Educação
Você não precisa e não tem que aceitar tudo que vem do outro, somente por educação ou simpatia. Você tem que ser transparente, você pode e deve dizer não para as pessoas quando necessário, desde que seja dito com respeito, humildade e dignidade.
Flávia Abib
A Educação salva, liberta e transforma: Permite à pessoa cega ver, à pessoa surda ouvir, Ao cadeirante, caminhar; à pessoa autista, comunicar-se. Faz a pessoa com dislexia compreender o que lê, E a pessoa com DI interagir com o mundo. Dá o suporte para quem tem dificuldades de aprendizagem florescer, E, acima de tudo, garante a todos o direito de sonhar. Então, ame a Educação, viva a Educação, e deixe que as educações construam a Educação desse nosso mundo com EQUIDADE.
Tudo, em suma, é sempre uma questão de educação.
A humanidade e a educação transcendem fronteiras, conectam pessoas e constroem um futuro melhor. Com educação, ganhamos conhecimento; com humanidade, empatia. Juntas, são a base para um mundo mais justo.
A educação é um tripé formado pelo Professor (Escola), o aluno e a sua família (Encarregado de educação).
O papel do encarregado de educação na escola é crucial para o sucesso do aluno. Eles são a ponte entre a escola e a família, ajudando a garantir que o estudante tenha o suporte necessário para aprender e crescer.
Cada País deve garantir que a educação seja baseada em evidências e livre de influências partidárias, para que os jovens desenvolvam pensamento crítico e autonomia.
A humildade é a arma mais poderosa para transformar a educação e a vida, pois permite reconhecer a importância do aprendizado contínuo, da colaboração entre todos e promove o crescimento pessoal e social.
A educação com amor promove um ambiente acolhedor, desenvolve habilidades sociais e emocionais, e contribui para a saúde mental e física. Isso pode levar a uma vida mais plena e feliz.
Pensar o Nosso Tempo
Texto VII – Educação
A educação não falha por falta de programas.
Falha quando esquece o humano.
Ensina-se para o exame, para o número, para a estatística. Raramente para a consciência. Quando a escola exime-se de formar o pensamento crítico, passa a produzir obediência acefálica.
Educar é mais do que instruir: é formar sujeitos.
Já não há mais educação entre os mais jovens, nem respeito entre os mais velhos, tampouco pudor entre os idosos.
O acesso à educação e o sucesso profissional das mulheres de todas as raças e orientações sexuais, sendo cisgêneras ou transgêneras, é algo primordial para o fim das culturas de violência, machismo e misoginia no Brasil e no mundo.
A hipocrisia existe em todos os tons. Falta de educação não pode jamais ser confundida com sinceridade.
Onde o lucro da fé supera o valor da educação e da segurança, a hipocrisia é o único mandamento respeitado.
É impressionante a falta de educação dessa tal de saudade. Aparece sem avisar, fica tempo demais e quando vai embora insiste em deixar tudo bagunçado.
