Eles se Acham Santos
Um dia eu parei para pensar como pode as ideias ela vem a mente e do nada elas evaporam, engraçado porque eu raparei que na nossa vida é assim também você planeja, tudo aparece na sua vida e do nada com o tempo tudo vai embora simplesmente não te pede permissão nem para entrar e nem para ir sair, engraçado porque a vida ela passa rápido e tudo vai evaporando sem você perceber quando você for reparar já foi, ´´ se você não ganhar as ideias do tempo, pode ter certeza que o tempo ganhará essas ideias de você ``
Lidar com a mudança é difícil, mas indispensável ao crescimento
É quase impossível não sentir algum nível de desconforto diante de uma mudança. O problema começa quando essa sensação se transforma em um sofrimento profundo, que paralisa, comprometendo a evolução pessoal.
"Toda mudança é uma crise, porque implica sair de uma situação da qual temos controle para nos lançarmos em direção ao desconhecido", explica o psiquiatra Eduardo Ferreira-Santos, doutor em ciências médicas pela USP. De acordo com ele, a mudança só é vista com bons olhos por quem está em uma situação que reconhece como muito desagradável. Ainda assim, é difícil. "Quando estamos na zona de conforto, é muito difícil encontrar forças psicológicas para mudar, mesmo que estejamos conscientes da necessidade de buscar algo melhor", diz.
Isso explica porque algumas pessoas se recusam a sair de relacionamentos que só trazem infelicidade ou a deixar um emprego estável, porém, que já não oferece mais satisfação. De acordo com a psicóloga Heloisa Fleury, professora do Instituto Sedes Sapientiae, essa tendência à inércia tem razão de ser. "Nos acostumamos com determinados comportamentos para resolver problemas e enfrentar condições novas requer estratégias diferentes. O conhecido nos remete a um sentido de familiar e, de certa forma, nos traz bem-estar", aponta.
Quem não tem uma boa autoimagem costuma sofrer mais com as transformações da vida, já que não consegue enxergar em si a capacidade de sair vitorioso diante do desconhecido. "A autoestima baixa desencadeia pensamentos como ‘será muito difícil’ ou ‘não vou conseguir’. Imediatamente, a pessoa passa a encontrar boas razões para não se aventurar", justifica Heloisa. Como consequência do medo do novo, a pessoa se autobiicota.
Quem não sai da mesmice, não evolui
Perder a oportunidade de viver novas emoções é apenas um dos prejuízos de não encarar as mudanças. "Em geral, quem se desafia descobre que é mais competente do que imaginava", diz Heloisa. "Por outro lado, quando o medo fala mais alto, a pessoa fortalece a ideia que ela já tinha de que não conseguiria e só faz aumentar sua insegurança", pondera.
Para Ferreira-Santos, o crescimento e a transformação pessoal requerem este rompimento com o conhecido. "Hoje em dia, a pessoa que está sempre procurando algo melhor é mais valorizada. A vida moderna exige esse nível de iniciativa. Quem para tem a sensação de que está ficando para trás, já que os outros continuam sempre em frente e numa velocidade incrível", observa ele.
Até os resultados inesperados e desdobramentos ruins ocasionados pela mudança são uma oportunidade de crescimento. Afinal, o erro é uma oportunidade de descobrir fragilidades e aspectos que precisam ser desenvolvidos. "Essas experiências contribuem para o nosso aprimoramento e para o desenvolvimento de uma habilidade importante, a resiliência, que tem a ver com a capacidade de superar obstáculos e resistir bem às pressões em condições adversas", garante a psicóloga Cristiane Moraes Pertusi, doutora em psicologia do desenvolvimento humano pela USP.
Virando o jogo
A vontade de mudar e a análise das consequências dessa mudança devem sempre caminhar juntas. "O importante é saber de que estamos abrindo mão e também que o novo pode ser desconfortável, ao menos no início. Assim, nos lançamos ao desconhecido já mais preparados para enfrentar dificuldades", ensina Ferreira-Santos. "Como o risco faz parte, o ideal é trocar o medo pela cautela, e buscar o mínimo de informação sobre o que há do outro lado", recomenda. Se faltar coragem, vale relembrar desafios do passado encarados com sucesso.
No mais, é preciso paciência para aceitar as limitações que surgirão pelo caminho. "Em vez de estabelecer objetivos altos, é preferível se propor a aprender e a fazer o melhor possível. A atenção deve ser voltada ao próprio desenvolvimento e é preciso evitar comparar-se com outras pessoas", ensina Cristiane.
Ao conseguir passar por todas estas fases e vivenciar a mudança, a recompensa virá na forma de um novo olhar sobre a vida. Quem se arrisca e tenta, passa a sofrer cada vez menos com as instabilidades e com a falta de controle sobre determinadas situações. "Se mudamos e caímos no lugar errado, aprendemos que basta mudar de novo. Às vezes, não dá pra voltar atrás, mas, sem se conformar, é possível seguir em frente e buscar sempre novos desafios", finaliza Ferreira-Santos.
sєทнσr,
σвrigα∂α ρσr мє ∂á α σρσrτυทi∂α∂є ∂є αвrir мєυs σℓнσs мαis υмα мαทнã ραrα vєr α ℓυʑ ∂σ мυท∂σ, αs ρєssσαs qυє αмσ, σs αทiмαis є αs ƒℓσrєs... єทƒiм, τυαs мαrαviℓнαs, ó sєทнσr!
Pro seu bem - Aprenda excluir da sua vida gente que te sufoca, que te maltrata, que te humilha, que te deixa sem graça, e que te prende com as más energias.
As vezes para darmos o real valor ao CHAMADO de DEUS para nossas vidas, precisamos conhecer os dois lados dá moeda.
Rosto
Eu tenho um rosto estrɑnho,
diferente de todos...
Um rosto lɑcrɑdo e crɑvɑdo
por verrugɑs,
sulcos nɑ pele.
O meu rosto é ɑspɑro e torto...
Sofro de má deformɑção;
sou ɑlgre,
sou triste,
sou eu filhɑ
dɑ solidão.
Mɑs hoje confesso que
foi tudo culpɑ minhɑ,
por contɑr ɑs estrelɑs
no céu
nɑs noites friɑs.
Tire algumas horas para ficar em silêncio,
reflita sobre sua vida, e avalie com carinho seus sentimentos.
...não odei as rosas só porque o espinho de uma delas te feriu. Queira bem... cuide delas para não morrer. Afinal de contas, elas que irão realçar sua a essência...
Chuvinha
Oh, chuvinha,
traz do céu para nós,
saúde, paz, amor e alegria.
Chuvinha fininha,
tu és água que nos banha
e mata nossa sede.
Tu és água fresca chuvinha,
abençoada que vem do céu
para nos salvar.