizendo que o amor é filho da eternidade, eu observava a conversa entre eles e notei que eles apesar de estarem discutindo eles sempre andam junta, a eternidade por duradoura que seja ela sempre compreende o amor, o amor é compreendido pela eternidade, pois a eternidade se faz com amor. Os dois juntos conversando decidiram criar a liberdade para se tornarem perfeitas, pois nada se torna eterno sem amor e liberdade.
"Observando eles conversando notei que o amor de Deus é eterno e o que torna Deus eterno é o amor que ele tem para com todos, a eternidade de Deus é o amor e o amor é a eternidade de Deus ele nos deu a liberdade porque nos ama."
"Quem verdadeiramente ama não prende deixa ser livre, muitos diz amar os pássaros, mas mantém-os presos na gaiola de modo que eles cantem, mas não compreende que os pássaros cantam de felicidade por estarem livres, mas infelizmente os pássaros que estão presos são obrigados a cantar, pois, necessitam de alimentos e de água por isso eles cantam não porque estão felizes e sim porque são obrigados a cantar."
Eu permaneci em silêncio vendo como tudo acontecia os ouvindo conversarem, e juntos criaram a liberdade, ela foi criada e quando a vi fiquei admirado com tanta beleza que havia nela, ela é linda e perfeita, não havia nada que pudesse tirar aquele brilho que emanava sobre ela, o amor ficou muito feliz com a presença da liberdade e os três juntos se uniram perfeitamente como se completasse um ao outro, com tanta felicidade que estava reluzente aos meus olhos, pude notar que nada mais afetaria tanta perfeição como aquela. Havia se passado varias horas e não percebi, fiquei tão feliz em ver toda aquela criação e toda aquela alegria. Os três são elementos criadores muito fortes, e então eu ouvir o amor dizer que se eles juntos poderiam criar mais alguma coisa, a eternidade disse para eles tomarem cuidado no que eles iam criar, a liberdade toda entusiasmada pediu para a eternidade ajudar na criação, mas a eternidade disse que seria melhor ela permanecer em silêncio. A liberdade toda entusiasmada com que ela e o amor iriam criar perguntou ao amor então eles conversaram e juntos decidiram criar o homem. O homem foi criado pelo amor e pela Liberdade, a eternidade se compadecendo em ajudar criou a natureza com o amor e liberdade, e a entregou para que a liberdade e o amor colocasse o homem ali para desfrutar de tudo que a natureza oferecia, e então a natureza reservou um lugar para ele morar onde ele poderia sentir o amor e a liberdade tão próxima dele. O homem vivendo em harmonia com o amor e a liberdade que habitavam nele, cresceu forte e tão belo quanto aquele jardim.
Havia de tudo para ele de forma simples, estava tudo em perfeita sintonia. A natureza presenciou a vida do homem, ela como detentora dos elementos eternidade, liberdade e amor, também consegue criar, ela observado que o homem só se deleitava em amor e liberdade, ela queria aquilo para ela por completo, o que o amor e liberdade davam-lhe, ela simplesmente queria todo para ela, e foi então que sem perceber ela criou o sentimento chamado ciúmes, e o ciúme foi tomando conta, e mais tarde decidiu criar o sentimento chamado solidão. Então a natureza entregou a solidão ao homem que logo se sentiu sozinho, mas a natureza mais astuta disse ao homem que por ele ter a liberdade que é o sentimento criador mais forte ele poderia eliminar seu sentimento de solidão, mas o homem não sabia como usar sua liberdade criadora então pediu ajuda a natureza, a natureza então pediu para que o homem entregasse a liberdade para ela para poder ajudá-lo a eliminar o sentimento de solidão. Foi então que o homem entregou a sua liberdade a natureza fazendo com que o homem se tornasse sem Liberdade, agora o homem tem o amor, mas vive na solidão e sem liberdade, mas infelizmente um dia o amor irá se acabar, pois, onde não há Liberdade o amor não sobrevive. A natureza se apoderou da Liberdade que o homem a entregou então o homem vivendo de solidão pediu para natureza criar algo que pudesse lhe ajudar na solidão, a natureza vendo que não podia devolver a liberdade ao homem, pois percebeu que o homem a procurava para pedir ajuda foi então que ela pensou que se criasse algo que fizesse com que o homem toda vez viesse até ela procurando algo para eliminar a solidão ela o teria para sempre.
Foi então que a natureza criou os prazeres no sentido de que quando o homem se sentisse só, viesse buscar os prazeres para preencher o vazio que a solidão causava. Mas o homem não sabia que os prazeres da natureza eram momentâneos então toda vez que os prazeres momentâneos passavam o homem voltava à natureza para buscá-los. Por muito tempo o homem procurou a natureza para se satisfazer dos prazeres mesmo sabendo serem momentâneos. O homem um dia decidiu pedir para a natureza devolver a liberdade para ele, mas ela se recusou daí surgiu outro sentimento chamado raiva. A cada dia a raiva no homem ia aumentando porque ele queria a liberdade de volta, mas não conseguia devido à natureza recusar a devolvê-lo a ele, então a natureza o engana com esses prazeres momentâneos para satisfazê-lo. O homem já perdendo as esperanças decide abandonar a liberdade e de uma vez por todas se jogar aos prazeres momentâneos da natureza. O homem acaba esquecendo que nele existia o amor então o amor é esquecido devido à solidão e da raiva. Passado algum tempo o homem parou de buscar a natureza para se satisfazer dos seus prazeres momentâneos então a natureza percebeu que o homem já estava se acostumando com a solidão, a natureza vendo que o homem realmente não mais a buscaria resolve criar um ser horrível chamado amizade falsa. O homem na sua solidão tentando aceitar que não terá mais a liberdade, eis que aparece amizade falsa, mas ele não consegue identificar ser amizade falsa, pois a solidão não consegue fazer com que ele a identifique. A amizade falsa sabe o que o homem está sentindo ela sabe o que ele pensa ela sabe o que ele quer, pois, a amizade falsa também está na solidão, mas de forma alguma ela pode mostrar isso ao homem, então a amizade falsa consegue enganar o homem e com palavras de astúcia e esperteza ela consegue dominá-lo e como o homem está fraco faz com que ele volte aos prazeres momentâneos oferecidos pela natureza.
O homem então volta a se satisfazer dos prazeres momentâneos na natureza devido à amizade falsa, o homem deve tomar cuidado com amizade falsa, pois ela não quer ajudá-lo e sim fazer tudo que ela quer para destruí-lo, pois a natureza acrescentou na amizade falsa os sentimentos de ciúmes solidão raiva e de inveja, tudo o que o homem faz amizade falsa tem inveja à única intenção na amizade falsa é destruir o homem, o sentimento da inveja é somente da amizade falsa a inveja faz a amizade falsa acreditar que tudo que o homem tem ela tem que ter igual para poder desfrutar do mesmo sentimento, pode-se dizer também que a amizade falsa não tem só inveja do que o homem tem de material e sim sentimental. O homem passou a levar amizade falsa para o seu ambiente de convívio onde assim ela podia observar toda a vida do homem. Um dia o homem sentiu se sufocado com amizade falsa em cima dele pressionando para todos os lados então pediu para a natureza ingenuamente que criasse as pessoas para poder compartilhar da beleza que era a natureza. Na mente do homem ele queria que as pessoas existissem na intenção de que elas também teriam a amizade falsa, pois, ele se sentiria mais aliviado devido à pressão que amizade falsa causava. Então chegou o dia que as pessoas seriam criadas e entrega à natureza, o homem recebeu com alegria por saber que logo sentiria mais aliviado, mas amizade falsa já olhou com fúria para as pessoas então foram em direção às pessoas que logo já fez amizades com elas, pois amizades falsas são mais rápidas de fazer amizades, então às pessoas começam a conviver com as amizades falsas e logo já sente o peso da pressão psicológica que amizade falsa faz sobre elas, o homem anda mais aliviado devido à amizade falsa, mas não anda esquecido ocasionalmente, amizade falsa aparece para sufocar um pouco da pressão psicológica que impõe sobre ele. O homem começa a perceber que as pessoas estavam muito pressionadas então decide ajudar, pois, sabe a sensação de que estar nesse lugar de pressão psicológica que as amizades falsas fazem, enquanto amizade falsa não estava perto o homem se aproximava das pessoas para conversar sobre amizade falsa junta eles conseguiram se livrar das amizades falsas fazendo o trabalho junto como parceiros e daí surgem o sentimento de companheirismo que logo se une com eles. Mas juntos eles precisam se fortalecer, pois, a natureza é mais forte que eles, e juntos precisam conquistar a liberdade para que o amor volte a queimar dentro dele. O homem decide buscar sua liberdade e a pessoa em sua volta decidiu também. Todo homem decide tomar atitudes para que as pessoas ou vejam como homem de atitudes, mas lembre de se só tomem atitudes quando você estiver bem ajustado em companheirismo com as pessoas. As pessoas o acompanham acreditando que ele possa realmente ajudar, a natureza o vendo tudo resolve contar a amizade falsa que o homem e as pessoas estão armando entre eles, agora é natureza e amizade falsa contra o homem e as pessoas. Assim o homem terá que ser fiel com as pessoas e as pessoas serem fiel ao homem, pois, junto Irão à busca da liberdade para poder reacender o amor dentro deles. No entanto, as amizades falsas conseguem de todos os jeitos se aproximarem das pessoas, pois as pessoas são muitas e o homem em um só. O comportamento das pessoas influenciava o agir do homem na sua busca pela Liberdade fazendo com que ele às vezes parasse no meio do caminho, mas devido ao sentimento do amor ainda morar dentro dele ele procede firme sem cansar e sem querer desistir, quando se tratando da natureza ela não se explica muito basta entender que ela é o que ela é e que nunca vai mudar, pois, existem várias naturezas existe natureza na paz a natureza da harmonia natureza feroz a natureza perversa a natureza do amor e a mais temida a natureza do ódio, não se olha a beleza e nem a capacidade de alguém sem antes conhecê-la.
A natureza é a mãe criadora de vários sentimentos menos do amor e da Liberdade, pois o amor por ainda que seja um fruto que precisa ser cultivado diariamente para crescer forte e que geri mais frutos ele é mais velho que a natureza já liberdade à natureza tenta arrancar de todas as formas a liberdade do homem, pois quem criou a liberdade foi à eternidade com amor. A natureza com as amizades falsas conversa e decide criar um sentimento muito forte e que iria prejudicar o amor do homem e a liberdade as pessoas também sofreram com isso. Então foi criada a mentira ela teve uma formação diferente das dos outros sentimentos ela recebeu no seu ‘DNA’ o dom de enganar o dom de ser manipuladora e ainda de ser fria sem sentimento nenhum podendo ser cruel até o fim sem nenhum sentimento de culpa. O homem tentou de todas as formas chamarem a atenção das pessoas, pois para o homem acreditar que ter a atenção das pessoas ele iria crescer em algo, pois estava muito enganado ao pensar isso, enquanto as pessoas estivessem unidas com o homem tudo iria prosseguir, pois, onde há União ali também se faz presente à sinceridade, no entanto, a mentira não vem de uma só vez ela vem acompanhada de várias outras intenções podendo ser intenções boas ou ruins, mas se pensarmos deste modo então não estamos lembrando de que a mentira já é uma coisa ruim, pois o que já é definido ruim não pode ser bom, saiba que a mentira se disfarça de amigo de companheiro de colega de irmão de pessoas que de alguma forma quer te prejudicar. A natureza acrescentou todos os sentimentos ruins na amizade falsa fazendo mais poderosa com todos esses sentimentos, a amizade se mistura com as pessoas de modo que o homem a não identifique, mais uma vez o homem se encontra só sem a liberdade e sem o amor mesmo estando dentro dele. As pessoas tentam se aproximar do homem, mas ele sabe que amizade falsa está no meio delas com a intenção de destruí-lo, pois a mentira que é uma das coisas mais perigosas e está envolvida nisso então o homem passou a não confiar nas pessoas. O homem precisa de ajuda para conquistar sua liberdade de volta para que o amor reacenda dentro dele. Então o homem decide ir lutar pela sua liberdade contra as pessoas e a natureza e todos os seus sentimentos, mas quando ele se levanta para a luta a natureza se levanta contra, daí começa a dar tudo errado. Pois, onde não há Liberdade, sozinho e sem ninguém por perto nada te faz voltar e continuar a lutar nada te anima para fazer você continuar, o homem percebendo que sozinho ele não conseguiria chegar a lugar nenhum decidi parar por um tempo para refletir.
Em silêncio por um tempo o homem pensou várias formas na tentativa de resgatar sua liberdade, a eternidade se manteve em silêncio por um tempo então decidi falar com o homem para ajudá-lo, pois a eternidade ama o homem verdadeiramente jamais vai deixar ele sozinho, pois, é no silêncio do homem que a eternidade fala. Então a eternidade fala para o homem parar de lutar contra a natureza. Foi nesse momento que o homem fez uma pergunta a eternidade porque que não devia lutar contra a natureza, a eternidade disse para prestar atenção no que ela iria falar-lhe então homem sentou-se e começou a ouvi-la.
A eternidade disse ao homem, tenho que dizer que antes da sua criação eu o amor e a liberdade primeiro nós criamos a natureza nós nos doamos totalmente nós estávamos tão felizes juntos que eu e o amor a cada dia nos admirávamos a nossa criação e a cada dia a minha eternidade aumentava e o amor a cada dia ia aumentando numa intensidade muito grande, foi aí que a natureza gostou da grandeza minha e do amor e quis ser igual a nós, mas eu e o amor tentamos o fazer entender que ele também era igual a nós, mas com toda ambição ele queria ser mais que nós, eu e o amor nós continuamos a insistir dizendo que todos eram iguais por não haver diferenças entre nós, mas a natureza não gostou de ouvir isso, pois ele queria ser maior que eu e o amor então ele saiu de perto de nós, pois não gostava de ser igual a nós ele queria ser mais que nós.
O homem então perguntou o que ele poderia fazer então a eternidade disse, homem é por isso que eu te disse para não lutar contra a natureza, pois ela é igual a você, a natureza sentiu ciúmes de você, pois o mesmo amor que lhe damos a você, pois a natureza é criação minha assim como você então eu não sei por que você quer lutar contra ela, pois você é a minha criação assim como ela, a mesma Liberdade sua é a dela você não entregou, pois, a criação da liberdade é minha e do amor ela não pode tocar na sua liberdade a não ser que você a permita tocá-la, pois fique sabendo que fui eu que permiti que tudo isso acontecesse, pois, a liberdade sou eu que dou a todos para fazer o que querem, pois, se eu não fizer desta forma eu estarei descumprindo um dos lemas mais forte entre a liberdade e o amor, pois quem verdadeiramente ama não prende deixa ser livre, portanto, viva a sua vida, pois você tem tudo que precisa para viver, eu te dei o fôlego você não respira por que você quer e sim porque necessita eu te dei porque você necessita para viver então por mais que você queira parar de respirar o seu corpo automaticamente reage em luta com você fazendo você voltar a respirar por necessidade, portanto esse fôlego fui eu que te dei então tudo que te dou é porque você necessita, enquanto você querer fazer algo na mesma vontade de respirar você vai sempre conseguir, mas se você fizer sem vontade nada dá certo, viva sua vida, mas saiba que sou eu que te dou o que você necessita. Então o homem compreendeu tudo o que é eternidade havia lhe contado, foi então nesse momento o homem fez uma pergunta, mas o que faço para ter o amor e a liberdade de volta?
A eternidade responde dizendo
Pare de procurar a liberdade e o amor em outro lugar, pois a liberdade e o amor estão dentro de você.
Fim.
Dizem que no futuro vamos poder acessar e assistir as nossas memórias, como se fossem um filme. Faça valer a saudade. Hoje.
" Eu te amo
como se pudesse viver sem tua presença
e na ausência
amo-te ainda mais
meu prazer,
será um dia dizer,
quando muito velho
que te amei a vida inteira
e desejei tão somente a tua felicidade
mesmo sentindo que ela
teria que ser
um pouco longe de mim...
" Longe dos olhares perturbadores,
a fera espreita
como precisa voar, medita cada passo
no céu o palco perfeito
a noite sombria transforma o caminho
e passo a passo,
lentamente o destino da presa esvai
amanhã não haverá caça
o prato está garantido
até a fome voltar
outra vez...
Ah!! se o amor virasse moda
e por desejo, todo mundo passasse a ter
como celulares, colares, bolsas,souvenires
a tiracolo o amor, sem frescura
sem muita procura, apenas amor
amor dos bons, desinteressados, vibrantes
coloridos, iguais.
plurais
Ah!! se todo mundo praticasse o amor
e esquecesse por uns tempos o desamor
em todas as esquinas olhares apaixonados
em todos os lares, ninhos de amor
gente se amando, corações se pegando,
amores sem fim
Ah!! se o amor virasse moda...
" O poeta diante do amor
faz poesia
diante da dor
tece ironia
e vive
como se a felicidade estivesse logo ali
mesmo sabendo que não está...
Espelho
Está chegando a hora de descansar, mas como aquietar o coração que ainda pensa em dominar o mundo, que acha que pode conquistar, que pode amar com o mesmo vigor da juventude, Como dizer a ele?
" Ei velho, dá um tempo, esquece a agonia, a vida está em seus últimos dias, pare e respire, olhe ao redor, pode sonhar, porém sonhe sonhos possíveis , lembre-se que as pernas já não são tão ágeis assim e que o coração já não bate tão forte. Permita-se sonhar, tornando possível a lentidão e a calmaria. Você foi intensidade, agora é apenas a hora de colher o que plantou...
" Espero que a tua vida esteja uma festa e como tal, estejas muito feliz, tanto que a tristeza não tenha o minimo espaço em teu coração...
" Saboreio tua chegada, devagar
como se andasses em câmera lenta,
suave, sutil, bela...
delicia,
principal personagem dos meus desejos
tantos, que espero eternidades
e sonho
em ser para ti, pelo menos a metade
da outra metade,
que és para mim...
" Custa-me acreditar na mudança
tão rápida, implacável
é como perder um amor
ver o fogo consumir
é ter o mundo e apenas poder olhar pela janela...
" E o ouro brotou da terra, do mar
como o calor brota das entranhas
para caminhar devastando o medo
numa obra de ninguém ver
sobrou até para o presente
que de louco tinha tudo
inclusive um passado a esconder...
" Então aparecerá alguém
que te fará sorrir como ninguém
que te deixará leve
com um gosto de infância nas mãos
apressa-te a vida não passa muitas vezes na mesma estação
e o que era pensamento virará realidade
maldade, deixará de existir
por um tempo o amor será tudo
(vai ter essa sorte!)
que ele seja eterno também...
" Vou deixar partir
como um passarinho que deixa o filhote ganhar os céus,
sem o desejo de retorno, sem o medo de perder
e depois que for embora, vou pedir a Deus que zele por você, abençoando sua nova vida, lhe dando forças e desejos bons
vou deixar partir, quem sabe um dia, entenda meu gesto e até me perdoe se assim for preciso, mas quero desejar que você sobreviva e bem sem mim, porque é assim mesmo, não somos donos de nada, apenas ajudamos a desvendar caminhos. Hoje entendi que o meu, de agora em diante, será em uma outra história, sem a participação especial que era você...
Certamente surpreenderia pelo tamanho
quem sabe, você teria até algum medo
mas ao assumir como seu
saberia que não poderia ser menor
que ele tem a medida certa para você
e por ser tanto
preencheria totalmente
porque não há no mundo
amor para você, minha querida
maior e mais gostoso que o meu...
"tava" pensando na vida
de como ela é atrevida
e abusa da gente
chega de mansinho,
faz carinho e passa contente
ao longo dos anos, tenta nos mudar
ensina amar, enlouquecer
faz a gente crescer e vibrar
eita vida linda, apaixonante
se pudesse, queria mais
para aprender sobre viver
porque estar aqui é bom demais
sentir o vento, o sol, o amor
curtir os sentidos da vida
sorrir em frente ao mar
não é para ser desperdiçada
amaldiçoada, ou descabida
enfim, a vida é uma lição que se aprende com o tempo
e no final, aquele gosto de vitória
por isso, mais do que uma vida seria a glória
daria para corrigir erros e acertar um pouco mais
se bem que o aprendizado
só vem com as quedas
e se o cair é dos homens
ainda bem, que o levantar é de Deus...
Jesuino Mandacarú
Imagine como se por encanto
numa distração do momento
o amor tomasse conta
e inundasse o mundo de desejos
de bons desejos, de laços e abraços
seria lindo não?
agora imagine se de repente de tão encantado virasse lei
todos devem amar mais e mais
e comungarem das verdades, que só a felicidade tem
foro algum julgaria, ou se atreveria a mudar a lei
porém sempre aplaudiriam tamanha sensatez
loucura? não
imaginação até o fim...
