Emoções
Não há argumentos para aqueles que amam. Apenas um fluxo de emoções irracionais que transcende o corpo do ser humano.
Virei poeta quando minhas emoções queriam gritar.
Virei mulher quando o meu corpo passou a palpitar.
Vi a necessidade de ter que caminhar...
Não se deixar abalar e se enfraquecer. Não deixar mostrar lágrimas e emoções na frente de alguém, mesmo que você sinta algo, mesmo que você se importa. Não dizer que você é incapaz e desnecessário. Nunca deixar-se levar a tudo o que dizem, seja uma sinceridade ou uma mentira. Não deixar-se derrubar por conta própria, só porque a dificuldade bateu a tua porta. Não perder a fé e a força que você pode ter e, talvez ganhar. Não deixar de respeitar e, de ter um bom coração, e principalmente, nunca perder a esperança de que dias melhores virão.
Não devemos deixar que as palavras fiquem engasgadas ou as emoções desencontradas. Procurar esclarecer tudo aquilo que está complicando a situação. Com palavras certas, ditas na hora certa, colocaremos em ordem tudo que está fora do lugar. Algumas mudanças são necessárias para resgatar aquela paz que tanto desejamos que volte.
Naturalmente eu
Sou uma miscelânea de emoções.
Coexistem em mim todas as estações.
Sou esplendoroso sol de verão
quando a vontade me domina,
quando a força me deixa irradiar
o brilho em tudo o que faço
aquecendo a alma de todos
os que me rodeiam.
Sou um raio esmaecido
numa manhã de primavera tímida,
quando de mim se apodera a insegurança,
quando o meu sorriso tem uma nuvem
que não o deixa brilhar em plenitude.
Sou chuva de inverno
quando a minha alma chora
e me entristeço com o rumo
que o mundo toma.
Sou tornado em violenta tempestade
quando me revolto e me imponho,
levando e lavando a vida dos destroços
que o passado semeou na minha alma.
Sou nevoeiro em manhãs tristes
quando me desiludo com quem amo
e remeto-me ao meu silêncio
e à escuridão do meu pesar.
Sou orvalho em alvorada da vida
quando sacio a sede de amor,
quando atinjo os meus objetivos
e os meus sonhos ganham vida.
Sou assim…Naturalmente natural…
Como a natureza que venero.
NO DIA EM QUE AS SENSIBILIDADES E AS EMOÇÕES SE FINDAREM, NO MUNDO SÓ RESTARAR ZUMBIS DE MENTE OCA E SEM ALMA, PERAMBULANDO NUM TEMPO QUE JÁ NÃO VALERÁ MAIS EXISTIR! (Almany Sol - 07/05/12)
Coisas interessantes
O equilíbrio só é alçançado quando temos domínio sobre nossas emoções e nós só podemos alcançá-lo se estivermos livres de apegos, tanto ao material quanto ao emocional e espiritual. Este é o famoso Tao, o caminho do meio, paradoxal e difícil de ser entendido, porque quando o alcançamos, somos levados a fazer a coisa certa, mesmo sem refletir.
Meditação. Exemplo: A Prática da Recordação, a preferida de Buda. Falando em Buda é bom lembrar-nos que ele nos previne para não seguir nenhum ensinamento, nem mesmo
o dele, se não enterdermos o porquê.
Sermos egoístas, significando que só podemos ajudar ao outro se cuidarmos primeiro de nós.
Aprendermos a gostar de ler, de preferência aqueles autores que conhecem bem a natureza humana. Exemplos: Victor Hugo, Balzac, , Ibsen, Dostoievski ,etc.
Catarse: praticarmos através das tragédias gregas. Sabermos um pouco sobre a Grécia, considerada o berço da civilização , irá nos ajudar a entender isto melhor.
Conhermos a nós mesmos, significando que devemos nos observar antes de julgarmos o outro.
Bom, creio que por hoje está de bom tamanho.
Caminhando devagar com as minhas emoções e tendo disciplina para organizar o que está fora de lugar, me dar uma força danada para eu ter mais confiança nas minhas escolhas e transformar meu olhar diante da vida.
O discernimento latente em mim faz questão de colocar todas as minhas emoções sob o crivo da razão. Por mais que minha primeira ação seja sentir, logo cada emoção é racionalizada, sendo assim intensificada ou dizimada
Sou uma caixinha de surpresa, embrulhada de emoções, com um laço da saudade, enfeitada de medos, para ser enviada a vida.
Reacender emoções adormecidas brincando de Senhor de suas emoções, gera agonia, difama!
Fingir não se importar, por insegurança, por interesse é Fraqueza.
Ignorar a verdade por mera conveniência é Covardia!
Apropriar-se do sucesso alheio para se reafirmar é aceitar seu Fracasso.
Quem é incapaz de assumir seus sentimentos, de assumir suas limitações, de buscar supera-las, é incapaz de vencer suas batalhas, é incapaz de firmar-se por seus méritos, pois desconhece a si mesmo.
Abrir mão da sua essência enganando a si mesmo é assumir que já esta meio morto...
A VIDA ENSINA 17/11/2016.
A vida é um círculo binário
Onde não falta emoções tristes,
E lotada dos doces estantes alegres.
Alegres e tristes, um tal bizarro.
Procurei mistério na minha existência
Um sentimento, uma paixão, amor quente,
Quis a vida ser bondosa com fragrância
E trouxe o mirabolante ser deslumbrante.
Mas prá quê ser o que é,
E voltar prá estar, sendo o que eu não foi ?
Se por entre os dois lados eu fico,
Vivendo e revivendo o que no coração dói ?
Ah! agora eu sei, pois, já sei e muito bem
Que a vida só traz o que não tivemos,
E se trouxer de volta o que já tivemos, levará também
Tudo o quanto por muito almejamos.
Nessa vida de novo, ela se foi.
Ezequiel Barros.
Indo, vindo e vivendo.
AS MÃOS
Elas pegam
E despegam,
Apertam
E desapertam
Emoções.
Matam paixões,
Fazem reviver
Quem está a morrer
De mortes ou sensações.
Benzem
E banzem
Orações,
Bruxarias,
Arrenegam heresias,
Aliviam comichões.
De muito as glorificar,
Acabei por me lembrar
Que há tantos anos
De desenganos,
Não beijo as mãos
De minha mãe.
Pobre de quem a não tem.
Valho-me dum retrato dela
E mato a sede da saudade,
Beijo-lhe as mãos de papel
E até me parece que ela
De verdade,
Me afaga o rosto,
Com tanto gosto,
E aquela doçura do mel.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 23-10-2023)
A paixão é uma chama que queima com intensidade, é uma tempestade de emoções, Um turbilhão de sentimentos que não se controla.
Uns dizem que é inconsequente, mas sua força é tão poderosa, que consegue transportar barreiras. É surda a qualquer objeção, e cega a qualquer silêncio, mas vê sempre soluções que alimente seus desejos.
É corajosa, ousada e destemida, chega a ser prepotente, se não for recíproca, se torna burra e escrava de suas próprias fantasias. Mas ao mesmo tempo, tem o poder de transformar o mundo, De tornar tudo mais fácil e simples, encurtar caminhos, E fazer com que tudo brilhe com mais intensidade.
A paixão é um mar de emoções, Que nos leva a lugares incríveis, e ao mesmo tempo, pode nos fazer mergulhar em experiências insondáveis. Mas mesmo assim, é um sentimento que vale a pena experimentar, tem o poder de nos dá força para enfrentar qualquer barreira, e nos faz sentir mais vivos intensamente.
Por que em mim reside um rio turbulento de emoções intensas, imagens vivenciadas e sentidas, enquanto simultaneamente se desdobra um abismo profundo com curvaturas, cuja contradição evoca a semelhança de um labirinto existencial.
O pensamento só existe por conta das emoções, cada dia a cada instante flui como um rio de águas límpidas que relux o olhar da pessoa amada.
Como um palhaço sem circo, sem platéia.
Ele maquiava o rosto e as emoções
na tentativa frustrada de esconder a tristeza
