Emmanuel Marinho Pao Velho
A advocacia
A advocacia é uma grande arte a serviço da justiça e da sociedade. O advogado, essa grande figura ilustre, exerce o papel de um grande arquiteto, esculpindo a própria imagem irrepreensível da justiça.
O primeiro dos deveres de um advogado, ao ingressar nessa nobilíssima profissão é, sem sombra de dúvidas, o de bem conhecê-la e de bem exercer o seu mister.
O advogado, entretanto, para exercê-la, sabiamente, não pode jamais descurar-se dos seus deveres e obrigações, ou seja, das regras de conduta e das prerrogativas, enfocadas na lei na Lei nº 8.906, de 04.07.1994 – Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, sob pena do mesmo tornar-se a cada dia que passa menos advogado e mais livre.
O advogado, em outras palavras, é um grande pesquisador das leis, estudioso e feitor do Direito e grande sociólogo e, sobretudo, um grande pensador e, como não poderia deixar de ser - uma grande figura pública e nato servidor da Justiça.
Observar os preceitos do Código de Ética Profissional é um dever e obrigação moral do advogado, bem como um dever sacerdotal, inerente a essa nobilíssima profissão, que, aliás, muitos ao enveredarem por esse caminho, consideram-na um fardo pesado, contudo, quando bem exercida, com zelo e verdadeiro amor, com ampla liberdade e com honestidade, torna-se um fardo leve, divertido e suportável. Contudo, tudo vai depender do amor, da paciência, da sua perseverança e da sua própria consciência.
A obediência aos preceitos do Código de Ética Profissional é um dever inerente à própria profissão do advogado, e um dos maiores deveres do advogado e, considera-se infração disciplinar a transgressão de qualquer dos seus preceitos.
A vida profissional do advogado, em suma, reveste-se de invólucro moral e de liberdade no exercício de sua profissão, pois sem esse revestimento imprescindível, fica muito difícil o enfrentamento da batalha judiciária.
O grande jurista Ruy Barbosa, ao ser recebido,em maio de 1911, como sócio do Instituto dos Advogados Brasileiros,assim,proclamou: “A lei e a nossa consciência são os únicos poderes humanos aos quais a nossa dignidade profissional se inclina”Disse tudo.
O Estado sobrevive da sua população, porque ele próprio é a existência da família cristã devidamente organizada.
Cada dia que passa, vamos envelhecendo um pouco e, também, morrendo um pouco...semelhante a uma velinha que vai se queimando aos poucos, até chegar ao seu final, mas muita das vezes, essa velinha se apaga logo, antes de atingir a sua meta final.Assim é o processo da vida passageira e material neste mundo de meras ilusões.
Olhemos sempre para frente...o que passou...passou...tudo o que importa agora é daqui para frente...a vida é um processo que se acaba com a morte... tudo se acaba com a matéria, mas o espírito permanece para sempre
Uma grande nação é amiga de todas as nações da Terra;cada uma vivendo a sua ideologia,mas sem quaisquer interferências nos assuntos internos de outra nação.
Um país é grande quando os seus filhos deixam de lado os seus interesses e cuidam primeiramente dos interesses do seu país.
Advogados brasileiros, vocês é que fazem a OAB cada vez mais forte e a serviço de todos - sejam, antes de tudo, bons cidadãos e sempre éticos advogados !
A verdade é semelhante às grandes tormentas;abate os mentirosos,enganadores e covardes e todos aqueles de pouca fé.
Uma nação só é verdadeiramente grande quando ama e respeita outra nação independentemente de suas ideologias e, é aí onde todos nós temos a certeza de que todos nós somos um mesmo mundo e uma mesma pátria.
O que é faz o mundo ruim? Corrupção - esse é o pior flagelo que sofre a humanidade, porque com ela advirão todas as outras pragas que atormentam a humanidade.
