Educação e Instrução
O homem é apenas o que é pela educação, nasce 100% biológico para ser humano é necessariamente a educação.
Educação Social no Brasil
Atualmente é fato que a Nação brasileira não se encontra nos melhores patamares dos assim definidos índices sociais, como taxas de analfabetismo, desemprego, mortalidade infantil ou renda per capta. Mas não devemos imaginar serem estes resultados estanques. Talvez o que ocorra seja o aflorar de diversas conseqüências a partir de poucas causas fundamentais. Entre estas merece especial reconhecimento o quesito educação, cujo déficit tem despejado conseqüências desastrosas sobre a população.
Um nível educacional baixo é causa direta de elevadas taxas de desemprego, aumento das populações marginalizadas, seja em ruas ou em favelas, aumento das filas em hospitais públicos, altos níveis de analfabetismo, corrupção e fome, diversas formas de violência, assim como outros elementos que carregam uma conotação negativa, contribuindo, por exemplo, para a descrença da população civil em geral. Enfim, o que se observa é um deterioramento geral da qualidade de vida. Torna-se fácil inferir a causa disto ao assumir que a educação é um ponto-chave no desenvolvimento social. E boa indicação disto é que todos os países que apresentam baixos níveis de escolaridade mostram altos níveis de desemprego.
Outro tema que se presta à análise da função educacional no país é o recente programa de inclusão social implementado pelo governo federal, definindo um sistema de cotas para garantir o acesso de alunos do ensino público, negros e índios ao ensino superior. Percebe-se uma clara violência social, pois o que se inclui com este sistema é o adulto já formado, ou melhor, desinformado e com deficiências desde seu ensino fundamental. A verdadeira inclusão social deve se fazer sentir já a partir do início da formação da massa social pensante, formadora de opinião e que um dia irá exercer seu direito ao voto. Assim o cidadão se torna também um gerenciador de seu próprio país. Assim se faz cidadania.
Neste exemplo se percebe que a educação é utilizada como um método de controle de massas, ou seja, deliberadamente a educação é sonegada.
Logo se pode cogitar que na medida em que a educação contribui para a redução de todos os índices negativos, como analfabetismo, desemprego, mortalidade infantil, entre outros, ela se mostra importante. No entanto, ao reconhecer o aumento destes mesmos índices negativos em nossa sociedade, principalmente quanto ao recrudescimento da escolaridade brasileira, vemos que a educação pode ser algo mais que importante: prioritário.
O preconceito e pra gente que viveram distante
da educação
Os preconceituoso são eles que fazem deste
Mundo imundo
Eles vivem sem saber a sua existência
Vamos ensinar eles, dizer-lhes que esta e a terra
o único planeta vivo, onde DEUS meteu as sua
criaturas fez elas diferentes de face, físico, e cor
DEUS fez-nos diferente do outro, mais iguais em
seus olhos,
Nós diferenciamos a Cor da pele
pra nós existe Branco Preto Russo Albino e fim
pra ele não existe diferença, somos todos
da mesma Cor
que pena, pensando que pleno neste século xxi
alguem que vivi carregando este nome tão vulgar
(PRECONCEITUOSO )
A base da educação não é o medo e sim o respeito com a verdade e com o nosso próximo.
Não invente monstros dos quais são frutos da nossa própria frustração.
Somos responsáveis pelo futuro das nossas crianças, então as torne fortes!
Levando em consideração o conceito de que a educação é um bem público, e que depende de nós enquanto gestores e a toda comunidades escolar garantir que este bem público seja um canal de qualidade e de promoção social.
A escola é a extensão da educação familiar;
É o túnel que dá passagem para o caminho do sucesso;
É o instrumento que destrói a ignorância.
Certos seres humanos, quanto mais conhecimento adquirem, menos educação colocam para fora, para com os seus semelhantes
A educação de uma sociedade há de se dar pela superação das dificuldades, por uma vontade que submeterá qualquer ação particular ao julgamento da razão.
É necessário um investimento maciço em educação no Brasil, a fim de que a maior parte da população, que está excluída dos processos de produção e de consumo, possa ser integrada à minoria que a tudo consome.
16 de abril de 1985
Eu amo a forma como você me faz sorrir, mas sorrir de verdade, sem fingimentos, nem por educação, mas porque quero, porque é verdadeira a forma como você me faz alegre.
Em um mundo em que a maioria dos valores e a boa educação de muitas pessoas se perderam ao longo do caminho! Eu passo aqui todos os dias pra te desejar
Bom Dia
Boa Tarde
Boa Noite!!Porque a Boa educação nunca saiu de moda!
Deus no comando sempreeeeeeeeee
"É tão triste aceitar que com o dinheiro as pessoas não conseguem comprar educação e gentileza e, mais triste ainda, é aceitar que a maioria delas não consegue ter os três ao mesmo tempo."
A educaçao dos filhos é rigorosamente tratada de forma futil, temos um sentido de dar uma palmada nos filhos para lhe dar educaçao mais temos o modo e o rumo da ética, é de dar o conhecimento a leitura e um bom livro
Todos tivemos uma certa educação que é uma atitude execrável espreitar de alguma forma qualquer para nos inteirarmos do que acontece com outras pessoas. No entanto, esse é um dos princípios - o respeito pelo espaço alheio - que parecem não fazer grande sucesso em mentes ainda não abertas. É tendência quase sedutora, nem por isso menos lamentável, a de querer saber da vida alheia ainda quando, muitas vezes, sabe-se tão pouco da própria. Esse procedimento tão comum não acrescenta qualquer coisa de bom, traz nobreza ou eleva de alguma forma a ninguém. Infelizmente - fato inconteste - é que quase todas as pessoas gostam. Pode ser por curiosidade mesquinha e prazer quase doentio de ver as desgraças alheias que de outro modo permaneceriam desconhecidas não fossem os espreitadores de plantão que parecem não ter nada na vida a fazer senão isso. Some-se a necessidade de compensar a inveja que sente-se dos que são olhados como famosos e felizes, torcendo na penumbra que caiam ou se metam em escândalos, pois assim se sentir-se-iam sob a mesma pele, pois "eles são humanos como eu, também fazem coisas erradas". Ainda, julgar de forma ligeira, leviana e superficial o que se lhe é ainda estranho. Nessa época infeliz de bits e bytes que nos escondem dentro da furtiva telinha-símbolo da encolha, soma-se o dúbio "direito de informação”, gritam alguns. Haja injustiça contra aqueles que são atirados à lama sem possibilidade de defesa, quando expostos à crueldade da crítica pela crítica, do julgamento pelo prazer de julgar mesmo que não haja fundamento real para tanto. Sempre tão fácil julgar - quando não se é o "réu" - e como se julga tanto e qualquer coisa nos dias atuais! Essa necessidade satisfeita pela velocidade das informações da era midiática, não fica nada a dever daquele que coloca o copo na parede para ouvir o que se fala em outro aposento para depois julgar e espalhar conforme o seu duvidoso parecer. As duas ideias - infelizes - tem a mesma base e igual falta de educação.
- Relacionados
- Frases de Artes Marciais que inspiram disciplina e coragem
- Mensagens para o Dia do Professor (para reconhecer sua importância)
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
