Frases sobre Ego
E assim vamos fugindo dos nossos sofrimentos e perdas com um sorriso falso no rosto e virando a página da vida sem ainda ter aprendido a lição anterior.
"Visão da direita, visão da esquerda
Uma idiota briga de egos
Onde não vemos futuros e no olho por olho ficaremos cegos"
"Assim como o estresse é benéfico ao organismo até um determinado limite e o veneno de uma serpente pode ser transformado em soro e salvar vidas, a radioatividade também pode ser utilizada no tratamento e cura de diversos tipos de tumores malignos e o ego, até um determinado ponto, contribuir de forma peculiar e sutil, para o equilíbrio, o bem-estar e a evolução do ser humano.
Todavia, devemos permanecer atentos, buscando sempre o equilíbrio e a humildade, conduzindo nossa existência com simplicidade e serenidade, jamais considerando-nos superior a quem quer que seja, pois por mais simples que as pessoas sejam ou possam parecer, sempre tem algo a dizer. Assim como não há sábio que não possa aprender, não há ignorante que não possa ensinar. Portanto, todos nós temos muito o que compartilhar uns com os outros.
A simples pretensão de que somos superiores a outrem representa um alerta, uma indicação da exacerbação do ego, do egoísmo e do individualismo. Sejamos pois mais tolerantes uns com os outros, com as crenças, religiões e seitas distintas daquela que acreditamos, praticamos ou professamos. Cada qual tem o direito e o livre-arbitrio de seguir seu próprio “caminho espiritual” ou de simplesmente não seguir nenhum. Devemos respeitar isso.
O sentimento de apego demasiado as coisas e as pessoas, intolerância de qualquer espécie, ódio, sentimento de superioridade, segregação, pré-julgamento, discriminação e condenação, representam a exacerbação do ego. Quanto maior o ego menor o auto-conhecimento e vice-e-versa. A linha do equilíbrio separa a emoção da razão, ela é tênue, frágil e estreita, devendo pois ser observada e respeitada. Portanto, tenhamos muito cuidado com as armadilhas do ego!"
O Bodisatva procura usar sua sabedoria para ajudar outros seres humanos a tornarem-se livres. Mas quem pode ser totalmente livre? A mente, o ego, o corpo físico, o espírito, a alma, a mônada ou a consciência? O conceito liberdade é tão amplo quanto a própria palavra e seu significado.
Nós só nos sentimos humilhados quando comungamos com a fraqueza alheia e fazemos seu jogo egoico. Quem humilha é digno de lamento diante de sua pequenez pois se sente tão pequeno que precisa rebaixar o outro para que, por segundos, se sinta um pouco melhor.
Como seres pensantes que nos fizeram ser. Não sei se por bem ou por mal. Um olhar basta para que em um dia qualquer tiremos as indevidas conclusões de não sei o que que, de fato, não estava lá, não era para ser, mas, foi. Mesmo sem ser. Todo contexto pode e vai ser mudado com uma só vírgula colocada em lugar errado tudo que dizia, não disse ou, disse ao contrário, em um ambiente contaminado de palavras mal organizadas e egos inflados que entendem o que lhes convém entender. Pensamentos fadados ao fracasso desencadeiam guerras com faixas e cartazes que exaltam a paz que nunca vai ser. O impossível se materializa em fatos, infundados, meras demagogias; ralas, carnavalescas e supostamente fraudulentas, jogos marcados em que todos têm a perder. Se quer se concretizou. Não representou, não tinha mesmo que ser. Fantasmas de um futuro vazio, inexistente, turvo, sujo. Perambulam desnorteados, lotam ambientes, enchem ouvidos e dilaceram corações. Alteram o futuro por completo, tornando-o um lugar frio e sem perspectiva. Compram sordidamente os sonhos de tantos por quase nada e, fundam com isso grandes cemitérios deles, deixando no mundo apenas almas envenenadas, vazias e apagadas.
Em uma discussão alguém me disse: "Você acha que tudo tem a ver com você?" Acho. È simples, tudo tem a ver com a vida de qualquer pessoa. Essa expressão é pura filosofia de boteco, coisa de gente que não tem argumentação alguma quando confrontada pelo mal que faz a alguém, no caso, eu. Ou com qualquer pessoa. Tem a ver com os meus sonhos perdidos, tem a ver com a minha dignidade ferida, tem a ver com meus conceitos, tem a ver com fazer tudo para que exista felicidade e harmonia, mas a outra pessoa não quer, pois o que ela é, tem a ver com ela. Mas o limite sempre é ultrapassado, pois cada um acha que "é" alguma coisa, se esquecendo miseravelmente que os outros também "são" alguma coisa. Qualquer pessoa formada em botecos vão falar em ego, que o meu ego é maior, etc, entre outras coisas infelizes, pois ninguém nunca está dentro de ninguém para experienciar como cada coisa repercute em cada ser humano. Pode ser ego, que seja, para confortar os experts em ego, mas e o ego da outra pessoa, não conta? Minha intenção nunca foi moldar ninguém, a forma já vem pronta e se alguém não está disposto a ceder em nada, mesmo que meus apelos sejam simplesmente querer ser feliz junto a ela, então sim, tudo tem a ver comigo, com o meu sofrimento diante disso e a outra pessoa conservando intactos o seu caráter e personalidade, mesmo que afunde emocionalmente a outra pessoa, certamente voltamos ao início: tudo tem a ver com cada pessoa. O que vale mesmo é a interação que fazemos e como fazemos. Podemos oferecer felicidade ou apenas baseados no que "somos", oferecer infelicidade. O resto, bem, é o resto: pura conversa fiada.
É quando estou no fundo do poço
Que me vem inspiração
Sinto arrepios até o osso
Olhar pra cima é a solução
Sozinha nesse poço
Sinto-me vazia
Poço seco
Ego oco!
Posso dizer-vos que só há uma única razão que nos impede de aceitar com gratidão tudo o que acontece. Esta razão é o orgulho. Se você está infeliz com o que está a acontecer, isso significa só isto: você não acredita na vida, na sua governação, você não acredita na força superior do amor que vem duma fonte superior. Você não sabe como o mundo funciona, e por isso se sente infeliz. O orgulho acredita que o problema que interfere com a vida normal, precisa de ser eliminado.
Mas como é que o aluno interpreta uma situação problematica? O aluno vê nela uma determinada tarefa que a vida coloca na sua frente, a tarefa que promove o desenvolvimento da sua personalidade. Ele olha para essa situação com interesse, não a rejeita, mas aceita-na com prazer e gratidão. E como é que você entende as suas situações difíceis? Eu vou revelar o segredo da vida: tudo o que acontece connosco na vida tem um único propósito: o nosso desenvolvimento e o nosso crescimento pessoal.
Se nós não estamos a trabalhar para desenvolvermos e melhorarmos a nós mesmos, então perdemos a capacidade de viver, perdemos o sentido da vida e o contato com ela.
A questão mais comum hoje em dia: sem saber o que falar, o que discutir civilizadamente, as pessoas já correm dizer que tudo tem a ver com ego. E tem mesmo. "O ego desenvolve-se a partir do Id com o objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, levando em conta o mundo externo: é o chamado princípio da realidade. É esse princípio que introduz a razão, o planejamento e a espera no comportamento humano.", como diz-se por aí. Essa ideia apenas me diz sobre o que é real, mas eu sei que falar sobre o ego - o dos outros - sempre tem alguma coisa râncida, como se também não estivesse usando o seu próprio na argumentação. Uma pena.
Onde o orgulho fala em alto e bom tom é impossível manter qualquer tipo de conversa e relacionamento.
Pessoas orgulhosas tomam tombos e lições da vida mas nunca aprendem.
Menos é mais !
Não troco minhas origens humildes por ego terreno nenhum.
A vida passa rápido demais e eu estou aqui para melhorar !
Quanto mais o tempo passa mais parecidas e vazias as pessoas se tornam e seus egos vaidades e desejos só aumentam cada vez mais.
Aquele que amigo que conversa com você, sempre se exaltando, lhe ver como degrau e Não como um amigo.
Tem gente que torce contra. Inventa, calunia. E porque não é feliz não quer que outros sejam.
Mas que ser desumano é esse que ora, que clama, que se prosta diante de um deus que alimenta ódio, desamor e vive ofendido por que outros são amados?. Certamente não é algo evolutivo
Chegou o momento de que cada um faça uma reflexão e entenda de uma vez por todas que esse fervor de alimentar a raiva e rancor em seus corações os levará a sepultura e oque é pior envolvidos numa DOR irremediável.
Pense nisso caro amigo que prefere ver toda essa trajetória de crescimento e evolução envolta num mar de lamas alimentado tão somente por sua ego-trip.
Que mundo é esse que nos faz refém de sentimentos aprisionados, por causa do orgulho, porque muitas vezes seifamos nossa felicidade por pensar demais e temos esse medo ridículo de arriscar.
Porque ainda temos o pensamento mesquinho de deixar o status e o dinheiro levaram nossas alegrias em troca de um vazio pessoal e irreversível.
Um mundo onde o amor é trocado por aparências, um dia após o outro feito de rotinas chatas em troca de quê ?
Doenças pisicologicas e enfermidades corporais adquiridas pelo nosso ego de sempre querer parecer o que não somos.
A felicidade é simples e humilde e o amor deveria falar mais alto.
