Enquanto o Sol Brilhar
O antídoto para o pessimismo
O Senhor dará o que é bom. - Salmo 85:12
Assim como o sol pode ser apagado por um eclipse, também os sentimentos de pessimismo e dúvida podem mergulhar-nos na escuridão espiritual. Às vezes, nossa situação pode parecer tão desesperadora que achamos que nem Deus Todo-Poderoso pode nos levar adiante.
Essa foi a atitude sombria de Robert Cushman, que registrou seu desespero no Mayflower em 1620. Ele escreveu: “Se alguma vez fizermos uma plantação na Nova Inglaterra, Deus faz um milagre! Especialmente considerando o quão escassos seremos de alimentos [vittles] e (pior de tudo) não unidos entre nós. Se eu lhe escrever todas as coisas que predizem nossa ruína, sobrecarregar minha cabeça fraca e entristecer seu coração terno. Só isso eu te peço. Prepare-se para as más notícias todos os dias. Não vejo razão para escapar. Orem por nós instantaneamente. ”Apesar dos medos de Cushman, Deus levou os peregrinos ao seu destino e lhes permitiu estabelecer um lar no deserto.
O autor do Salmo 85 louvou a mesma providência de Deus. Ele sabia como o Senhor havia providenciado para Israel no passado (vv.1-3). Agora, ele clamava a Deus para libertar Seu povo arrependido do mal presente (vv.4-7), e esperava com confiança a resposta a essa oração (vv.8-13).
Não vamos duvidar da capacitação totalmente suficiente de Deus. Ele nos levará pelas horas mais sombrias da vida.
Quando a vida te derrubar, continue olhando para cima! Vernon Grounds
"O mesmo sol que derrete o gelo, favorece para a evaporação da água, não encontra-se vestígios, tudo desaparece."
Uma palavra do Undertaker
Não deixe o sol se pôr sobre a sua ira. - Efésios 4:26
No popular livro de Thomas Lynch, The Undertaking: Life Studies From The Dismal Trade, ele reflete sobre seu trabalho como diretor funerário em uma pequena cidade do Michigan. Em 25 anos, ele supervisionou cerca de 5.000 enterros. Como isso moldou seu pensamento?
"Isso me faz querer resolver conflitos um pouco mais rápido", diz Lynch, "porque vi pessoas indo para o trabalho e não voltando para casa".
Quantas vezes saímos de casa de manhã ou apagamos a luz à noite com raiva ardendo em nossos corações? Oh, provavelmente pretendemos resolver o conflito eventualmente, mas não agora. Deixe a outra pessoa sofrer um pouco em silêncio, pensamos. Mas, se lidássemos com sobreviventes de coração partido tão frequentemente quanto o Sr. Lynch, isso mudaria a maneira como pensamos e agimos.
"Não se ponha o sol sobre a sua ira, nem dê lugar ao diabo", aconselha a Bíblia (Ef 4: 26-27). “Sejam bondosos uns com os outros, de coração terno, perdoem-se uns aos outros, assim como Deus em Cristo os perdoou” (v.32). A questão não é o que outros fizeram por nós, mas o que Cristo fez por nós.
Não há momento melhor do que agora para pedir desculpas ou oferecer perdão e restaurar um relacionamento inestimável. O agente funerário sabe.
COLOCANDO EM PRÁTICA
O que me impede de cuidar da raiva imediatamente? O que faço quando outra pessoa não responde às tentativas de reconciliação? Ver Romanos 12: 17-21.
Seja lento na raiva e rápido no arrependimento. David C. McCasland
Como Deus trabalha
Ele faz o Seu sol nascer sobre o mal e o bem. - Mateus 5:45
Minha conta chegou a US $ 4,40. As notas de dólar e a troca no meu bolso me deixaram 40 centavos a menos.
Um homem parado nas proximidades rapidamente me entregou 40 centavos. “Aqui”, ele disse, “e Deus abençoe!” Sua generosidade me pegou de surpresa. Antes de sair, agradeci novamente. "É assim que o mundo funciona", respondeu ele.
A bondade daquele homem me lembrou a graça comum que Deus se estende a um mundo caído. Nosso mundo funciona por causa da generosidade incondicional de Deus. Deixe-me explicar.
Jesus disse que nosso Pai celestial oferece calor, luz e todos os benefícios do sol para os habitantes deste mundo, tanto os bons quanto os maus (Mt 5:45). Imagine o que aconteceria ao nosso mundo se fôssemos um dia sem o sol. Ainda mais generoso, porém, é o imensurável amor de Deus em tornar disponível o perdão e a vida eterna através da morte de Jesus na cruz para expiar nossos pecados.
Que ingratidão eu teria demonstrado ao homem que me desse 40 centavos se eu o ignorasse ou rejeitasse sua oferta! No entanto, é assim que frequentemente tratamos Deus. E a resposta dele? Ele continua dando enquanto mantém aberta a oferta de perdão.
Vamos agradecer diariamente a Deus por Sua generosidade e ajudar os outros a saberem que a graça de Deus é o que faz o mundo funcionar.
Os tolos torcem a graça de Deus para viver como bem entendem; os sábios confiam na graça de Deus e vivem como Ele deseja. Dennis J. DeHaan
Talvez amanhã seja melhor que ontem
Talvez alguém tenha certeza
Talvez o sol não se punha no mesmo lugar
Talvez eu te leve flores
Talvez nunca te leve dores
Talvez é minha certeza de não ter certeza
O Sol ilumina a Lua, e a luz da lua ilumina o caminho solitário dos justos, que veem quietos a queda de quem no passado usou de mentiras para ser seu amigo e usou a sua bondade e amizade para construir uma ponte de mentiras para alcançar os desejos deles, lhe deixando para trás com medo de descobrirem a verdade. A luz da lua ilumina nosso ser e vemos com clareza que o saco cheio de mentiras se tornou pesado e se observarmos quietos e complacentes, enxergaremos quão grande é o mundo solitário do mentiroso, quando seu saco de mentiras se torna pesado demais, e seus amigos abandonam e não mais querem ajudar a carregar, também com medo da verdade aparecer sobre as mentiras deles. Assim, a ponte dos falsos começa a desmoronar e uma vida inteira repleta de enganos e falsidade o faz querer ser como o justo. Porém é tarde demais, porque para ser justo, não tem com quem falar a verdade sobre suas falsidades.
Ao longo de nossa vida, nos damos conta que existem coisas que duram pouquíssimo tempo, mas há também coisas que duram bem mais. Essas coisas duradouras quase que invariavelmente são interiores, são as nossas qualidades e virtudes, assim como também alguns de nossos defeitos. O mundo está sobrecarregado de mentiras e a todo instantes vemos como são falsos os sorrisos de quem apenas quer nos enganar. Então, é chegado o momento de compreender quais são as coisas duradouras em você. Quais as virtudes que você possui como constantes em sua vida? A vida está demandando que você faça valer suas qualidades, sobretudo as que você reconhece como parte de sua vida desde quando era criança ou adolescente. Outro ponto importante é que devemos perceber que os relacionamentos vêm e vão, os projetos começam e acabam, mas há algo que se configura como sendo eterno. Você pode até mudar de relacionamento, mas o desejo de amar perdura. Pode mudar de projetos, mas o desejo de crescer perdura. Assim sendo, não importa tanto qual é o foco externo dos seus desejos, contanto que você aprenda a valorizar suas próprias virtudes e ser honesto o suficiente para ter amigos verdadeiros nesta vida e nunca se sentir solitário como a luz é, mesmo iluminando tudo...
"Quero a brisa do mar, para as mágoas levar para além do infinito.Quero o brilho do sol, a beleza de um girassol que se diferencia num dia bonito.Quero a fidelidade dos cães, enxugar as lágrimas das mães,que vêem seus filhos perdidos".
(Rodrigo Juquinha).
Nunca é numa praia às 23:00 da noite sob a luz do luar, ou numa praça antes do nascer do sol. É no bar, é numa taverna, num botequim qualquer, numa esquina sem iluminação, num portão velho. São nesses lugares que os maiores acertos e decepções do amor realmente acontecem.
Hoje o Sol brilha bem mais intenso, anunciando que um novo dia iniciou-se.
Uma nova oportunidade de ser feliz, esquecendo o momento tempestuoso de ontem.
"Desperte e perceba a beleza que a vida pode te oferecer, mesmo que viva dias nublados, o Sol sempre voltará a brilhar."
"Ao deitar-se o Sol transpõe o emocional e nos traz a lua e as estrelas para desfilarem no Manto azul celeste inspirado pelo Pai Maior...Deus!"
Como a vida é
Um dia belo, sol, calor, praia
No outro chuvisco, raios e trovões
Assim é a vida
As vêzes estamos calmos numa tranquilidade que paira sobre o ar
No outro é turbulento como se todas as coisa do universo estivessem contra nós
Mas não podemos nos desanimar
Pois depois do furacão sempre vem a calmaria
E na vida também é assim
Temos dias difíceis que temos que superar
E dias calmos que temos que aproveitar ao máximo
O doce da vida é feito de pequenos raios de sol em um dia chuvoso.
É feito cheiro de café, comida,
é a gentileza bem-vinda. É um instante especial com alguém que se gosta, é um piscar de olhos
é agora.
Delicado entardecer de flores
Amanhecidas em meio ao orvalho
e desabrochadas ao calor do sol
Sentimento insistente esse meu
Anoitece em suspiros apaixonados
Amanhece sem você do lado...
Eu tinha achado o meu campo
amanheci coberta pelo seu amor
desabrochei no calor do seu abraço
Anoiteci com medo de dormir
E acordar com minhas pétalas
frágeis anunciadas ao vento...
Acontece ...Tudo tem seu tempo...
Amei como pude ...Senti com ternura.
O destino deixou que me tocasse
Com sua chuva mansa,me floriu...
Você passou como a lua...
Blindando de prata meu ser...
Me tornei parte do seu mundo...
Tão juntos ...E tão distantes
Sol da Meia Noite
Foi naquela noite que um raio de luz cortou pela primeira vez a escuridão
Entrou através da janela, rasgando a solidão
E de repente, um breve instante no tempo
Tudo se transformou
Aurora boreal, as luzes brilharam no céu
Brincamos na neve, e fomos tão longe
Longe de toda a escuridão
Foi naquela noite, ainda em meio às lágrimas, que o tempo parou por um momento
Toda a dor foi suspensa e flutuou como partículas dançando em um raio de sol
O sol, que é você
Invadindo o quarto escuro e frio da minha alma
Pela primeira vez.
Deixemos as armas nas trincheiras, vamos tomar sol e também chuva. Saíamos de mãos limpas e coração aberto, as trincheiras nos enterram... Quem vencerá se todos abrirmos mão da vitoria?
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp