Ela

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Se o ciúme é sinal de amor, como querem alguns, é o mesmo que a febre no enfermo. Ela é sinal de que ele vive, porém uma vida enfermiça, maldisposta.

Ela era muito satisfatona: tinha tudo o que seu pouco anseio lhe dava. E havia nela um desafio que se resumia em “ninguém manda em mim”.

Clarice Lispector
A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

Ninguém sabia que ela estava sendo infeliz a ponto de precisar buscar a vida. (...) Ela só sabia viver.

Clarice Lispector
Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

Pedaços de mulher

(...) Quantos pedaços formam uma mulher? Tantos que ela vive inacabada.
Nossos pedaços custam a se encaixar. O epicentro do quebra-cabeça costuma ser a maternidade, um pedaço grande que precisa combinar com o pedaço da luxúria, com o pedaço da solidão e também com aquela partezinha da preguiça, que ninguém avisou que fazia parte do jogo.
Há peças variadas, que vistas separadamente, não têm nada a ver uma com a outra, mas juntas fazem o shazam. O pedaço da submissão que precisava encaixar com o pedaço da rebeldia, o pedaço da juventude que tem que encaixar com o pedaço da menopausa, um pedaço desgarrado que tem que encaixar com o imenso pedaço da nossa árvore genealógica, e vários outros pedaços aparentemente sem combinação: nossa parte homem, nossa parte criança, nossa parte louca, nossa parte santa, nossa parte lúcida, nossa parte conveniente, nossa parte viciada, e mais aquelas desgastadas pelo uso, e umas que se perderam, e outras tão pequenas que ficaram invisíveis. Como encaixar o que não se revela nem para nós mesmas?
Almadôvar filma as mulheres como se elas fossem pizzas de vários sabores. Mezzo freiras, mezzo HIV positivas. Mezzo doces, mezzo apimentadas. Mezzo dramáticas, mezzo divertidas. Almadôvar nunca fecha o quebra cabeça, apenas esparrama na tela os vários pedaços que, unidos, nos transformariam num ser único, e que, uma vez pronto, já não empolgariam ninguém.Daí a importância se haver sempre uma peça faltando, pois é isso que nos mantém acordados, assim no cinema como na vida.

Digo-lhe que faz mal, que é melhor, muito melhor contentar-se com a realidade; se ela não é brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir.

Machado de Assis
A mão e a luva

Nota: Trecho de Link

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Amanhã era amanhã. Depois ela resolvia

Nem posso dizer que tentei evitar, pois já descobri que se você evitar a vida, ela acontece do mesmo jeito.

Ontem ela me ligou.
E o mais engraçado é que pensei nela o dia todo.
Senti vontade de escrever-te.
Incrível como duas almas realmente podem se ligar mesmo estando longe e não tendo o menor interesse físico, comumente conhecido entre casais amorosos.

Ela é assim, confusa de vez em quando, mas decidida quando quer. Gosta de quem está por perto, mas também gosta de ficar sozinha. Ela sabe o que faz bem pra ela, e é por isso que ela evita as ruindades que a vida traz. Tem seus dias de calmaria, mas tem também seus dias de tempestades. Ela ama como ninguém, mas quando não ama, sai de perto, porque essa não volta atrás. Ela é meiga quando quer, tem aquele jeito de menina bruta que enfrenta a vida. Mas não é culpa dela, é só a maneira que ela encontrou para seguir sempre em frente. Se ela é carente? Poucas vezes, mas vai ser difícil você ver ela assim, mais provável encontrá-la fazendo o que ela mais gosta. Ela é sincera até não poder mais, não se importa muito com a opinião dos outros, ela se valoriza, ela se ama. Ela vive pra vida, e ela não se contenta com pouco. Pouco amor, pouca vontade, pouca coragem. Ela é imensidão, profundeza. Ela carrega no peito apenas as histórias que a fizeram feliz, e se você quiser ouvir as histórias dela, acho bom você escutar com atenção, pois ela vai contar com amor. Ela sabe o que quer, ela sabe quem ela é, ela sabe ser feliz sozinha, ela tem aquele jeito de menina sapeca do mundo, mas tem também aquele de mulher feita que encara a vida. Ela aprendeu a seguir em frente, sozinha ou acompanhada. E ela leva a vida assim, sendo quem ela é.

Ela é assim, toda perfeita.
Cheia de coisas boas guardadas ai dentro.
Mas tu não imagina olhando pra ela o caos que traz guardado a sete chaves, também nem é tão bem guardado assim, ela é transparente demais, não sabe guardar o que sente, e sente muito; cara, ela não sabe ser meio, ela é completa, é transbordante, é cheia demais, seja o que for; quando ela sente é com toda força do coração.
Ela entende que isso é seu maior defeito mas fazer o quê, não tem como mudar sua essência, se ela tentar mudar não será mais ela; e isso a mataria de vez.
Gil Porto

Não penses que a sabedoria é feita do que se acumulou. Porque ela é feita apenas do que resta depois do que se deitou fora.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Pensar, 1992

A verdade é como a religião: ela tem apenas dois inimigos, o demasiado e o insuficiente.

Ser tímido em relação a uma pessoa é confessarmos a nossa inferioridade perante ela. Mas tal receio de lhe desagradar, mesmo lisonjeando-a, não a obriga a simpatizar conosco.

A beleza é um dom externo, que é raramente desprezado, exceto por aqueles a quem ela foi recusada.

Embora ela pareça susceptível de unir, nada divide tanto como a verdade.

O artista deve gostar da vida e mostrar-nos que ela é bonita. Se não fosse ele, duvidaríamos disso.

O pintor faz a mulher aqui mais doce do que ela é na realidade; pois ele pinta-a como a ama.

Quando o padre apoia uma inovação, ela é má; quando se lhe opõe, ela é boa.

A glória só chega àqueles que com ela sonharam.

Diga a uma pessoa que ela é corajosa e você a ajuda a se tornar assim.