Educação e Valores Morais
EDUCAÇÃO E BEM-ESTAR: Uma linha de investigação da área de Educação
Educação e Bem-estar como uma linha de investigação científica da área de Educação fundamenta-se no fato de que:
O bem-estar de uma pessoa tem mais haver com o sector da educação do que com o sector da saúde!
NÃO HÁ SAÚDE MENTAL SEM EDUCAÇÃO PARA SAÚDE MENTAL!
Uma das formas de tornar acessível a Saúde Mental e prevenir Ansiedade ou Depressão na Sociedade é introduzir no Ensino Básico das Escolas do Mundo uma Disciplina curricular que pode ser chamada de Educação Mental!
A Educação Mental como Disciplina curricular do Ensino Básico pode desenvolver habilidades de Saúde Mental nos Alunos que vão se repercutir na Família e na Sociedade em geral!
As habilidades de Saúde Mental desenvolvidas através da Disciplina curricular de Educação Mental podem ser, por exemplo:
1. Identificar os Fenômenos do Organismo Humano, tais como Sensações, Pensamentos, Emoções, Sentimentos e Intuições.
2. Reconhecer a natureza passageira dos Fenômenos do Organismo Humano através da mudança do foco da Atenção.
3. Reconhecer a existência dos cinco elementos que compõem o Organismo Humano, nomeadamente, Vida, Sujeito, Consciência, Mente e Corpo.
4. Reconhecer a Consciência e a Mente e o Corpo como conteúdos do Sujeito e a sua responsabilidade como Gestor destes conteúdos e dos Fenômenos que ocorrem no seu Organismo.
5. Ligar estados de frequência das Ondas cerebrais com respectivas Hormonas e Emoções no Organismo Humano.
6. Exercitar as várias técnicas de Relaxamento pela Atenção.
7. Criar e ensinar técnicas de Relaxamento pela Atenção aos seus Amigos e Familiares.
8. Praticar Caminhadas e Corridas, e outros exercícios físicos fundamentais.
9. Ligar tipos de Alimentos com seus impactos emocionais no Organismo Humano.
10. Explicar as consequências do desrespeito ao tempo necessário de Descansar e Dormir.
"Não existe equanimidade sem educação. Isso inclui até mesmo as crianças que, desde cedo, nascem com desafios à saúde mental; elas ainda assim aprendem e estudam."
Absorva educação de diversos tipos, se nutra com saúde, seja disciplinado, viva em paz com tudo que construiu.
Conectar recursos a resultados é a essência para construir uma educação de qualidade, garantindo que cada aluno tenha a oportunidade de alcançar seu máximo potencial.
Tudo nesta vida é uma competição pegada e a nossa educação assenta essencialmente nesta norma pedagógica, que além de ser um caso de estudo faz deste vício social um fenómeno estabelecido para nos manter em permanente rivalidade uns com os outros, e sem que muitas pessoas se apercebam esta incessante fome de protagonismo leva-nos a um desafio constante e a uma guerra permanente, tornando-se numa forma continuada de demonstrarmos que
somos melhores do que os outros em qualquer coisa que dê para competir pela nossa autoestima, pela nossa vaidade, pela nossa ostentação ou em benefício das nossas vanglórias.
A pior de todas as competições é a do dinheiro, mas desde os artifícios da caça até aos meandros da pesca tudo serve para chamar de convívio a um qualquer entretenimento de disputas que se pratica em quase tudo o que dê para medir forças com o próximo. Os desportos, as redes sociais, os ambientes de trabalho, a convivência nas paróquias, ou a coabitação em qualquer agremiação de gente, são um bom exemplo disso mesmo, assim como bons exemplos disso mesmo são as chamadas rivalidades bairristas que existem um pouco por todas as nossas aldeias, por todas as nossas vilas e por todas as nossas cidades, desde a polvorosa de Dogueno até ao frenesim de Montalvão. Ademais, para além dos concursos, dos certames, das provas, dos torneios e dos muitos campeonatos que os barões assinalaram, penso ainda que a nossa verdadeira competição será sempre individual e que o maior adversário que temos durante toda a vida seremos sempre nós próprios.
" A educação atual perdeu o sentido de existir; pois os alunos trocaram conhecimento por informação".
Cunhya
Já não há mais educação entre os mais jovens, nem respeito entre os mais velhos, tampouco pudor entre os idosos.
No mundo não há evolução sem a educação.
Sem professores ninguém educa nada.
Onde não há cultura
A ignorância nada de braçada.
“O problema do tráfico não se combate apenas nas ruas, mas na raiz — é na educação das crianças que se corta o ciclo e se planta um futuro de escolhas, não de correntes.”
Se a educação ambiental não for aplicada na vida das pessoas tampouco será visível em meio a sociedade.
Quando o sol da educação romper o véu da ignorância, dissipando as sombras da intolerância e da omissão, veremos florescer, enfim, a mais bela das revoluções: a revolução do conhecimento, guiada pelo amor e sustentada pela justiça.
"É prodigioso como a educação transmuta uma pessoa; ela não apenas molda conhecimento, mas também confere presença e autoridade moral, despertando consciência crítica, cultivando virtude e reforçando a coerência entre pensamento e ação. Revela-se, assim, que o verdadeiro poder não nasce da imposição ou da força, mas da sabedoria prática, da reflexão ética e da capacidade de discernir o justo do conveniente, lembrando que o cultivo da mente e do caráter é a base de toda legitimidade e influência duradoura."
- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Mensagens de Educação
- Valores Morais
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- Pensamentos de família para refletir sobre os verdadeiros valores
