Educação dos Filhos
O modo mais seguro para controlar as pessoas é educar os homens e negligenciar as mulheres. Quando se educa um homem, educa-se simplesmente um indivíduo, mas quando se educa uma mulher, educa-se uma família.
Empatia significa saber ouvir o outro, saber colocar-se no lugar do outro, considerar o outro. É uma das bases sólidas da Cultura da Paz, junto com a Educação e a Saúde Plena. Ausência de empatia está para o sequestro dos sonhos de futuro de uma nação, assim como as balas perdidas e as bombas de longo alcance estão para a morte de toda uma população.
Mas o que o SABER tem a ver com o SABOR?
O movimento “ensinar-aprender” que contempla os momentos de busca, de conhecimento, de entendimento, ou seja, de tudo o que está à nossa volta, na escola, deve estar ligado aos momentos de DEGUSTAÇÃO DO SABER.
Por isso, todas as escolas deveriam ensinar o aluno a DEGUSTAR AS DISCIPLINAS, tornando-as assim, algo SABOROSO.
O SABER com SABOR desperta o bem mais precioso de um aluno: O DESEJO PELO CONHECIMENTO!
Creio que um dos grandes erros da sociedade é ignorar a história.
É quase impossível que dentre toda população do planeta e de todas as pessoas que viveram durante todos esses anos. Ninguém tenha passado por uma situação semelhante à nossa, e já tenha resolvido. Não é à toa que tudo que estudamos é com base nos conteúdos da história. Não se desgaste nos mesmos erros. Estamos na era da informação. Saibamos aproveitar !
Na linha do tempo, nascemos, crescemos, reproduzimos e morremos. Por conseguinte, faça do ontem seu professor; do hoje, seu aniversário e do amanhã, seu sonho de comemorar com educação. "
Não importa o quanto você ganha. O verdadeiro planejamento vem de quanto você para de dar aos outros e guarda para si. Pare de Pensar Pobre!
Independência é quando a mente comanda o corpo e não o contrário. Independência financeira começa quando você gasta menos do que ganha e em primeiro lugar guarda sua parte todos os meses. Pare de dar seu dinheiro aos outros! Parece simples mas, 90% dos brasileiros não consegue.
''E existe a possibilidade de se cansar ou achar enfadonho quando realizas a tarefa que te completa enquanto ser que existe, apesar de toda desvalorização nada me satisfaz tanto profissionalmente do que ser um facilitador do processo educacional.''
“A esperança é que impulsiona. Ela é a mãe dos profetas. É quem dá vigor aos educadores. É ela que brilha nos olhos dos entusiastas. Sem esperança e sem fé não se educa. E sem educação não se constrói valor e sem valor não há vida. E a vida, por si, já é grande e principal valor. Da escolha que cada um faz na vida, dos valores que escolhe viver, pode resultar uma existência melhor para si e para todos. Deste modo cada um de nós pode ser portador e transmissor de vida e esperança ou de morte e destruição. Esta é uma escolha que deve ser assumida como responsabilidade diante da vida. Cada um de nós deixará uma herança para a humanidade”.
( do livro "Precisa-se (de) ser humano")
Uma menina, muito jovem, noiva e de bom coração, fica sabendo que está grávida, porém não é de seu noivo. Ele, mesmo apavorado, com a situação, resolve apoiá-la, pois a ama e teve sinais de que não houve traição.
Sem condições financeiras muito favoráveis, os dois se esforçam ao máximo para uma boa gestação, mas eis que vem mais dificuldades.
Por volta do terceiro mês de gravidez, surge a necessidade de uma viagem de aproximadamente 150km até a cidade natal do esposo, ele a pé e ela num jumentinho e cheios de malas. Chegando no destino, a única hospedagem que conseguiram foi um seleiro de uma família que os cedeu e lá permaneceram até o fim da gestação.
A criança nasce em condições miseráveis, no meio de bichos e sujeira, pouca higiene, mas repleta de muito cuidado, carinho e amor.
Como eram uma família muito fiel e temente à Deus, seguiram a lei de apresentar o filho na casa do Senhor. Para isso, viajaram mais 40km aproximadamente. E retornaram até onde moravam numa jornada de mais ou menos 190km, ele caminhando, ela montada num jumentinho e agora com uma criança recém nascida e cheios de malas.
Esse casal, era normal. Trabalhadores, tinham crises financeiras, e o mundo no qual viviam, havia inúmeras dificuldades, como crimes, explorações, corrupção e até mesmo massacres cruéis até piores que os de hoje em dia.
Mesmo assim, batalharam e educaram rigorosamente e muito bem o filho. Ensinaram a andar, falar, orar, ser justo, fazer o bem sem ver a quem, mostraram o que é bom e ruim, como o Amor resolvia muitos problemas e que é necessário ter muita fé, ensinaram agradecer à Deus por suas alegrias e tristezas e explicaram que Ele era realmente O Filho de Deus.
Educaram tão bem O Garoto, que aos 12 anos de idade, Ele já tinha um enorme discernimento de Quem realmente era e qual era sua missão no mundo.
Exemplo melhor de família unida não há.
Hoje, muitas vezes culpamos a juventude pelos seus atos, mas ao meu ver, a culpa principal é de quem educa!
Independente das dificuldades, Maria e José foram rígidos na educação de Jesus. Ao contrário do que muitos acham, O Menino Deus era normal antes do seu ministério aos 30 anos. Ele teve que viver todas as limitações humanas e aprender tudo quando criança, se seus pais não fossem justos, rigorosos e exemplos, lógico que Ele poderia ter se desviado do foco de Deus e não cumprido sua missão.
Pare de reclamar da sua vida e suas dificuldades! Pare de lamentar a situação dos seus filhos e seja rígido, você é quem educa!
Seus filhos só serão ruins se você der uma educação ruim!
Vale mais uma palavra amarga acompanhada de amor do que uma palavra doce acompanhada de más intenções.
"Escrever foi um dos melhores instrumentos que encontrei para expressar aquilo que não conseguia dizer.
Gradativamente me vi com o poder nas mãos... De criar! Me criar! E recriar.
Sou muito grato a todos os meus educadores a começar pelos meus pais!"
- William CalixtoB
"Eduquem as crianças, para que não seja preciso punir os adultos".
- Pitágoras
