Emmanuel Marinho Pao Velho
O Universo não é uma abstração ou uma ilusão de ótica, mas uma verdade incontestável, e, anda pouco conhecido dos humanos.
O Brasil precisa controlar a sua população, educando o povo para fazer planejamento famiiar.Os lares atuais só se preocupam em procriar; de jogar gente no mundo, irresponsavelmente, hoje, os lares desorientados são verdadeiras indústrias de desocupados e monstros, que, somente trabalho dão para a sociedade e, de um modo geral para o Estado.Daí a crescente onda de criminalidade que apavora a todos.
Convivemos neste mundo com as causas e os efeitos...tudo que realizamos na vida tem uma razão de ser...se temos sede,precisamos da água para beber; se temos fome, precisamos dos alimentos para saciar a nossa fome; se queremos nos comunicar, apelamos para o rádio, a televisão e o telefone; e, assim, por diante...tudo é causa e efeitos e todo efeito inteligente procede de uma causa inteligente...
Faça do facebook algo inspirador, ouvindo belas músicas; do clássico ao popular.Isso ajuda o espírito a voar alto nas azas do pensamento.
A vida é passageira...de um lado ficam as nossas ilusões...de outro lado, os nossos sonhos...as nossas alegrias...as nossas tristezas...as nossas lutas...os nossos trunfos e os nossos insucessos...isso é a vida...jamais desistamos de lutar...seremos nós mesmos...e jamais esqueçamos:o reino de Deus em primeiro lugar, e tudo mais virá por acréscimo.
Em um país em que um governo não se preocupa com a segurança do povo, com a educação, com a saúde e com o trabalho, não merece a confiança desse povo; o caminho é a mudança. Mudar para ver se melhora. O voto é o melhor julgamento e o melhor protesto contra um governo que se esqueceu do seu povo. Vote certo e garanta melhores dias para o seu país.
O Universo é o presente...tudo que foi criado e que sofreu transformação, são causas e efeitos ocorridas no tempo presente...todos nós somos viajantes do tempo, partindo do relativo para o absoluto...nesse imenso e maravilhoso Universo.
Uma boa oração a Deus, é nos esforçarmos para ter um coração puro...pensar nele sem repetições desnecessárias, já é o bastante para que Ele nos entenda e saiba do que precisamos.
Em um país civilizado e desenvolvido, o transporte público é uma opção e prioridade de todos.Todos pegam ônibus,trens, metrôs etc, para se deslocarem e, até mesmo a bicicleta é um transporte salutar para todos.Não é porque fulano ou cicrano é governador, presidente, prefeito ou ministro que não possam usufruir desses transportes; todos nós devemos fazer uso dos transportes públicos, tanto ricos quanto pobres.
O facebook é um local onde você pode falar mal das pessoas, educar as pessoas ou destruí-las;tudo vai depender do uso que você possa fazer desse veículo de comunicação.
Pronome Oblíquo Átono
São chamados átonos os pronomes oblíquos que não são precedidos de preposição.
Possuem acentuação tônica fraca.
Por exemplo:
Ele me deu um presente.
O quadro dos pronomes oblíquos átonos é assim configurado:
- 1ª pessoa do singular (eu): me
- 2ª pessoa do singular (tu): te
- 3ª pessoa do singular (ele, ela): o, a, lhe
- 1ª pessoa do plural (nós): nos
- 2ª pessoa do plural (vós): vos
- 3ª pessoa do plural (eles, elas): os, as, lhes
Observações:
O lhe é o único pronome oblíquo átono que já se apresenta na forma contraída, ou seja, houve a união entre o pronome o ou a e preposição a ou para. Por acompanhar diretamente uma preposição, o pronome lhe exerce sempre a função de objeto indireto na oração.
Os pronomes me, te, nos e vos podem tanto ser objetos diretos como objetos indiretos.
Os pronomes o, a, os e as atuam exclusivamente como objetos diretos.
Saiba que:
Os pronomes me, te, lhe, nos, vos e lhes podem combinar-se com os pronomes o, os, a, as, dando origem a formas como mo, mos, ma, mas; to, tos, ta, tas; lho, lhos, lha, lhas; no-lo, no-los, no-la, no-las, vo-lo, vo-los, vo-la, vo-las. Observe o uso dessas formas nos exemplos que seguem:
- Trouxeste o pacote? - Não contaram a novidade a vocês?
- Sim, entreguei-to ainda há pouco. - Não, não no-la contaram.
No português do Brasil, essas combinações não são usadas; até mesmo na língua literária atual, seu emprego é muito raro.
Atenção:
Os pronomes o, os, a, as assumem formas especiais depois de certas terminações verbais. Quando o verbo termina em -z, -s ou -r, o pronome assume a forma lo, los, la ou las, ao mesmo tempo que a terminação verbal é suprimida.
Por exemplo:
fiz + o = fi-lo
fazeis + o = fazei-lo
dizer + a = dizê-la
Quando o verbo termina em som nasal, o pronome assume as formas no, nos, na, nas.
Por exemplo:
viram + o: viram-no
repõe + os = repõe-nos
retém + a: retém-na
tem + as = tem-nas
Anterior Índice Próximo
Curta nossa página nas redes sociais!
Orgulho? Não, apenas cansei de ir atrás, cansei de dar amor a quem não me ama, cansei de ser trouxa, simples.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
