Educador Físico
Quando o educador abdica de seus princípios para manter o status, deixa de formar consciências e passa a executar políticas que silenciam o saber e desmantelam a educação.
O educador transcende a condição do cargo; é um agente transformador, criador de caminhos, de pessoas e de possibilidades.
Atualmente, a função do educador é mais de gestão, coordenação e supervisão do que de ensino, consistindo em organizar e disponibilizar informações.
O educador não se norteia pela capacidade de convencer, mas pelo despertar das possibilidades que permitem a cada um encontrar a própria resposta.
Ao longo de minhas experiências como educador me deparei com treinandos que buscavam cursos apenas para obter a confirmação das suas próprias teses, rejeitando tudo o que se lhes insurgisse contrário a elas. Uma atitude mais inteligente seria tomar as antíteses como referências de comparação para se permitirem visualizar as sínteses através de ângulos mais enriquecidos por idéias alheias às que engessaram.
Como educador, é doloroso continuar assistindo ao longo de décadas nossos jovens cometendo verdadeiros "assassinatos" nas expressões verbais mais básicas do cotidiano, sem que evoluamos para um estágio em que adquiram, ao mínimo, consciência de suas necessidades educacionais mais elementares.
É comum se ver pais com dificuldade de entender que seu papel enquanto educador prático e teórico dos filhos é encerrado no momento em que estes atinjam o estágio de autocondução. A partir desse momento a atribuição é transferida à vida, e por mais que discordem das posições dos filhos cabe-lhes tão comente aceitar, nunca interferir. Entre pessoas adultas a abordagem correta é a do respeito, e a educação – caso tenha continuidade – será pelo exemplo, e não pela ação.
"Quando um educador não tem o hábito de ler; ele ensina o que não sabe, apenas para satisfazer o sistema educacional."
O educador só entende seus alunos, quando fixa seus olhos nele, porque a expressão de um olhar revela o que está no coração e no sentimento.
O bom educador é para as crianças, como um bom jardineiro é para a flor.
Sem a correção necessária,
Os nutrientes serão escassos,
E a roseira não dará flor.
Assim é o jardineiro
Assim é o professor!
Cultivando afeto e paz,
Disseminando esperança
E proliferando o amor!
031023II
O maior papel de um gestor é ser líder educador, preparando as pessoas para as mudanças do mundo do trabalho, mobilizando-as para que sejam também agentes de transformação.
O educador é aquele que no cumprimento de um currículo engessado, consegue desenvolver uma práxis capaz de mediar uma educação emancipadora.
O educador é aquele que enxerga
no fracasso do aluno,
o insucesso de sua práxis,
a falha na sua metodologia,
o erro em sua avaliação diagnóstica,
a necessidade de repensar a sua educação educativa.
EDUCADOR E CONSCIÊNCIA
O conhecimento é construído,
enquanto a informação é apenas transmitida,
portanto, educar exige
uma consciência do educador,
em repensar continuamente
a sua prática pedagógica.
O educador não consciente
dessa necessidade indispensável
para um ensino de qualidade,
não educa,
apenas transmite o pouco que conhece.
O educador que nao luta
pelos seus direitos
não está habilitado
a mediar no processo
de ensino e aprendizagem
na construçao de um sujeito
crítico capaz de contribuir
na transformação da realidade
na qual está inserido.
Como o professor, quanto educador, pode mediar no processo de
ensino e aprendizagem na formaçåo
de sujeitos críticos na sociedade
se não sabe ir além
do currículo que lhe é imposto?